Gestão cuidada
"Gestão cuidada é ter um sentido de responsabilidade quando escolho um jogador. Do que se lembra destes jogadores? Bolat, Sami, Moussa Yaya, Alan Bidi, Inácio, Luizão, Kayembe, Mauro Caballero, Víctor García, Quiñones, Omar Govea, Raul Gudiño, Leonardo Ruiz, Gleisson, Tony Djim, Marius? Nada. Escolher um jogador é uma responsabilidade perante os sócios. Tem aqui jogadores que custaram 3 M€. Ninguém os viu jogar. Samuel Portugal, sabe quanto custou? 4 M€ e ainda falta uma parte do passe. Já o viu jogar? Mais os salários. Sem crítica ao rapaz. Escolher um jogador é uma responsabilidade perante os sócios. Se sei que não dá rendimento, não o escolho. Para isso faço análise aprofundada para ver se tem qualidade. Há processos que correm melhor, outros pior. O FC Porto contratou jogadores que já despachou em janeiro. Foram contratados nesta época e já não estão no FC Porto, estão cedidos. É responsabilidade, porque as quantidades investidas são dispêndio para o FC Porto e uma gestão desportiva não pode ser isto. Tenho de me assegurar que determinado dá X de rendimento ou X de potencial de venda. Não tem vindo a acontecer. O mais alarmante é que em 12 anos, enquanto ganhámos alguns títulos, passivo dobrou. Estamos totalmente reféns dos credores. Não quero que seja cavalo de batalha, mas que entre na cabeça dos sócios. Custo desportivo desse sucesso foi enorme. Causa agora sombra enorme de sustentabilidade financeira. Nós é que vamos estar sob a pressão dos associados relativamente à situação financeira do FC Porto. Se contrato um jogador, paguei isto, paguei isto ao intermediário, está tudo à vista de todos. Não sabemos custos relacionados dos financiamentos que andam a fazer. Porquê? Se somos os donos do clube? Se assim fosse, não era recebido por esta massa humana, estaria aqui na fila, com os órgãos sociais e mais ninguém. Toda a gente tem lucidez, olhos abertos e capacidade de pensamento e racional, já ultrapassou esses temas. Escolhe ideias, projetos, candidato, mas esse tema já foi ultrpassado. Para a outra candidatura é tudo traidores. Mas num processo eleitoral há sempre ideias opostas. Parece que são iguais, porque o outro lado dedica-se a copiar o nosso. Vou pôr marca registada no programa. Parece que boa gestão e boa governança entrou ao fim de 41 anos no FC Porto."