Guerra Rússia - Ucrânia

PortoEternoImortal

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,813
9,393
É muita pipoca e muitas séries moço.
São opiniões, cada um queima a pipoca como quer e divaga como quer. Eu como não sou expert militar e não divago em invasões russas a Portugal e quais os generais que são espiões ou não . Divago numa constatação de senso comum muito simples: Ocidente a mendigar de mão estendida á China para resolver este conflito, visto que o Ocidente sozinho não o conseguirá. Rússia totalmente dependente da China a todos os níveis. É fácil concluir para onde irá o Poder e quem lançará as cartas no futuro.

Última edição:
  • Haha
Reações: Pinetree

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,813
9,393
E sim se a China por um Milagre dos Távoras. Por os palitos na Rússia e tomar partido neste conflito pelo o Ocidente e pela causa ucraniana, fará com um interesse e terá um preço muito elevado, e só vejo um interesse geoestratégico que a China possa eventualmente ter. Dominar politicamente a Rússia apos um caos que uma implosão interna russa iria causar. E sim colocar um regime em todo semelhante ao regime chinês, ou mais radicalizado do ponto de vista ideológico como o Norte coreano. Se estão á espera que a Rússia se ocidentalize. Após uma eventual queda do regime russo e fique pró-ocidente e tal e achar que o mundo ainda é eurocêntrico e que a Nato e o Ocidente mandam nisto tudo, e achar que a China só quer negócios e manter a Globalização viva é no mínimo anacrónico e ingénuo acreditar em tais cenários.

Última edição:
  • Haha

fgomes

Tribuna Presidencial
26 Maio 2014
18,921
36,103
Conquistas
4
Porto
  • Campeão Nacional 19/20
  • Bobby Robson
  • Lucho González
  • Deco
Um dia se tiveres que emigrar, e de apenas dois países tiveres de escolher um (Estados Unidos e Rússia...) claramente escolheras o 2° certo???

"O Russian dream"

Alguns comentários são tão ridículos...
Lê mais devagar o que eu escrevi, possivelmente vais entender melhor o quis dizer e deixa de ser ridículo…. Não falei na invasão da Ucrânia, só em influência sobre o políticos europeus.

• Like
Reações: MiguelDeco

Jules Winnfield

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
17,896
9,414
A globalização como a conhecemos até hoje não tem mais substrato moral. Cada vez mais a opinião pública e a força da sociedade perante os seus governos vai condicionar o consumo e o desenvolvimento das relações internacionais.

A velocidade e os meios de círculos da informação e a forma como chegam às pessoas evoluiu drasticamente. Ninguém vai ficar indiferente às opções políticas dos governantes perante estados que condicionam a liberdade. Em sociedade cada vez mais desenvolvidas os aspetos sociais tendem a sobrepor-se aos aspetos económicos.

Será que o El Dorado, da China enquanto produtor vai continuar a prevalecer? Será que os consumidores cada vez mais se vão interrogar para onde vai o dinheiro nas suas decisões de compra?

Será a globalização futura seletiva?

Última edição:
  • Like
Reações: AjpAlmeida

AntonioMachado

Bancada central
11 Outubro 2019
2,070
3,131
O Biden, com todos os seus problemas, conseguiu 2 feitos que o mundo pode agradecer'
-derrotar o lunático do Trump-que mundo teríamos hoje se ele tivesse ganho perante este crime da Rússia.

- a posição que teve, juntamente com a Europa face à este ataque à democracia.

Agora, até parece que os Chineses estão a começar a ir no caminho certo.
O Biden é um filho da puta.
Mas - nunca pensei escrever isto - neste momento é o nosso filho da puta.

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,960
72,096
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
A globalização como a conhecemos até hoje não tem mais substrato moral. Cada vez mais a opinião pública e a força da sociedade perante os seus governos vai condicionar o consumo e o desenvolvimento das relações internacionais.

A velocidade e os meios de círculos informação da informação e a forma como chegam às pessoas evoluiu drasticamente. Ninguém vai ficar indiferente às opções políticas operantes estados que condicionam a liberdade. Em sociedade cada vez mais desenvolvidas os aspetos sociais tendem a sobrepor-se aos aspetos económicos.

Será que o El Dorado, da China enquanto produtor vai continuar a prevalecer? Será que os consumidores cada vez mais se vão interrogar para onde vai o dinheiro nas suas decisões de compra?

Será a globalização futura seletiva?
A China, a China, a China,...

Noutros anos era a Índia que ia dominar tudo...

A China se o ocidente se aborrecer passa a ser uma Coreia um pouco maior. E esqueçam a Rússia. O Putin não vai durar sempre. Já tem 70 anos.

As elites russas, militares e etc, gostam muito do estilo de vida ocidental, gostam que os filhos andem nas escolas europeias, o próprio povo russo também gosta bastante de viajar pela Europa, as novas gerações já cresceram a ver netflixs e companhia, e consomem muito produto ocidental...

Ficar dependentes de um país com tantas assimetrias como a China, a longo prazo, não me parece que vá acontecer.

• Like

Pinetree

Tribuna Presidencial
27 Maio 2012
14,851
7,335
Na realidade os Americanos não são muito diferentes do Russos… Neste momento querem e dinheiro e conseguem a custa de políticos sem visão e conas qb
Neste planeta, ninguém da nada a ninguém. Deves viver no país das maravilhas. Eu prefiro ter acordos com países com democracias do que países autocratas. Encher a pansa a ditadores é só estúpido e a UE já deu de da pancada!
E sim continua a ser ridícula a tua comparação!

• Like
Reações: Flames

Pinetree

Tribuna Presidencial
27 Maio 2012
14,851
7,335
Os oligarcas que ele criou e que se lembrarem de o tentar trair levarão o mesmo tratamento do navalny e serão substituídos por outros testas de ferro. Porque os envenenamentos são ordenados pelo... Putin.. e não pelos oligarcas..
Eu julgo que não entendes como é que funciona esse sistema.
Espera então que o putin seja envenenado como solução para isto.. Pode ser que isso aconteça de facto..
Sabes por acaso das tentativas de assassinato a Hitler? E sabes que uma delas foi quase conseguida?!?

Volto a repetir, a realidade por vezes ultrapassa a ficção.

Cheue

12 Maio 2016
23,601
37,461
Conquistas
7
108

A China se o ocidente se aborrecer passa a ser uma Coreia um pouco maior. E esqueçam a Rússia. O Putin não vai durar sempre. Já tem 70 anos.

As elites russas, militares e etc, gostam muito do estilo de vida ocidental, gostam que os filhos andem nas escolas europeias, o próprio povo russo também gosta bastante de viajar pela Europa, as novas gerações já cresceram a ver netflixs e companhia, e consomem muito produto ocidental...

Ficar dependentes de um país com tantas assimetrias como a China, a longo prazo, não me parece que vá acontecer.
a China em 2021 já teve um gdp maior que a UE inteira...

não se compare com a Russia...

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,813
9,393

China, uma coreia um pouco maior? É só o país mais populoso do Mundo. Com um crescimento económico brutal e mais um melhoramento substancial do nível de vida, o que tem demonstrado que não é necessário ser-se um democracia ocidental para se ter melhoramento dos índices de desenvolvimento humano e social.
Desculpa discordar. A Rússia cosmopolita. São Petersburgo e Moscovo. Depois temos a Rússia profunda. Não é um país populoso mas é enorme territorialmente. O nacionalismo russo existe e não é um nacionalismo bonito.
Acho que já foi mais que provado que a democracia não se exporta, viu-se nos países do Magreb e Médio Oriente as enormes incompatibilidades entre tradições, crenças e dogmas religiosos com regimes democráticos. Não me parece que a Rússia alguma vez venha a ser uma democracia ao estilo liberal, será sempre autocrática. Muito menos a China.

• Like
Reações: Tails

Pinetree

Tribuna Presidencial
27 Maio 2012
14,851
7,335
Neste momento temos o Ocidente a mendigar, a implorar á China que tome uma posição , claro que qualquer traição que a China faça ao seu aliado natural do Bric terá um preço elevado.
Temos a Rússia nas mãos da China.
Tanto a Rússia como o Ocidente estão reféns da China.
Moral da historia é claro quem será no futuro próximo, a superpotência hegemónica que marcará a Nova Ordem Mundial. E desenganem-se aqueles que acham que a China só se move por interesses económicos, mercantilistas, e que só se preocupa pela manutenção da globalização e que não se move por interesses ideológicos, geopolíticos, territoriais e militares.
No final na minha opinião caso o Putin saia de cena, teremos uma Rússia comunista uma espécie de Coreia do Norte em ponto gigante.
A implorar?!?!🤣🤣🤣🤣

És tu guerreiro? Ou é uma caixa de ressonância do Kremlin?!?!

Ide para a China c***** ou para a russia, saiam da "ditadura" europeia!!!

Haja estômago para estes seres🤢🤮

Pinetree

Tribuna Presidencial
27 Maio 2012
14,851
7,335

Deixa os Amares.
Há um bando de idiotas que idolatram a China, Rússia mas nem metem lá os pés para viver... O problema deles é o ódio que têm aos states.🤣

• Like
Reações: Vieira_Amares

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,813
9,393
Já a Ucrânia teria todas as condições, para se tornar uma democracia liberal. Além de um povo extremamente culto. É um pais que poderia caso tivesse um desenvolvimento idêntico ao que teve uma Polonia. Se tornar numa potencia europeia.

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,813
9,393
A implorar?!?!🤣🤣🤣🤣

Os teus insultos a mim pouco me dizem. Muito menos a tua retorica depreciativa, seres e tal queres insultos mas não te safas não te respondo á letra. Alias não me dás lições de democracia como é logico.

• Haha

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,813
9,393
A implorar?!?!🤣🤣🤣🤣

Há e podes crêr que andamos mesmo a implorar como é obvio e isso é claro .Entretanto delicia-te com as centenas de milhares de refugiados, mortos, que esta guerra está a provocar. e mete mais gasolina na fogueira.
Já agora faz um favor não tragas esta guerra para cá. Se a queres tens bom remédio alista-te na frente ucraniana. Eu por mim dispenso-a.

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,813
9,393
Para alguns ser Pacifista é ser Putinista e pro-russo. Está bonito o fanatismo que esta guerra está a criar na mente de certos seres que vêm o mundo a preto e branco. Que acham que a solução para a Paz, é ou a Nato entrar numa guerra contra uma potencia nuclear com um louco ao leme. Ou não negociar com a Rússia e perpetuar esta guerra por anos.

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
8,485
12,947
Volta e meia lá volta o debate neste tópico como se se estivesse a debater um Porto regime.

A falta de noção/conhecimento é desculpável, a arrogância/achincalhamento da opinião alheia, ainda para mais suportada em teorias/opiniões tão sustentáveis como uma birra de crianças, é (apenas) ridiculo.

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
China, uma coreia um pouco maior? É só o país mais populoso do Mundo. Com um crescimento económico brutal e mais um melhoramento substancial do nível de vida, o que tem demonstrado que não é necessário ser-se um democracia ocidental para se ter melhoramento dos índices de desenvolvimento humano e social.
Desculpa discordar. A Rússia cosmopolita. São Petersburgo e Moscovo. Depois temos a Rússia profunda. Não é um país populoso mas é enorme territorialmente. O nacionalismo russo existe e não é um nacionalismo bonito.
Acho que já foi mais que provado que a democracia não se exporta, viu-se nos países do Magreb e Médio Oriente as enormes incompatibilidades entre tradições, crenças e dogmas religiosos com regimes democráticos. Não me parece que a Rússia alguma vez venha a ser uma democracia ao estilo liberal, será sempre autocrática. Muito menos a China.
De acordo com a tabela de IDH a China tem um IDH de 0,758 em 2019 era de 0.761 está muito longe dos padrões de qualidade de vida da UE(Portugal tem IDH de 0,85), estamos a falar de um país onde se trabalha 12 horas por dia. E mesmo a nível de PIB per Capita a China encontra-se bem abaixo de Portugal, só Hong Kong é que tem PIB per Capita muito alto. A China será sempre a China que conhecemos, dificilmente alguma vez serão um país livre.
A Rússia é um caso diferente, quase 90% da população russa reside na zona europeia. Na Rússia existe uma enorme discrepância geracional na Rússia entre as gerações mais velhas que conheceram o regime soviético, onde o sentimento nacionalista russo prevalece fortemente e depois há as populações mais jovens que pensam muito diferente, pensam como os jovens do ocidente, os jovens russos e ocidentais ambos viveram e cresceram na era da Internet. A Rússia a longo prazo tem todas as condições para se tornar uma democracia. Convém dizer que hoje numa fase onde os próprios valores liberais estão a ser altamente questionados também pelos jovens ocidentais.

Última edição:
  • Like
Reações: PortoEternoImortal

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,813
9,393
Volta e meia lá volta o debate neste tópico como se se estivesse a debater um Porto regime.

A falta de noção/conhecimento é desculpável, a arrogância/achincalhamento da opinião alheia, ainda para mais suportada em teorias/opiniões tão sustentáveis como uma birra de crianças, é (apenas) ridiculo.
A mim não afecta e não levo a peito essas ofensas nota-se que as pessoas não estão parar para pensar neste problema e sei bem quem sou, e sou um pacifista, democrata, que acredito na economia de mercado, e tenho posições de esquerda mas também algumas de direita( no que respeita a autoridade das forças policiais e armadas por exemplo sou muito mais de direita que de esquerda) .
Agora o incrível e estarmos a entrar numa histeria tipo guerra fria, era miúdo mas lembro-me bem o que eram os finais dos anos 80 e o medo que havia e agora estamos nisto novamente.
Para mim achar que acabasse com esta guerra sem fazer cedências ou negociações com Rússia, e achar que a Rússia vai sair do sul e leste da Ucrânia do Donbas, da Crimeia e que a Ucrânia fica novamente com o seu território total pré-2014, é lirismo, é uma ilusão isso não vai acontecer. É injusto, é inconstitucional é uma invasão é. Mas é o preço para aquele território ter Paz e este horror humano parar.

• Like
Reações: Vlk

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,813
9,393
De acordo com a tabela de IDH a China tem um IDH de 0,758 em 2019 era de 0.761 está muito longe dos padrões de qualidade de vida da UE(Portugal tem IDH de 0,85), estamos a falar de um país onde se trabalha 12 horas por dia. E mesmo a nível de PIB per Capita a China encontra-se abaixo de Portugal, só Hong Kong é que tem PIB per Capita muito alto. A China será sempre a China que conhecemos, dificilmente alguma vez serão um país livre.
A Rússia é um caso diferente, quase 90% da população russa reside na zona europeia. Na Rússia existe uma enorme discrepância geracional na Rússia entre as gerações mais velhas que conheceram o regime soviético, onde o sentimento nacionalista russo prevalece fortemente e depois há as populações mais jovens que pensam muito diferente, pensam como os jovens do ocidente, os jovens russos e ocidentais ambos viveram e cresceram na era da Internet. A Rússia a longo prazo tem todas as condições para se tornar uma democracia, não à maneira europeia. Vivemos hoje numa fase onde os próprios valores liberais estão a ser altamente questionados também pelos jovens ocidentais.
Sim totalmente de acordo os índices de desenvolvimento social e humano na China são muito inferiores a UE/Oceânia e América do Norte. A questão é o que era a China nos anos 60,70,80 e o que é agora. A nova classe média que criaram. Todos sabemos á custa de violações claras de direitos humanos e de dignidade humana e também com submissão de diferentes etnias no interior do seu território . Mas é um país que a nível de população faz 3 Europas. Num espaço territorial idêntico. O que eles fizeram desde dos anos 90 para cá é impressionante. E para mim é claro que o centro do Mundo mudou de longitude.