Deixo aqui também um excerto das declarações do ex Presidente da MAG, o sr. Matos Fernandes após a contagem dos votos:
"Porque nem tudo foi perfeito, há um pecado que quero confessar e posso dizer que não estou arrependido de o ter cometido.
Em todas as dúvidas que me surgiram em matéria de interpretação estatutária, prejudiquei sistematicamente uma candidatura, que foi a da lista A. Não lhe peço desculpa, mas também não preciso que as listas B, C e D me agradeçam seja o que for.
Porque nem tudo foi perfeito, há que dizer que os estatutos precisam de uma boa volta, porque por vezes só nos apercebemos de algumas coisas quando é preciso aplicá-las na realidade. Há que corrigir e modificar coisas no futuro."
Não faço ideia ao que ele se estava a referir (seria importante saber para não acontecer o mesmo este ano) mas aproveito para dizer que passados 4 anos é inadmissível que o Regulamento Eleitoral atual que está muito incompleto e desatualizado face à realidade continue a ser exatamente o mesmo.
Em 2021 devia ter sido proposto um novo aos sócios mas chegamos a 2024 e nada. Mês eleitoral diferente e mais locais de voto são 2 dos pontos que têm de ser discutidos e provavelmente alterados.
De ressalvar também que outro dia respondi ao
@Dexter2020 dizendo que na grande parte das Eleições a % de votos brancos/nulos é divulgada à parte o que não corresponde à verdade.
As Eleições do FC Porto são das poucas exceções onde a % de votos brancos/nulos não é incluída nos 100% o que acaba por ser uma falta de consideração para quem tem esse sentido de voto e acima de tudo altera a percentagem de votos real em cada uma das listas o que é de lamentar.
Dando o exemplo de 2020, a Lista B teve 4,91% (385 votos) mas ainda assim teve menos votos que os brancos (488), ou seja, na realidade teve uma % menor de votos do que 4,91%.
Fiz as contas em relação à Lista A e contabilizando juntamente os votos brancos/nulos com os restantes votos recebeu 63,43% do total de 8480 votantes, menos 5,22% do que a percentagem de votos que foi apresentada oficialmente (68,65%).
E isto acaba por criar falsas perceções, quantas vezes ouvi dizer que quase 70% dos sócios votaram em PdC, quando na verdade apenas recebeu o voto de pouco mais de 63% dos votantes.
Que este ano seja diferente.