#Basquetebol Escalões de formação

onurB

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2015
5,729
8,804
43
Porto
Falas do miudo canhoto? Foi um jogo, ele não é aquilo tudo. A coisa correu-lhe bem

O melhor jogador do Barreirense é o Afonso Coelho que partiu a mão no jogo de sabado e nao jogou no domingo.
Inclusive tambem falhou a fase final de sub16 que é o escalão dele
Assim sendo, meto a minha viola no saco pois confesso que só o vi a jogar naquele jogo. ;)

Mas o jogo que ele fez foi inacreditável e, se não me engano, jogou o jogo todo! Fisicamente, é um grande atleta.
Ganhava os ressaltos, fazia roubos de bola, ia sem medo para as penetrações, marcava de fora...enfim, a coisa então correu-lhe realmente bem.

guardabel

Bancada central
Não sei se já ouviram falar do Apolo Caetano. Está no Centro Nacional de Treino, em Ponte de Sôr, fazendo parte de uma elite de miúdos que vive, treina e estuda naquela cidade. Ao fim de semana, o Apolo é a principal figura dos sub16 do FC Porto, jogando também nos sub18.

A NBA Academy convidou-o a participar nas atividades que se vão realizar em Paris aquando do jogo entre os Chicago Bulls e os Detroit Pistons, que vai ocorrer no dia 18 de janeiro. Ele vai fazer parte de uma seleção de jovens U16, integrados nas NBA Academy de Austrália, África, América Latina e Ásia, com a inclusão de 2 atletas europeus convidados. Ele foi um dos europeus escolhidos.

É sempre prematuro fazer afirmações destas numa idade tão precoce, mas eu tenho a sensação de que vamos ter aqui, futuramente, o melhor jogador português de sempre.

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
24,422
16,565
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
Não sei se já ouviram falar do Apolo Caetano. Está no Centro Nacional de Treino, em Ponte de Sôr, fazendo parte de uma elite de miúdos que vive, treina e estuda naquela cidade. Ao fim de semana, o Apolo é a principal figura dos sub16 do FC Porto, jogando também nos sub18.

A NBA Academy convidou-o a participar nas atividades que se vão realizar em Paris aquando do jogo entre os Chicago Bulls e os Detroit Pistons, que vai ocorrer no dia 18 de janeiro. Ele vai fazer parte de uma seleção de jovens U16, integrados nas NBA Academy de Austrália, África, América Latina e Ásia, com a inclusão de 2 atletas europeus convidados. Ele foi um dos europeus escolhidos.

É sempre prematuro fazer afirmações destas numa idade tão precoce, mas eu tenho a sensação de que vamos ter aqui, futuramente, o melhor jogador português de sempre.
Não conheço o atleta, mas alguém ja falou nele por aí

Fuzila

Bancada central
19 Agosto 2015
1,408
1,493
Não conheço o atleta, mas alguém ja falou nele por aí
Eu falei dele num outro tópico em conversa com o @Emanujor e o @Northside (não me lembro é qual tópico...)

Sobre o Apolo é um super talento como há muito tempo não vi e olhem que eu vi o Amarante e o Vlad com a mesma idade.
Fala-se que teve uma abordagem do Barcelona e de algumas equipas Francesas, não consigo confirmar se é mesmo verdade ou não

Blackadder

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
9,087
8,371
Porto
Ele é convidado após dar show num torneio de selecções sub 16 em Espanha onde os olheiros da NBA Academy ficaram impressionados com ele.

• Like
Reações: Flamma

Emanujor

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
38,120
28,324
62
Aveiro
Eu falei dele num outro tópico em conversa com o @Emanujor e o @Northside (não me lembro é qual tópico...)

Sobre o Apolo é um super talento como há muito tempo não vi e olhem que eu vi o Amarante e o Vlad com a mesma idade.
Fala-se que teve uma abordagem do Barcelona e de algumas equipas Francesas, não consigo confirmar se é mesmo verdade ou não
Sinceramente já não me recordo dessa conversa e também não conheço o atleta.
Joga em que posição?
Que altura tem?

Fuzila

Bancada central
19 Agosto 2015
1,408
1,493
Com este convite o Apolo falha a fase final de sub18 que começa hoje, onde somos os favoritos
Porto, Vasco, Maia, Académico, Salesianos e Póvoa

Para a semana há a de sub16 onde, para mim, o Vasco é o favorito.
Porto, Vasco, Maia, Aroso e provavelmente os dois ultimos lugares serão para o FC Gaia e 5basket

mega_dragon

Tribuna Presidencial
24 Junho 2012
11,583
16,949
Com este convite o Apolo falha a fase final de sub18 que começa hoje, onde somos os favoritos

Porto, Vasco, Maia, Aroso e provavelmente os dois ultimos lugares serão para o FC Gaia e 5basket
Mesmo com o Apolo são favoritos ? Para mim é incompreensível perdermos qualquer competição Distrital ou Regional em Escalões de Formação de qualquer Modalidade. O Porto pela sua dimensão devia captar automaticamente toda a Elite da Região, para além de outra capacidade para captações nacionais, independentemente de haver outros clubes que merecem todo o respeito, com tradições como o Vasco no Basket ou o Valongo no Hóquei.

Última edição:

Fuzila

Bancada central
19 Agosto 2015
1,408
1,493
Mesmo com o Apolo são favoritos ? Para mim é incompreensível perdermos qualquer competição Distrital ou Regional em Escalões de Formação de qualquer Modalidade. O Porto pela sua dimensão devia captar automaticamente toda a Elite da Região, para além de outra capacidade para captações nacionais, independentemente de haver outros clubes que merecem todo o respeito, com tradições como o Vasco no Basket ou o Valongo no Hóquei.
Para mim sim, o Vasco continua como favorito em sub16. São os campeões nacionais em titulo (nos perdemos a final contra eles) e têm um jogador MUITO BOM que é o Panzo. Neste momento só não deve ser o melhor jogador do país porque há o Apolo
O Panzo esteve no verão a treinar no Joventud em Espanha para onde, segundo me dizem, irá jogar no proximo ano.
O Vasco tem mais soluções, a importância do Apolo é muito maior do que a do Panzo..

• Like
Reações: mega_dragon

mega_dragon

Tribuna Presidencial
24 Junho 2012
11,583
16,949
Para mim sim, o Vasco continua como favorito em sub16. São os campeões nacionais em titulo (nos perdemos a final contra eles) e têm um jogador MUITO BOM que é o Panzo. Neste momento só não deve ser o melhor jogador do país porque há o Apolo
O Panzo esteve no verão a treinar no Joventud em Espanha para onde, segundo me dizem, irá jogar no proximo ano.
O Vasco tem mais soluções, a importância do Apolo é muito maior do que a do Panzo..
Lá está. Não entendo como é que o Porto não capta todas essas e outras soluções superiores aos 14/15 anos. Ainda por cima de outro clube da Cidade. Ou seja, nem há desculpas de capacidade de alojamentos.

No mínimo o nosso Clube devia ter concentrada toda a Elite do Norte. Aqui estou a falar de Basquetebol mas é abrangente a todas as Modalidades.

Fuzila

Bancada central
19 Agosto 2015
1,408
1,493
Lá está. Não entendo como é que o Porto não capta todas essas e outras soluções superiores aos 14/15 anos. Ainda por cima de outro clube da Cidade. Ou seja, nem há desculpas de capacidade de alojamentos.

No mínimo o nosso Clube devia ter concentrada toda a Elite do Norte. Aqui estou a falar de Basquetebol mas é abrangente a todas as Modalidades.
É dificil tirar jogadores do Vasco pelo sentimento que eles têm pelo clube. Então no basquetebol há uma rivalidade muito grande.
O segundo problema é que o coordenador do Vasco, que era o treinador de sub16 do ano passado e que é o treinador de sub18 deste ano, era também o selecionador nacional de sub16 até ao ultimo Europeu....

• Like
Reações: Sangue Azul

mega_dragon

Tribuna Presidencial
24 Junho 2012
11,583
16,949
É dificil tirar jogadores do Vasco pelo sentimento que eles têm pelo clube. Então no basquetebol há uma rivalidade muito grande.
O segundo problema é que o coordenador do Vasco, que era o treinador de sub16 do ano passado e que é o treinador de sub18 deste ano, era também o selecionador nacional de sub16 até ao ultimo Europeu....
Faz lembrar um bocadinho o que há em Barcelona entre o Barça e Badalona. De qualquer forma, não falo em retirar agora, mas perceber o potencial mais cedo até aos 13/14. Porque neste caso por rivalidade saudável que exista, é normal que a grande maioria dos miúdos e dos próprios pais sejam Portistas.

guardabel

Bancada central

Perdemos os dois jogos com o Vasco, nesta época, ambos por 1 ponto. Pode cair para qualquer lado. Mas concordo contigo em relação ao facto de estarmos mais dependentes do Apolo do que o Vasco do Panzo. Ainda para mais, nós tivemos a lesão do Tiago Santos (jogador de seleção nacional), que agora está a recuperar. Vamos ver se ainda vai a tempo da fase final.

• Like
Reações: Sangue Azul

Fuzila

Bancada central
19 Agosto 2015
1,408
1,493
Perdemos os dois jogos com o Vasco, nesta época, ambos por 1 ponto. Pode cair para qualquer lado. Mas concordo contigo em relação ao facto de estarmos mais dependentes do Apolo do que o Vasco do Panzo. Ainda para mais, nós tivemos a lesão do Tiago Santos (jogador de seleção nacional), que agora está a recuperar. Vamos ver se ainda vai a tempo da fase final.
É verdade sim, este ano ainda não houve o Tiago Santos.
Acho que ja joga este fim de semana, há hoje e domingo um Porto-Vasco para decidir quem fica em primeiro lugar antes da fase final.

Vamos ver como vai ser gerida a situação porque se o Porto não tem Apolo nos dois dias, o Vasco tambem não deve ter o Panzo hoje e domingo por causa da fase final de sub18

Northside

Bancada central
16 Agosto 2017
1,453
737
0 panzo já teve também proposta do Unicaja e Benfica , Rodrigo Ferreira foi treinar ao Nanterres também

Northside

Bancada central
16 Agosto 2017
1,453
737
Perdemos contra o Vasco por 2pts após prolongamento
Bom resultado … sobre sacar os miúdos ao Vasco … é só aguentar e andar sempre atento , só até Sub 20 /Sub 18 depois eles naturalmente não vão jogar na Proliga se têm talento e são aposta para outro nível de competitividade

• Like
Reações: mega_dragon