Foi dessa forma que tirei o meu primeiro curso e por escolha, porque queria começar a ser independente.Trabalhar e estudar é duro, mas depende da vida de cada um.
Sr. eng peço desculpa mas nao escrevi nada do que diz no post..pode por obsequio reler o que eu escrevi..O que dizes da faculdade é manifestamente exagerado. Por alguma razão, são dadas bases na fac, porque bases são alicerces.
Eu, como engenheiro, não tenho qualquer arrependimento, bem pelo contrário.
Conheço pessoas muito bem sucedidas de muitas áreas, algumas nem o 12 ano têm, outras têm doutoramentos e por aí fora. Há de tudo… mas não se pode entrar naquele exagero típico tuga do mecânico da oficina que se gaba se saber mais que um engenheiro mecânico.
Outra verdade é que há muito poucos trabalhos em portugal de verdadeira engenharia.
ler este post p.f. porque é a definição mais correta da situação.Em Portugal há engenheiros a fazer de tudo... Mas a palavra chave é engenharia. Engenharia propriamente dita implica ver além do skillset. Implica gestão, implica ter uma visão holistica, implica não estranhar o futuro, implica resiliencia, implica ter as tais bases. Ter muita matemática não é ( ou não deveria ser ) um capricho. A matemárica é a base dos algoritmos, do cálculo e das estruturas de dados. E agora até já se pode dar o exemplo de como montar circuitos quanticos sem perceber algebra linear... Não dá.
outra definição perfeita..O problema não é o engenheiro fazer tudo porque claro que faz, andamos lá a partir pedra no mínimo 5 anos, mais do que aprendemos é a capacidade de, "aprender a aprender", e resolver problemas, e por isso a adaptabilidade é grande.
A questão aqui é se para se ganhar dinheiro na área da informática é necessário ser engenheiro informático, e isso tem relevância especial relevância quando se vai tirar um curso em pós laboral. Mas tu és da área saberás melhor claro..
a questão é que ninguem falou na inutilidade de um curso de engnheria informatica...falamos em função de do problema exposto do colega ..no post inicial deste tópicoA minha única ressalva é para a suposta inutilidade do curso de engenharia. Não concordo com isso.
São coisas distintas. A preparação a meu ver é outra e mais completa. Mas claro que não é ncessário para conseguir um bom emprego na área. E na informática sim, para programação, paga-se muito bem para quem sabe "daquilo". O problema poderá ser quando o paradigma muda ao fim de X anos. É preciso ter cuidado com isso. Linguagens de programação vêm e vão a uma velocidade impressionante, por várias razões.
muito duro mesmo e no ISEP não há eng diurnos e eng noturnos..a duresa do curso a noite é igual... (até parace que dou lá aulas .)Trabalhar e estudar é duro, mas depende da vida de cada um.
exatamente ... falhaste, forte e feio, foi ao dizer que qualquer um entrava na Licenciatura Engenharia Informática do ISEP... é dar esperanças falsas ao pessoal, entrar não é fácil e terminar a LEI mais difícil émuito duro mesmo e no ISEP não há eng diurnos e eng noturnos..a duresa do curso a noite é igual... (até parace que dou lá aulas .)
"cromo que vai passar a vida a investigar dar aulas (dar aulas na faculdade nao nas escolinhas )"olha ..o mercado esta a pagar a quem programa em flutter ...ninguem quer saber do canudo..49.000€ de salario base
logico q sao valores anuais..
e isso aprende -se
se estas a espera que os professores do isep ou feup te ensinem a programar estarei aqui para me rir contigo sobre esse asunto se fores por ai..
se presisas de ajuda entao fazia o seguinte tirava um curso de um ano por exemplo na PBS são cursos mt intensivos (nao da pra trabalahr e estudar) e findo um ano..tens o teu el dourado..
a faculdade é boa pra 2 coisas...
- melhor fase da vida ..mulheres festas alcool..
- é bom para quem tem pretensoes de fazer da academia vida...cromo que vai passar a vida a investigar dar aulas (dar aulas na faculdade nao nas escolinhas ) etc
e isso faz-se com 18anos
aquelas pessoas que dizem opá faz o sacrificio e vai estudar ...e tal..com sacrificio até vais conseguir ..
o sacrificio é enorme a nivel financeiro pq sao mt anos e as propinas doem, a nivel de esforço os porfes vao te pedir trabalhos enormes para fazeres em 2 dias e vais ter k abdicar mtas noites e fins de semana esquece ...mas o problema nao é esse...é os saldo...dificilmente vai ser positivo para o que tu vais dar...
apredne a programar bem e vais ver q arranjas emprego..
ou entao investe num curso rapido mas k é um investimento k vai valer a pena
Se fores por aqui depois entao se quizeres tirar um curso desses para qe te chamem eng e sem pressão...aí vais.
espero ter ajudado...nao escrevo isto com maldade..era mais facil..dizer força vais conseguir e tal palmadinha nas costas...
um dia destes vou a um convivio aqui do portal e se nos conhecermos vais ver que tenho razao...ao me conheceres percebes logo que tenho razao..
Onde é PBS??olha ..o mercado esta a pagar a quem programa em flutter ...ninguem quer saber do canudo..49.000€ de salario base
logico q sao valores anuais..
e isso aprende -se
se estas a espera que os professores do isep ou feup te ensinem a programar estarei aqui para me rir contigo sobre esse asunto se fores por ai..
se presisas de ajuda entao fazia o seguinte tirava um curso de um ano por exemplo na PBS são cursos mt intensivos (nao da pra trabalahr e estudar) e findo um ano..tens o teu el dourado..
a faculdade é boa pra 2 coisas...
- melhor fase da vida ..mulheres festas alcool..
- é bom para quem tem pretensoes de fazer da academia vida...cromo que vai passar a vida a investigar dar aulas (dar aulas na faculdade nao nas escolinhas ) etc
e isso faz-se com 18anos
aquelas pessoas que dizem opá faz o sacrificio e vai estudar ...e tal..com sacrificio até vais conseguir ..
o sacrificio é enorme a nivel financeiro pq sao mt anos e as propinas doem, a nivel de esforço os porfes vao te pedir trabalhos enormes para fazeres em 2 dias e vais ter k abdicar mtas noites e fins de semana esquece ...mas o problema nao é esse...é os saldo...dificilmente vai ser positivo para o que tu vais dar...
apredne a programar bem e vais ver q arranjas emprego..
ou entao investe num curso rapido mas k é um investimento k vai valer a pena
Se fores por aqui depois entao se quizeres tirar um curso desses para qe te chamem eng e sem pressão...aí vais.
espero ter ajudado...nao escrevo isto com maldade..era mais facil..dizer força vais conseguir e tal palmadinha nas costas...
um dia destes vou a um convivio aqui do portal e se nos conhecermos vais ver que tenho razao...ao me conheceres percebes logo que tenho razao..
Na carreira se fores bom ganhas mais do que a dar aulas. Mas nem tudo na vida se resume a questões financeiras."cromo que vai passar a vida a investigar dar aulas (dar aulas na faculdade nao nas escolinhas )"
Uish! Essa doeu a mim
(Dou aulas mas a tempo parcial)
E é por isso que continuo e quero estar ligado ao mercado profissional. Até porque ao colocar as “mãos na massa” consigo estar sempre atualizado e indiretamente ajuda na componente lectiva.Na carreira se fores bom ganhas mais do que a dar aulas. Mas nem tudo na vida se resume a questões financeiras.
Professor adjunto a tempo inteiro também não é mal remunerado, se for confortável e suficiente porque não fazer algo que se gosta?
O dinheiro não vai junto para a cova.
Ao lado do Norte Shopping.Onde é PBS??
Claro. Depende da idade e da fase da vida.E é por isso que continuo e quero estar ligado ao mercado profissional. Até porque ao colocar as “mãos na massa” consigo estar sempre atualizado e indiretamente ajuda na componente lectiva.
Exato. Mas o meu conselho é que independentemente da idade, área profissional ou disponibilidade pessoal há sempre espaço para atualizar as nossas skills com cursos online gratuitos, pequenas formações ou workshops.Claro. Depende da idade e da fase da vida.
Certo, concordo a 100% isto para não ficares obsoleto. Falava era do aspeto de conjugar as duas atividades e andar de um lado para o outro.Exato. Mas o meu conselho é que independentemente da idade, área profissional ou disponibilidade pessoal há sempre espaço para atualizar as nossas skills com cursos online gratuitos, pequenas formações ou workshops. Nunca se sabe o dia de amanhã e pode fazer a diferença numa mudança de vida ou na procura de um novo desafio profissional.
Sim. Mudei a resposta para deixar a minha sugestão. E como adeptos do FCP estamos habituados a tomar boas decisõesCerto, concordo a 100% isto para não ficares obsoleto. Falava era do aspeto de conjugar as duas atividades e andar de um lado para o outro.
@Juary andaste em Informática? ... se só te falta o projeto, agora denominado PESTI, é uma pena não terminares issoTambém fui estudar a noite para o ISEP para conseguir melhorar as minhas qualificações ao fim de 10 anos ter terminado o secundário.
Não foi fácil, trabalhar durante o dia e a noite ir para o estudo, e no final regressar a casa +60 km para chegar a casa. Fazia 120km/dia.
Mas passado uns valentes anos, ficou o projecto final por terminar e acabou por morrer na praia.
Hoje não tenho nada
Não é fácil, é preciso ter muita força de vontade e resistência.
Outros problemas pelo meio complicaram as coisas.
Gostava de terminar esta fase da vida, mas é complicado porque já sou um cota e a força e vontade já não é a mesma.
Mas @Soares se entrares, faz por terminar, porque basta falar uma cadeira, e não tens nada no final.
Enviado do meu super tijolo!