A ideia parece ser destruir ao máximo o exército ucraniano para numa posição de força extrair outro tipo de concessões do seu governo, mas aparentemente tentar fora das zonas já controladas da Ucrânia (Crimeia e as «republicas» separatistas) usar o menos de tropas no chão o possível para manter as casualidades russas ao mínimo.
Se o objectivo for só uma garantia de não entrada na NATO e cedência oficial desses territórios não acho impossível que os russos consigam o que querem, mas se houver outro tipo de metas que envolvam mobilização geral e ocupação de todo o território a prazo acaba mal para eles, como não acho que o Putin seja tonto tendo a acreditar que tenha noção disso, mas as dinâmicas de uma liderança autoritária são sempre imprevisíveis.
O mais provável é o Putin ter noção que não consegue controlar e manter toda a Ucrânia, a minha dúvida é se acredita que consiga manter todo o leste do país que maioritariamente fala russo ou apenas aquilo que já controla, é porque mesmo manter só o leste do país pode ser um plano demasiado ambicioso, sendo verdade que os russófonos estão em maioria, ser russófono não é a mesma coisa exacta que ser russo e os ucranianos são uma minoria significativa e vão exigir por isso mesmo também uma presença significativa de tropas no terreno para os controlar, pode ser por aqui que as coisas lhe vão correr mal.