Ensino superior

quintero

Tribuna Presidencial
4 Julho 2013
9,163
4,757
Conquistas
2
  • Sérgio Conceição
  • Hulk
entrar toda a gente no ISEP, em Eng. Informática?'??? 😂 ... o curso de Eng. Informática mais conceituado para trabalhar nas empresas de SW
entrar toda a gente nos maiores 23...só se fizeres prova desastrosa...yiei..pq sei do que falo...

as coisas conceitoadas nao pagam ordenados..só mitos nessa cabeça miudo..

• Haha
Reações: azulPorto

quintero

Tribuna Presidencial
4 Julho 2013
9,163
4,757
Conquistas
2
  • Sérgio Conceição
  • Hulk
aí é? quantos alunos entram na LEI via maiores de 23?
estas a falar de vagas???

tens razao...nao percebo nada disso estava só a mandar bitaites estupidos
eu sou um simples vendedor de bilhetes na estação de sao bento e nas horas livres canalizador/faz tudo não sou universitario boy..e qd presiso de resolevr coisas mais dificeis peço ajuda ao @Edgar Siska que é o chatGPT em forma humana...

fazes bem soares segue o teu sonho...vai para a faculdade estuda casa tem filhos e endividate na compra de uma casa de um carro e ´ce la vie..é o chamado ciclo da vida

quintero

Tribuna Presidencial
4 Julho 2013
9,163
4,757
Conquistas
2
  • Sérgio Conceição
  • Hulk
Primeiro posso nem sequer conseguir entrar, depois posso não conseguir acabar e até posso descobrir que afinal estava enganado e não gostar nada daquilo. O que eu sei por experiencia própria nestes últimos 7 anos a trabalhar, é que na produção nem o esforçadinho nem o bom se safam. O meu objetivo de ir estudar especificamente à noite são os 3 primeiros pontos que falei, se alguma coisa correr mal nos primeiros tempos, posso continuar a minha vida que tive até agora. Mas também já tenho planeado se correr bem, a partir do 2/3º ano arranjar um part-time e despedir-me para me focar o máximo possível onde é importante.
tens bases de programação??? alguma vez programaste em alguma coisa???

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
72,286
45,874
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Por acaso o que diria era por ai, acho que nessa area e com a idade do @Soares talvez fosse mais interessante começar por começar a estudar sozinho logo na parte tecnica da coisa e a programar e fazer cursos mais específicos , pelo que me parece por estes dias há muita oferta e dava para entrar no mercado de trabalho na area sem a licenciatura e depois eventualmente.

E dá logo tambem para ter um contacto, foi das coisas que mais detestei fazer foi programar.. e há muita gente que se mete em informatica sem nunca ter programado e depois apanha uma desilusão..

• Like
Reações: Soares e quintero

quintero

Tribuna Presidencial
4 Julho 2013
9,163
4,757
Conquistas
2
  • Sérgio Conceição
  • Hulk
Por acaso o que diria era por ai, acho que nessa area e com a idade do @Soares talvez fosse mais interessante começar por começar a estudar sozinho logo na parte tecnica da coisa e a programar e fazer cursos mais específicos , pelo que me parece por estes dias há muita oferta e dava para entrar no mercado de trabalho na area sem a licenciatura e depois eventualmente.

E dá logo tambem para ter um contacto, foi das coisas que mais detestei fazer foi programar.. e há muita gente que se mete em informatica sem nunca ter programado e depois apanha uma desilusão..
por isso lhe perguntei se queria um conselho..pq no espaço de um ano pode tirar um curso rapido e com empregabilidade mt boa mas para isso tem que ter bases de programaçao pq lá nao se ensinasse ..corresse...e depois no curso de LEI tem matematica como o caralho...nao estou a falar dos nomes das cadeiras mas tem algebra estatistica analises matematicas ect..

ah e tal mas conheço o X q anda la e consegiu ou falta qq coisa...

temos que ser objectivos- para que é que quero isso? o obejtivo qual é?

se tivesses os 18 anos dizia ...vai..com 26 ...só se fosses funcionario publico..

• Like
Reações: sirmister
R

Rm95

Guest
por isso lhe perguntei se queria um conselho..pq no espaço de um ano pode tirar um curso rapido e com empregabilidade mt boa mas para isso tem que ter bases de programaçao pq lá nao se ensinasse ..corresse...e depois no curso de LEI tem matematica como o caralho...nao estou a falar dos nomes das cadeiras mas tem algebra estatistica analises matematicas ect..

ah e tal mas conheço o X q anda la e consegiu ou falta qq coisa...

temos que ser objectivos- para que é que quero isso? o obejtivo qual é?

se tivesses os 18 anos dizia ...vai..com 26 ...só se fosses funcionario publico..
Algebra e estatística é tranquilo. Sao matemáticas faceis.

Análises matemáticas é que ja sao puxadas 😅

• Like
Reações: quintero

Edgar Siska

Vítor Bruno existe porque você o criou!
9 Julho 2016
74,707
129,449
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
estas a falar de vagas???

tens razao...nao percebo nada disso estava só a mandar bitaites estupidos
eu sou um simples vendedor de bilhetes na estação de sao bento e nas horas livres canalizador/faz tudo não sou universitario boy..e qd presiso de resolevr coisas mais dificeis peço ajuda ao @Edgar Siska que é o chatGPT em forma humana...

fazes bem soares segue o teu sonho...vai para a faculdade estuda casa tem filhos e endividate na compra de uma casa de um carro e ´ce la vie..é o chamado ciclo da vida
Sempre bom receber o respeito e reconhecimento de um prezado confrade.

• Like

Flames

#AVB2024
20 Maio 2021
6,372
13,726
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Alguém aqui já fez uma candidatura +23 anos a uma universidade?
Estou a pensar candidatar-me para o ano a engenharia informática no isep em horário pós-laboral. Só que não faço puto de ideia em que consiste as provas, o seu grau de dificuldade e importância das mesmas na candidatura. Eu tenho 26 anos e como devem imaginar, a maioria das coisas que dei de matemática A, já foi com o esgoto. 😅
Boa sorte amigo.

Não estás sozinho. Acabei agora uma licenciatura que descobri há já um tempo que não corresponde a nada do que quero para mim. Não tenho dúvidas de que vou ter de mudar de caminho, por vezes é preciso para sermos realmente felizes.

Força e não desistas 💪

azulPorto

Bancada central
23 Junho 2022
1,863
1,565
Boa noite malta, por acaso ninguém sabe onde posso encontrar as provas de M23 de Matemática dos últimos anos? Eu vou me candidatar ao ISEP.

No P. Porto só aparece a do ano passado, também já andei a pesquisar e só encontrei as provas da FEUP...

@Soares aconselho-te o curso de UPskill na área de informática que irá iniciar dentro de umas semanas (nas instalações do IPP e, também, em Amarante ) ... é um bom curso, boa aceitação no mercado e, até, tem a vantagem de receberes um bom salário enquanto estás a aprender

Soares

Tribuna
5 Janeiro 2015
3,461
1,102
Não, simplesmente era a licenciatura que queria tirar quando acabei o 12°, mas por várias razões não me pude candidatar. Tenho amigos que tirararam informática no isep e feup, o que me dizem é que é difícil principalmente por ser de noite, mas que compensa muito pelas portas que abre. Matemática para mim não é nenhum bicho papão, sempre foi das disciplinas que mais gostava, programação pode ser, provavelmente vou seguir os vossos conselhos e fazer já algum trabalho por mim, para ter uma ideia real onde me estou a meter.

Soares

Tribuna
5 Janeiro 2015
3,461
1,102
só com uma catastrofe nao entras...a ideia da aquilo é entrar toda a gente..
gostares daquilo...vais levar com tanta matematica..
e se estas numa fabrica há 7 anos..fou o que percebi..opá esse sitio é ser carne para canhao..é normalmnet o ordenado minimo a vida toda
..

sendo assim vais fazer bem...vais cinhecer pessoal diferente com expericnias noutras areas ..pq a noite td a gente normalmente trabalha e ,,vai ser bom socialemnte...

em termos futuros nessa area DUVIDO.

mas se quiseires posso te dar um conselho..
Fala sou todo ouvidos, a mim dizem que é uma área que se encontra facilmente trabalho, mas lá está, estou a debitar aquilo que ouço, não tenho conhecimento de causa.

quintero

Tribuna Presidencial
4 Julho 2013
9,163
4,757
Conquistas
2
  • Sérgio Conceição
  • Hulk
olha ..o mercado esta a pagar a quem programa em flutter ...ninguem quer saber do canudo..49.000€ de salario base

logico q sao valores anuais..
e isso aprende -se

se estas a espera que os professores do isep ou feup te ensinem a programar estarei aqui para me rir contigo sobre esse asunto se fores por ai..

se presisas de ajuda entao fazia o seguinte tirava um curso de um ano por exemplo na PBS são cursos mt intensivos (nao da pra trabalahr e estudar) e findo um ano..tens o teu el dourado..

a faculdade é boa pra 2 coisas...

- melhor fase da vida ..mulheres festas alcool..
- é bom para quem tem pretensoes de fazer da academia vida...cromo que vai passar a vida a investigar dar aulas (dar aulas na faculdade nao nas escolinhas ) etc

e isso faz-se com 18anos

aquelas pessoas que dizem opá faz o sacrificio e vai estudar ...e tal..com sacrificio até vais conseguir ..
o sacrificio é enorme a nivel financeiro pq sao mt anos e as propinas doem, a nivel de esforço os porfes vao te pedir trabalhos enormes para fazeres em 2 dias e vais ter k abdicar mtas noites e fins de semana esquece ...mas o problema nao é esse...é os saldo...dificilmente vai ser positivo para o que tu vais dar...

apredne a programar bem e vais ver q arranjas emprego..
ou entao investe num curso rapido mas k é um investimento k vai valer a pena

Se fores por aqui depois entao se quizeres tirar um curso desses para qe te chamem eng e sem pressão...aí vais.

espero ter ajudado...nao escrevo isto com maldade..era mais facil..dizer força vais conseguir e tal palmadinha nas costas...

um dia destes vou a um convivio aqui do portal e se nos conhecermos vais ver que tenho razao...ao me conheceres percebes logo que tenho razao..

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,142
olha ..o mercado esta a pagar a quem programa em flutter ...ninguem quer saber do canudo..49.000€ de salario base

logico q sao valores anuais..
e isso aprende -se

se estas a espera que os professores do isep ou feup te ensinem a programar estarei aqui para me rir contigo sobre esse asunto se fores por ai..

se presisas de ajuda entao fazia o seguinte tirava um curso de um ano por exemplo na PBS são cursos mt intensivos (nao da pra trabalahr e estudar) e findo um ano..tens o teu el dourado..

a faculdade é boa pra 2 coisas...

- melhor fase da vida ..mulheres festas alcool..
- é bom para quem tem pretensoes de fazer da academia vida...cromo que vai passar a vida a investigar dar aulas (dar aulas na faculdade nao nas escolinhas ) etc

e isso faz-se com 18anos

aquelas pessoas que dizem opá faz o sacrificio e vai estudar ...e tal..com sacrificio até vais conseguir ..
o sacrificio é enorme a nivel financeiro pq sao mt anos e as propinas doem, a nivel de esforço os porfes vao te pedir trabalhos enormes para fazeres em 2 dias e vais ter k abdicar mtas noites e fins de semana esquece ...mas o problema nao é esse...é os saldo...dificilmente vai ser positivo para o que tu vais dar...

apredne a programar bem e vais ver q arranjas emprego..
ou entao investe num curso rapido mas k é um investimento k vai valer a pena

Se fores por aqui depois entao se quizeres tirar um curso desses para qe te chamem eng e sem pressão...aí vais.

espero ter ajudado...nao escrevo isto com maldade..era mais facil..dizer força vais conseguir e tal palmadinha nas costas...

um dia destes vou a um convivio aqui do portal e se nos conhecermos vais ver que tenho razao...ao me conheceres percebes logo que tenho razao..

O que dizes da faculdade é manifestamente exagerado. Por alguma razão, são dadas bases na fac, porque bases são alicerces.

Eu, como engenheiro, não tenho qualquer arrependimento, bem pelo contrário.

Conheço pessoas muito bem sucedidas de muitas áreas, algumas nem o 12 ano têm, outras têm doutoramentos e por aí fora. Há de tudo… mas não se pode entrar naquele exagero típico tuga do mecânico da oficina que se gaba se saber mais que um engenheiro mecânico.

Outra verdade é que há muito poucos trabalhos em portugal de verdadeira engenharia.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
72,286
45,874
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
O que dizes da faculdade é manifestamente exagerado. Por alguma razão, são dadas bases na fac, porque bases são alicerces.

Eu, como engenheiro, não tenho qualquer arrependimento, bem pelo contrário.

Conheço pessoas muito bem sucedidas de muitas áreas, algumas nem o 12 ano têm, outras têm doutoramentos e por aí fora. Há de tudo… mas não se pode entrar naquele exagero típico tuga do mecânico da oficina que se gaba se saber mais que um engenheiro mecânico.

Outra verdade é que há muito poucos trabalhos em portugal de verdadeira engenharia.
Esse exemplo não é muito feliz, um engenheiro mecânico não anda a estudar propriamente mecânica automóvel.

Acho que aqui a questão é haver possivelmente formas mais eficientes de ingressar no mercado de trabalho na área da informática, que não é aplicável a uma engenharia mais clássica como a engenharia mecânica ou civil.

• Like

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,142
Esse exemplo não é muito feliz, um engenheiro mecânico não anda a estudar propriamente mecânica automóvel.
A questão é mesmo essa...

Acho que aqui a questão é haver possivelmente formas mais eficientes de ingressar no mercado de trabalho na área da informática, que não é aplicável a uma engenharia mais clássica como a engenharia mecânica ou civil.
Certo. Mas digamos que cada macaco no seu galho. O exemplo de cima também se pode aplicar a informática... E a qualquer engenharia.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
72,286
45,874
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
A questão é mesmo essa...

Certo. Mas digamos que cada macaco no seu galho. O exemplo de cima também se pode aplicar a informática... E a qualquer engenharia.
Não se aplica porque há muito engenheiro informático a programar e também há muita gente sem engenharia informática a programar e disse programar mas há mais ramos da informática onde há muitas oportunidades, no caso da engenharia mecânica não há paralelo com isso..

Mas claro que alguem que tinha um curso de engenharia informática fica com uma base e credenciais diferentes..

• Like
Reações: quintero e fgomes
Daikan

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,142
Não se aplica porque há muito engenheiro informático a programar e também há muita gente sem engenharia informática a programar e disse programar mas há mais ramos da informática onde há muitas oportunidades, no caso da engenharia mecânica não há paralelo com isso..

Mas claro que alguem que tinha um curso de engenharia informática fica com uma base e credenciais diferentes..
Em Portugal há engenheiros a fazer de tudo... Mas a palavra chave é engenharia. Engenharia propriamente dita implica ver além do skillset. Implica gestão, implica ter uma visão holistica, implica não estranhar o futuro, implica resiliencia, implica ter as tais bases. Ter muita matemática não é ( ou não deveria ser ) um capricho. A matemárica é a base dos algoritmos, do cálculo e das estruturas de dados. E agora até já se pode dar o exemplo de como montar circuitos quanticos sem perceber algebra linear... Não dá.

• Like
Reações: quintero e fgomes
sirmister

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
72,286
45,874
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Em Portugal há engenheiros a fazer de tudo... Mas a palavra chave é engenharia. Engenharia propriamente dita implica ver além do skillset. Implica gestão, implica ter uma visão holistica, implica não estranhar o futuro, implica resiliencia, implica ter as tais bases. Ter muita matemática não é ( ou não deveria ser ) um capricho. A matemárica é a base dos algoritmos, do cálculo e das estruturas de dados. E agora até já se pode dar o exemplo de como montar circuitos quanticos sem perceber algebra linear... Não dá.
O problema não é o engenheiro fazer tudo porque claro que faz, andamos lá a partir pedra no mínimo 5 anos, mais do que aprendemos é a capacidade de, "aprender a aprender", e resolver problemas, e por isso a adaptabilidade é grande.

A questão aqui é se para se ganhar dinheiro na área da informática é necessário ser engenheiro informático, e isso tem relevância especial relevância quando se vai tirar um curso em pós laboral. Mas tu és da área saberás melhor claro..

• Like

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,142
O problema não é o engenheiro fazer tudo porque claro que faz, andamos lá a partir pedra no mínimo 5 anos, mais do que aprendemos é a capacidade de, "aprender a aprender", e resolver problemas, e por isso a adaptabilidade é grande.

A questão aqui é se para se ganhar dinheiro na área da informática é necessário ser engenheiro informático, e isso tem relevância especial relevância quando se vai tirar um curso em pós laboral. Mas tu és da área saberás melhor claro..
A minha única ressalva é para a suposta inutilidade do curso de engenharia. Não concordo com isso.

São coisas distintas. A preparação a meu ver é outra e mais completa. Mas claro que não é ncessário para conseguir um bom emprego na área. E na informática sim, para programação, paga-se muito bem para quem sabe "daquilo". O problema poderá ser quando o paradigma muda ao fim de X anos. É preciso ter cuidado com isso. Linguagens de programação vêm e vão a uma velocidade impressionante, por várias razões.

• Like
Reações: sirmister