Não concordo e vou explicar porquê.
Uma coisa é, imaginemos, termos 60 ou 70M€ para gastar indiscriminadamente sem constrangimentos. Quero o jogador x, o jogador x custa 20M€, eu tenho 70M€ disponíveis para contratações, por isso posso pagar o jogador x como o clube do jogador x quiser. Não é esse o caso do FC Porto.
O FC Porto não tem dinheiro disponível para transferências. Uma negociação para o FC Porto é extremamente difícil. É só ver todos os problemas e o tempo que demoramos para negociar o Alan Varela, o dinheiro que não tínhamos para pagar a primeira tranche, as garantias bancárias que não conseguíamos dar ao Boca, etc.
No mesmo ano em que contratamos o David Carmo, falhamos o João Victor por metade do preço, precisamente por todos estes constrangimentos financeiros que o Carnide, por exemplo, não tem.
Os grandes investimentos do FC Porto foram pelo Nakajima e pelo Carmo, curiosamente jogadores do Portimonense e do Braga. Porque é que pagamos tanto por estes jogadores e não conseguimos contratar com a mesma facilidade lá fora?
Os "investimentos" do FC Porto no mercado de transferências estão repletos de constrangimentos. Fora da esfera de influência da SAD não dá para contratar quase ninguém, são meses de negociações, dificuldades atrás de dificuldades, intermediários que querem comissão elevada, etc. O treinador tem que se cingir por estas limitações de mercado que o FC Porto tem. É muito mais fácil ao FC Porto contratar um jogador ao Braga ou ao Portimonense por 20M€ do que contratar um jogador de 6M€ ao Fluminense, ao Boca, ao River ou a qualquer outro clube que não tenha relações próximas entre dirigentes. Mesmo no mercado interno temos as nossas dificuldades. O Taremi só não foi para o Carnide porque o Jesus não o quis, se não tinha ido lá parar, estava tudo negociado e nós a vermos navios.
Portanto, quando se fala na forma como o treinador esbanja recursos ou no investimento que o FC Porto faz no mercado, é bom ter em mente os constrangimentos e limitações que existem no clube na altura de preparar uma época e se construir um plantel.