Alguém sabe onde, no Porto, (aqui em Gaia, não acradito que haja), se pode jantar uma boa cabidela ???
A cabidela bem feita tem que ser de galo ou galinha e de preferência morto na altura e tirar o sangue de imediato e nunca congelar. Claro que um prato destes tens que esperar 20 a 30m para comeres. Outra coisa essencial é a qualidade do arroz, se for fraco ou barato não te sabe bem o arroz dito aqui no Porto de sangue.
Outra situação muito importante é a quantidade de vinagre a adicionar, não pode ser muito avinagrado nem pouco.
É um prato no mínimo para 4 pessoas.
Claro que há restaurantes que servem o dito arroz de cabidela ou pica no chão para muitas pessoas no chamado prato do dia mas não é a mesma coisa.
Fazendo uma comparação; 20 anos atrás, a última vez que comi lá francesinha, no Capa Negra pedí uma francesinha e uma caneca de cerveja.
O que veio 1º? a francesinha, cerca de 5m depois de pedir. Não podia prestar.
Não te indico nenhum que faça cabidela porque as gerências mudam, o cozinheiro muda e as coisas alteram-se.
O último que fui foi em Campo-Valongo, na questão avinagrado estava bom, galo idem mas o arroz era fraquissimo, de baixa qualidade, e assim não dá.
Reclamei? Já faz tempo que fazia isso, agora é + no restaurante.
Curiosamente nesse mesmo restaurante comi anteriormente feijoada à transmontana e estava muito bom. Na maioria dos restaurantes ou não metem os ingredientes todos da receita ou vão ao "panelão" e "tiram a eito" e sai mais de umas coisas e pouco ou nada de outras. O que diferencia um restaurante de outro é fundamentalmente o profissionalismo da cozinha, do cozinheiro/a e ajudantes.
Para terminar; parece que sou "bom cozinheiro" - ERRADO, pouco sei fazer mas sei "comer" e sei o que diferencia o bom do mau.
PS;
Atenção que Gaia é muito grande e deve ter restaurantes ditos regionais ou chamadas tascas que se come bem e de tudo. A questão é saberes aonde. Tens a Gaia urbana e a Gaia rural, nessa é que deves procurar creio eu. O turismo é bom do ponto de vista económico, para tudo ou quase, mas faz descer a qualidade dos pratos em certos locais. Em Nice por exemplo este ano comi nos 2 primeiros dias no chamado centro turistico - tudo caro e foleiro. fugi desses locais, fui ao Nice dos habitantes e encontrei cozinha francesa excelente e paguei 1/3 do que citei antes.