Imaginem o cenário:
- Partirem te a tibia
- Tares fora 1 ano
- O clube que te partiu a tibia empresta um central para te substituir
- Regressas, jogas pa caralho e mandas o teu substituto para o banco
- Acaba a época, e és contratado para o clube do teu substituto, por 20M
- o teu novo clube dispensa o teu substituto por empréstimo outra vez, para quem pagar mais
- ganhas a titularidade à 4a jornada, mas perdes antes do mundial devido a um peido mental
- não vais ao mundial em detrimento do chavalo maravilha, mesmo sendo esquerdino e tendo sido convocados 0 esquerdinos
- ficas na bancada e até jogas na B de vez em quando, porque tens idade para isso, apesar de teres custado 20M
- o teu treinador diz que prefere ter um central esquerdino à esquerda, mas quando o titular está fora, joga um destro
- a seleção tem um novo treinador. Quem é convocado: o teu suplente há 1 ano atrás.
Isto tem de matar a confiança de um gajo.
Marcano esteve em grande nível este ano, mas a 8 pts do Benfica e sem Champions, faz demasiado sentido dar a titularidade ao Carmo. Temos de começar a valorizar os nossos ativos.
Podemos argumentar que as hipóteses de ganhar o campeonato são muito remotas e que temos muito mais a perder do que a ganhar, mas temos de dar espaço a estes jogadores para errar. Se não jogarem, não erram. Se não erram, não aprendem. Se não aprendem, não crescem. Se não crescem, então os 20M foram mesmo torrados e na próxima época não teremos centrais preparados para assumir.
Eu sou dos poucos que gosta do Marcano mas vamos ser sinceros, este jogador tem de jogar e parece-me que o castigo por causa daquele peido mental já foi excessivo em demasia. Podia perfeitamente ter rodado em alguns jogos nestes últimos meses. O Marcano até podia jogar os jogos mais importantes mas houve espaço para o Carmo jogar.
Gostava que jogasse já este fim de semana.
Quem fala do Carmo/Marcano, fala também de Fábio/Pepe ou de Grujic/Uribe. Quem não vai cá estar para o ano, para mim, devia começar a dar lugar a quem vai estar, porque esses é que terão a motivação necessária para atingir os objetivos, uma vez que serão eles os mais impactados. E para além disso, precisamos que esses jogadores se assumam no 11 e que se valorizem.