Nao concordo , ele no braga teve oportunidade e nao agarrou.desistiram muito cedo de um jogador que sempre teve um bom potencial
Que o comprem.
Nao concordo , ele no braga teve oportunidade e nao agarrou.desistiram muito cedo de um jogador que sempre teve um bom potencial
Teve as oportunidades dele. Até no braga teve.desistiram muito cedo de um jogador que sempre teve um bom potencial
Ele ainda é novo, neste momento dava nos muito jeito. E no Braga jogou bastante e não comprometeu assim tanto. Vai ver o jogo contra o Sporting que ele fez por exemplo, mostra que tem qualidades mas claro ainda é novo.Nao concordo , ele no braga teve oportunidade e nao agarrou.
Que o comprem.
Hoje em dia dizer que é um central para um sistema de 3 defesas é dizer que não tem qualidade para jogar aqui, só por caridade com outros 2 centrais a limpar as asneiras que o 3º faz.Teve as oportunidades dele. Até no braga teve.
Parece-me que é um central para um sistema de 3 defesas.
No Porto nunca chegou a ter consistência, no braga na minha opinião não esteve mal, na minha opinião até fez uma época decente. Esta está a ser a sua segunda época como titular e está a dar frutos… acho que é uma questão de continuidade.Teve as oportunidades dele. Até no braga teve.
Parece-me que é um central para um sistema de 3 defesas.
Acho essa ideia de que é central para 3 defesas um pouco idiota sinceramente seja para que jogador for.Hoje em dia dizer que é um central para um sistema de 3 defesas é dizer que não tem qualidade para jogar aqui, só por caridade com outros 2 centrais a limpar as asneiras que o 3º faz.
Um sistema de 3 centrais protege inerentemente os centrais, pela maior cobertura que 2 elementos providenciam ao invés de apenas 1, e pela divisão do campo em 3 do que em apenas 2. Protege sobretudo centrais com dificuldades no controlo da profundidade a jogar ao centro (no campeonato português tens um bom exemplo, Coates) e evidencia centrais rápidos a jogar descaídos.Acho essa ideia de que é central para 3 defesas um pouco idiota sinceramente seja para que jogador for.
Porque podes por isso para qualquer jogador no mundo.
O Casemiro é jogador para jogar sozinho como médio defensivo…
Não sei se me faço entender. Mas basicamente o que quero dizer é que um jogador se for bem trabalhado e se ganhar rotinas consegue jogar bem tanto com dois defesas como um defesa, porque as qualidades estão la.
Nao digo que não, mas basta um defesa central falhar, seja do meio ou mais descaído. Repara, se isso fosse tão pão pão queijo queijo então todas as equipas com 3 centrais teriam sempre as melhores defesas.Um sistema de 3 centrais protege inerentemente os centrais, pela maior cobertura que 2 elementos providenciam ao invés de apenas 1, e pela divisão do campo em 3 do que em apenas 2. Protege sobretudo centrais com dificuldades no controlo da profundidade a jogar ao centro (no campeonato português tens um bom exemplo, Coates) e evidencia centrais rápidos a jogar descaídos.
Grandes centrais vão ser bons em linhas de 3, de 4 e de 5. Centrais mais limitados estão menos expostos aos erros e às lacunas individuais a 3 do que a 2 no eixo central.
O "é central para jogar com 3" não faz sentido, claro. O correto é "não é um bom central, a jogar a 3 disfarça, ou o impacto dos seus erros é menor". Não existe central para jogar a 3 ou a 2. Existem bons e existem maus centrais. Existem centrais com determinados pontos fortes que se evidenciam mais em linhas de 2 e de 3, e centrais com pontos fracos que se atenuam em linhas de 3.
Não é por ai. É por ter o trabalho mais facilitado, proteger as suas debilidades e potenciar as suas virtudes.Hoje em dia dizer que é um central para um sistema de 3 defesas é dizer que não tem qualidade para jogar aqui, só por caridade com outros 2 centrais a limpar as asneiras que o 3º faz.
Actualmente já é uma nódoa de novo.Não é por ai. É por ter o trabalho mais facilitado, proteger as suas debilidades e potenciar as suas virtudes.
Há exemplos desses. Olha o coates por exemplo. Com o sistema do amorim de 3 centrais começou a render mais. Num sistema de 2 centrais era uma nódoa.
Tem a ver com as dinâmicas muito simples de 2 > 1 em termos de cobertura. Sobretudo quando falamos dos centrais ao centro, que foi o exemplo que mencionei.Nao digo que não, mas basta um defesa central falhar, seja do meio ou mais descaído. Repara, se isso fosse tão pão pão queijo queijo então todas as equipas com 3 centrais teriam sempre as melhores defesas.
Não entendo como disfarça, a jogar a 3 já é rápido? Já sabe sair a jogar? Já ganha mais duelos? Claro que não, tudo tem a ver com dinâmicas.
Nunca voltou a ser o enterrador que era. A ser uma liability.Actualmente já é uma nódoa de novo.
Acho que mais do que isso foi "uma época que engatou".
Tambem é verdade que nao voltou a fazer uma epoca tao boa, mas tambem nao voltou a ser a nodoa que era. Chegava a fazer 3 penaltys num jogo sobre o taremiActualmente já é uma nódoa de novo.
Acho que mais do que isso foi "uma época que engatou".
No final mais relevante que jogar com 3 ou 2 centrais, é o facto do sporting do Amorim ser uma equipa que jogou sempre muito baixa no terreno e que tinha o Palhinha como trinco a frente da defesa que tambem pouco subia...Tem a ver com as dinâmicas muito simples de 2 > 1 em termos de cobertura. Sobretudo quando falamos dos centrais ao centro, que foi o exemplo que mencionei.
E se não entendes já te disse um exemplo prático. Vais ver jogos do sporting de 2016, 2017, 2018 e 2019 e depois vê de 2020 em diante.
Nos primeiros vais ver um Coates perdido, o lumiar a sofrer golos atrás de golos porque o Coates é comido nas costas porque o espaço lateral-central é maior e ele não tem velocidade para encurtar o espaço, a falhar os timings de pressão, a falhar antecipações que dão ocasiões de superioridade numérica para o adversário, a ir em divididas aéreas que geram uma segunda bola descoberta, e a mamar com uma diagonal para a cara do guarda-redes, a ter que se expor a amarelos e vermelhos por faltas em que perde falha em controlar o espaço e deixa o avançado em quase 1x0, etc.
Nos segundos jogos vais ver um Coates que salta na marcação com confiança, e que quando falha o sporting ganha a segunda bola ou tem sempre um homem na cobertura, vais ver muito poucas bolas na profundidade que geram golo por incapacidade do Coates acompanhar o alvo do lançamento (porque ou Feddal, Inácio, Neto, Reis estancam essa ameaça), vais ver um Coates a dominar a bola pelo ar no espaço aéreo defensivo, inclusive a disputar bolas na zona 6, porque o perigo de perder o duelo e sofrer é muito menor, vais ver um Coates numa zona central e na marcação, na função para a qual melhor é talhado. A 2 não faz aquilo, não está ali, nem pode estar ali, porque tem debilidades exploráveis se tivesse as mesmas tendências a jogar a 2.
Lógico que Amorim tem o mérito de coordenar muito bem aquela linha, e as dinâmicas intrasectoriais são muitíssimo importantes, mas um sistema de 3 protege o erro do central do meio no âmbito do entregar das costas defensivas. Mas não, não faz de ninguém melhor central.
Novamente, mascara falhas individuais que de outra forma poderiam ser mais custosas para o coletivo.
PS: Não, não fica melhor em termos de saída de bola individual, simplesmente o vês a errar menos (cá está o mascarar de uma lacuna técnica) porque uma circulação a 4+1 ou a 5+1 atrás é muito diferente, os acessos de circulação são maiores, e a permeabilidade à pressão diminui também com o aumentar de soluções curtas.
Exatamente. No entanto, também percebo o que escreveu o Rm95, porque há centrais que funcionam mais como líbero. Claro que dentro das dinâmicas da equipa pode funcionar um central mais fixo com um mais solto.Acho essa ideia de que é central para 3 defesas um pouco idiota sinceramente seja para que jogador for.
Porque podes por isso para qualquer jogador no mundo.
O Casemiro é jogador para jogar sozinho como médio defensivo…
Não sei se me faço entender. Mas basicamente o que quero dizer é que um jogador se for bem trabalhado e se ganhar rotinas consegue jogar bem tanto com dois defesas como um defesa, porque as qualidades estão la.
Por acaso quando falaste em 3º central estava mais a pensar no Luís Neto, que só é possível ser titular se jogar ao colinho de outros 2 centrais.Não é por ai. É por ter o trabalho mais facilitado, proteger as suas debilidades e potenciar as suas virtudes.
Há exemplos desses. Olha o coates por exemplo. Com o sistema do amorim de 3 centrais começou a render mais. Num sistema de 2 centrais era uma nódoa.
Era o Taremi vá.Tambem é verdade que nao voltou a fazer uma epoca tao boa, mas tambem nao voltou a ser a nodoa que era. Chegava a fazer 3 penaltys num jogo sobre o taremi