O texto não é meu, mas concordo a 95%
"|OS ERROS DE CONCEIÇÃO, MAS LEIAM A CONCLUSÃO:
1º ERRO: CONTRATAÇÃO DE DAVID CARMO E AUSÊNCIA DE UM ESCLARECIMENTO
Toda a gente erra, no entanto, 20M€ por Carmo, para um clube como o Porto, foi mesmo uma estupidez, mas, repito, toda a gente erra.
Agora, quando isto acontece, devemos assumir a culpa, ou esclarecer que não foi culpa nossa. Em vez disso, Conceição anda num limbo há ano e meio, com recados enviesados a torto e a direito.
2º ERRO: DAR A BRAÇADEIRA A CUSTOS ZEROS
Parece só um pormenor, mas um clube que vive das vendas dos seus jogadores, não pode fazer de um jogador que vai sair a custo zero o SEU MÁXIMO EXEMPLO.
3º ERRO: CONTRATAR JOGADORES DE MILHÕES QUE NÃO TRARÃO RETORNO FINANCEIRO AO CLUBE
Eu sei que Marchesin e Uribe foram dois jogadores de grande produtividade, mas também foram um investimento de 20M€, provavelmente, mais 10M€ em outros custos, e, no final, o Porto gastou 30 e recebeu 0.
É que as vendas de hoje são as compras do futuro. Ou seja, sem vender, não terás dinheiro para comprar os próximos Marchesins e Uribes.
E podia somar a estes, Zé Luiz, 12M€, podia somar o regresso de Marcano, podia somar o próprio Waris, Mbemba, que chega ao Porto depois de falhar na PL, e, portanto, seria quase impossível valorizá-lo ao ponto de um tubarão investir nele, etc.
4º ERRO: MÁ AVALIAÇÃO DE JOGADORES QUE CONHECIA BEM...
Os jogadores são como os melões, só se sabe se são bons depois de abertos. Apesar de discordar disto, percebo a ideia. A questão é que Conceição falhou algumas vezes depois de abrir o melão.
- Galeno: Conceição conhecia-o, a estrutura do Porto conhecia-o, porque ele vivia lá, pois bem, Conceição deu o aval para a sua venda, por 3,5M€, e dois anos depois, o aval para a sua compra, por 9M€.
- Bruno Costa: Conceição conhecia-o, a estrutura conhecia-o, porque ele vivia lá, e Conceição deu o aval à sua venda e posterior compra.
- GRUJIC: Conceição tinha-o cá, sabia o que ele era, e quis contratá-lo por quase 10M€, para depois, perceber que o gajo era muito limitado e só o lançar para o relvado em último caso.
- Loum: Conceição conhecia-o, trabalhou com ele no Braga, e trouxe-o para o Porto a meio da época, valorizando-o em 10M€, tendo o jogador feito 3 jogos nessa metade da época e nunca sendo aposta do treinador nas épocas seguintes.
- Vitinha: Conceição conhecia-o, a estrutura conhecia-o, porque ele vivia lá, pois bem, Conceição e a estrutura acharam que ele era um jogador dispensável, mandando-o para Inglaterra passar férias durante um ano com uma cláusula, felizmente não obrigatória, de 20 míseros milhões de euros.
Na época seguinte, foi só o jogador mais influente do Porto.
- O mesmo se aplica a Zé Luis e Waris e outros tantos...
5º ERRO: CONTRATAR AQUILO QUE NÃO PRECISA EM DETRIMENTO DAQUILO QUE PRECISA
Só para dar um exemplo, no ano passado, o Porto tinha Gonçalo Borges, Pepê e Galeno no plantel, mas tinha só Eustáquio para a posição onde jogava Vitinha, pois bem, 10M€ por Veron, que era um extremo em tudo semelhante aos citados, ou seja, muito bom de bola, rápido, mas destro e com graves problemas na definição.
A somar a isto, a equipa só jogava, tradicionalmente, com um extremo puro.
E, neste ano, o Porto gasta mais de 8M€ em Nico González, um rapaz que é a antítese do protótipo de médio à Conceição, gasta 10M€ em Iván Jaime, que é um excelente jogador, mas não é um Otávio, a principal ausência da equipa neste ano.
Eu sei que jogadores como Otávio não são mato no mercado, mas, digo eu, mesmo que não seja da qualidade de Otávio, que seja do tipo de jogador que Otávio era.
6º ERRO: QUERER JOGAR SEMPRE EM 4-4-2 E A PRESSIONAR NOS JOGOS GRANDES, SEJA CÁ, SEJA NA CHAMPIONS
Digo isto, porque vi Conceição a fazer grandes jogos na Champions, no seu primeiro ano, colocando mais um médio, dando mais fôlego à equipa.
Mas, a partir de um certo momento, Conceição perdeu essa característica, e joga praticamente sempre da mesma forma, seja com o Barça, seja com o Zurique, seja com o Sporting, e isso, não raras vezes, tem sido a morte do artista.
7º ERRO: NÃO TER APROVEITADO FÁBIO VIEIRA
Jogadores como Fábio Vieira, sinceramente, aparecem na formação de um clube português de tempos a tempos, e têm que ser aproveitados, uma vez que é mesmo este estilo de jogador por quem os tubarões ficam malucos.
E ao não preterir Marega por Fábio Vieira, ao não adaptar o seu modelo a Fábio Vieira, Conceição perdeu muito em jogo jogado, e o Porto perdeu muitos milhões.
Porque Fábio Vieira, lançado aos 19 anos, e com uma renovação de contrato à medida do seu talento, seria jogador para ter rendido 100M€ ao Porto.
E o Porto não está em condições de deitar para o lixo valores destes.Resumindo e concluindo, Conceição É UM GRANDE TREINADOR, não me enganei nem estou a ser irónico, CONCEIÇÃO É UM GRANDE TREINADOR, mas, como todos os grandes treinadores, também comete erros, só isso.
Aliás, nos últimos anos, mal seria do Porto sem Conceição. É ele que está a aguentar a competitividade do clube. Ninguém mais que ele."