Guerra Rússia - Ucrânia

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
39,577
28,754
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Estou a adorar este plot twist, mas não deixo de ficar com a pulga atrás da orelha sobre os seus motivos.

Conhecendo o histórico do grupo Wagner e do seu líder, duvido seriamente que abandonasse a lealdade a Moscovo apenas por "considerar errado" o que a Rússia estava a fazer na Ucrânia.

Há aqui mais qualquer coisa. Mercenários comprados? Intenções políticas? Confrontos pessoais com o Shoigu, quer o lugar?
O tempo dirá.

Para já, é aproveitar para libertar o resto da Ucrânia ainda sobre ocupação.
Talvez se venha a descobrir que os grandes avanços na Ucrânia eram afinal mais propaganda do que outra coisa qualquer.. e com danos e baixas maiores do que se imagina. Para muito boa gente será um duro despertar para a realidade..

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,142
Supôr que o Grupo Wagner não tem o apoio de parte do Exército regular Russo após o mesmo entrar livremente pela fronteira Russa, ocupar Rostov e seguir rumo a Lipetsk, literalmente sem oposição é viver numa qualquer realidade paralela.

É óbvio que tem apoio. Não direi total, mas em parte, forças Russas passaram para o lado deles.

Enviado do meu CPH2211 através do Tapatalk
O descalabro na Ucrania a isso leva certamente. Ninguem na realidade quer ir para aquele matadouro.

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,813
9,393
Não eras tu que dizias que o putin ia limpar a Ucrânia (fácil) e quem sabe a europa toda? Que passousse afinal?😅🤣🤣🤣

Mas a lógica é toda no ganhar e perder. Do a minha a melhor que a tua. Na minha opinião não é a forma mais sensata de encarar o que estamos assistir. Acho que ainda não demos conta da magnitude daquilo que estamos a presenciar.
Agora digo sim que haverá uma escalada e em menos de nada pode chegar á Europa .

Pinetree

Tribuna Presidencial
27 Maio 2012
14,851
7,335
Vocês já pensaram que os burros dos russos nazis poderiam estar a considerar mesmo explodir com a central nuclear como denunciou Zelensky? Mesmo com todos os soldados no terreno inclusive o grupo wagner? E estes terem um pingo de inteligência... O único burro que defendia o uso de armas nucleares era o burro do kadirov, nunca ouvi o priminho defender tal coisa.

Pinetree

Tribuna Presidencial
27 Maio 2012
14,851
7,335
Cidadãos de Rostov a fugir da cidade de comboio , vi na RTP3

Está a cair-lhes em cima a dor dos Ucranianos e que eles ignoraram até agora. Fodei-v#s ...

Para eles acordarem para a vida, e verem toda a merda que fizeram aos pobres dos Ucranianos.
Ainda havia muito fdp que se vangloriava por aquilo que os russos faziam na Ucrânia.

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
6,127
7,579
Talvez se venha a descobrir que os grandes avanços na Ucrânia eram afinal mais propaganda do que outra coisa qualquer.. e com danos e baixas maiores do que se imagina. Para muito boa gente será um duro despertar para a realidade..
Os avanços são reais, ou não estariam eles a ocupar o território que estão. As baixas sim, são altas, até porque não estavam minimamente preparados para a resistência que encontraram.

Até é possível que os Wagner tenham percebido que por ali não ia dar e quererem ser colocados num cenário mais fácil, forçando a Rússia a desistir desta ofensiva.

No entanto, existem demasiadas incógnitas aqui. Não seria bom para ninguém ter estes terroristas na posse de armas nucleares nem a ocupar Moscovo porque, apesar de tudo, o Putin é maluco, mas sabe o que é diplomacia.

Veremos o que aí vem. Acredito que, por esta altura, estejam os chefes de estado todos à volta da mesa a acompanhar, cautelosamente e com um misto de emoções, o que se está a passar.

• Like
Reações: Tails

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
39,577
28,754
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Mas a lógica é toda no ganhar e perder. Do a minha a melhor que a tua. Na minha opinião não é a forma mais sensata de encarar o que estamos assistir. Acho que ainda não demos conta da magnitude daquilo que estamos a presenciar.
Agora digo sim que haverá uma escalada e em menos de nada pode chegar á Europa .
O problema de quem vive alimentado em alguma propaganda é que depois tem a tendência a desligar-se da realidade e ficar consumido por essa mesma propaganda. O que vemos hoje é que o grande império russo, o mesmo que se defendia que estava ao nível do estados unidos pode implodir com um ataque interno. Isto sem ter vencido a guerra na Ucrânia. Nao estando a falar de certo ou errado mas parece justo dizer que viste mal o panorama geral. A realidade não bateu certo com aquilo que andaste(tu e outros) a defender durante algum tempo..

Flamma

Tribuna Presidencial
8 Junho 2016
5,963
11,356
Porto
A qualquer momento, podemos assistir a um gigantesco efeito dominó.

• Like
Reações: MiguelDeco

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
39,577
28,754
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Os avanços são reais, ou não estariam eles a ocupar o território que estão. As baixas sim, são altas, até porque não estavam minimamente preparados para a resistência que encontraram.

Até é possível que os Wagner tenham percebido que por ali não ia dar e quererem ser colocados num cenário mais fácil, forçando a Rússia a desistir desta ofensiva.

No entanto, existem demasiadas incógnitas aqui. Não seria bom para ninguém ter estes terroristas na posse de armas nucleares nem a ocupar Moscovo porque, apesar de tudo, o Putin é maluco, mas sabe o que é diplomacia.

Veremos o que aí vem. Acredito que, por esta altura, estejam os chefes de estado todos à volta da mesa a acompanhar, cautelosamente e com um misto de emoções, o que se está a passar.
Estes também parece que valorizam um bocado a vida.. pelo menos a deles..

Chechenos a caminho de rostov em grandes colunas.. isto é uma janela de oportunidade para o zelensky..

• Like
Reações: Dragao87

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
39,577
28,754
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Vamos putin, falta só um ano para 2024.. com o trump tu vences esses fulanos da wagner facilmente.. aguenta até lá seu animal fdp..

Maximus

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2016
10,655
15,076
Invicta
www.google.com
Num filme de Sábado à tarde e aproveitando os movimentos na Rússia por parte da Wagner, hoje o ideal seria que os movimentos livres e de oposição na Bielorrússia aproveitassem ...

A Geórgia recuperava o que era seu ...

E até Kaliningrado caia ...

madjer1987

Tribuna Presidencial
18 Julho 2016
5,269
5,896
AVB2024
Cá estarei para dar a mão a palmatória e admitir que estava errado, quando tiveres razão e, tal como disseste no primeiro post, Prigozhin completar o golpe de estado e depor Putin.

Quanto ao primeiro episódio está óptimo, começo a todo o vapor, típico da HBO..vamos esperar pelo final para ver se acaba como um GoT ou um Sucession.
Eu disse que ele ia:
Capturar várias cidades facilmente
E marchar em direção se Moscovo

Ambos já estão acontecer 🤷🏻‍♂️

Seja quem for vitorioso, a possibilidade da Ucrânia libertar o seu território está cada vez maior e é a única coisa que me interessa

• Like
Reações: Pinetree

Ralb

Superior
30 Maio 2019
16
49
Barcelona
Há sem dúvida gente nas forças russas que preferem o cozinheiro. Estes do 217th Guards Airborne Regiment:
A Ucrânia com um pouco de calma pode sem dúvida aproveitar esta divisão toda, especialmente à volta de Bakhmut e Soledar.

• Like
Reações: Maximus

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,813
9,393
Também não li ninguém aqui, ou em parte alguma, defenderem que os recursos do ocidente são "ilimitados".

O que se está a passar na Rússia, com a rebelião do grupo Wagner, diz respeito à Rússia.

Tal não significa porém que não hajam consequências ao nível mundial, resultantes da instabilidade política e bélica que uma tentativa de golpe de Estado na maior potência nuclear do mundo, num país tão vasto e diverso como a Rússia, com efeitos profundamente nocivos e preocupantes para a economia global.

Independentemente da blitzkrieg do Wagner ser ou não bem sucedida.

BBB
Não? Andas desatento na minha opinião. Tudo socata num lado, só flores e superioridade em outro.
Existem dados da escassez não transmitidos pela CS do que se está a passar para alimentar está carnificina.
Eu faço um raciocínio inverso, imaginemos em tese que os EUA decidiriam invadir o México. Como fez Putin. E o México teria os bric, sul, China, Rússia como aliados no fornecimento logístico de material de guerra. Logicamente que o EUA não chegariam a conquistar o México e estariam neste impasse. Mas os EUA nunca iriam perder a guerra por razões óbvias.
Relativo ao grupo Wagner por acaso já tinha pensado que seria por aí. Dada a incapacidade do ocidente ganhar está guerra, só mesmo provocando um golpe de estadoo na Rússia como foi até falado aqui no fórum. E O início do fim da Rússia como conhecemos hoje.
Agora a Rússia já foi humilhada várias vezes, queda do czarismo, queda da URSS, não sei até que ponto a Rússia aceitará novamente o mesmo desfecho. Sem que entre num patamar existencial totalmente desconhecido para nós. E aí só me posso lembrar como o III reich terminou bem como os seus rostos. Não me parece que está Rússia esteja na disposição para algo desse gênero. Porque Hitler, goebels não estavam sentados em cima de milhares de ogivas nucleares. Estes estão

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,960
72,096
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
Portanto, o Perigozinho vai fazer aquilo que o Napoleão e o Adolfo tentaram ( conquistar Moscovo ) e não conseguiram, em meia dúzia de dias?!

• Haha
Reações: Pinetree