Política Nacional

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
13,873
14,508
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
Sou um militante do PSD.
Nunca votei Rui Rio, votei Santana, Montenegro e agora Rangel.
Não pondo em causa a seriedade de Rio, sempre lhe faltou carisma, o gosto de estar e falar com o povo. Cheguei a dar esta minha opinião em reuniões.
Agora não vale a pena chorar.
Salvador Malheiro, é muito inteligente. Vai controlando parte do aparelho, mas sabe que não poderá aspirar a mais.
A sua aproximação a Montenegro não é inocente. Foi essa aproximação que fez Rio ganhar a Rangel.
Será que a contrapartida agora é apoiar Montenegro contra Pinto Luz?
Penso que sim.
Interessante vai ser ver o posicionamento de Moedas nestas eleições.
Eu acho que o maior problema do PSD e sobretudo do Rio foi achar que foi ele que ganhou a CMLisboa, não percebendo que foi o Medina que a perdeu por desleixo, mas sobretudo por não ter compreendido o efeito das sondagens.
As sondagens que sempre lhe deram a vitória garantida, levaram a que muitos eleitores ficassem em casa.

Agora foi o oposto, e o Rio não conseguiu fazer essa leitura, ficou mais arrogante para o final da campanha, sugerindo que o Costa perdesse com dignidade e falando de uma vitória quase como certa - e eu sempre achei que ia ser uma derrota forte, não tão humilhante como foi, mas forte.
E isso mobilizou (e muito) os eleitores do PS.

Deveria ter tido mais tacto e uma leitura mais terra a terra das sondagens, sobretudo porque o que se sentia, na rua, era que o povo queria o Costa.

dortmund

Tribuna
10 Março 2012
4,015
6,527
Conquistas
3
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
  • Jardel
Eu acho que o maior problema do PSD e sobretudo do Rio foi achar que foi ele que ganhou a CMLisboa, não percebendo que foi o Medina que a perdeu por desleixo, mas sobretudo por não ter compreendido o efeito das sondagens.
As sondagens que sempre lhe deram a vitória garantida, levaram a que muitos eleitores ficassem em casa.

Agora foi o oposto, e o Rio não conseguiu fazer essa leitura, ficou mais arrogante para o final da campanha, sugerindo que o Costa perdesse com dignidade e falando de uma vitória quase como certa - e eu sempre achei que ia ser uma derrota forte, não tão humilhante como foi, mas forte.
E isso mobilizou (e muito) os eleitores do PS.

Deveria ter tido mais tacto e uma leitura mais terra a terra das sondagens, sobretudo porque o que se sentia, na rua, era que o povo queria o Costa.
Rio nunca percebeu, nem se preocupou em perceber o povo.

• Like
Reações: Calabote

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
8,029
9,541
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Falar ‘em Neoliberalismo sem mencionar as mudancas demograficas que forms tornando os estados sociais incomportaveis nos anos 70 nao fax sentido.
Compreendo que o inverno demográfico traga desafios urgentes e de difícil resolução aos modelos de estado social. Contudo, há que encontrar fórmulas que invertam as tendências de desigualdade crescente que se têm aprofundado de forma mais ou menos generalizada pelo planeta. Problema em grande parte provocado pela adopção do modelo neoliberal e por fenómenos perversos do actual sistema económico, excessivamente desregulado, com demasiados buracos e abébias, com mecanismos de geração de riqueza desligados da economia real... . Quando os próprios EUA se chegam à frente na exigência de taxar os gigantes multinacionais, muitos deles peritos em gerar riqueza para poucos e retribuir o menos possível, podemos suspeitar que algo nos escapou das mãos ao longo das últimas décadas. A discussão importa e deve ser feita. Que modelo de desenvolvimento para o futuro? Crescimento económico permanente? Qualidade de vida? Melhor distribuição de recursos? ... os problemas são colossais e o país, por si só, muito dificilmente encontrará respostas para todas as questões. Ainda que o actual modelo crie riqueza (e não é assim para todos os grupos sociais, há quem esteja pior hoje que há décadas atrás ou permaneça estagnado), a discrepância de recursos é tal que viveremos, ou melhor, vivemos neste momento sentados sobre autênticos barris de pólvora.

Última edição:

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
25,134
15,779
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Sou um militante do PSD.
Não pondo em causa a seriedade de Rio, sempre lhe faltou carisma, o gosto de estar e falar com o povo. Cheguei a dar esta minha opinião em reuniões.
Salvador Malheiro, é muito inteligente. Vai controlando parte do aparelho, mas sabe que não poderá aspirar a mais.
A sua aproximação a Montenegro não é inocente. Foi essa aproximação que fez Rio ganhar a Rangel.
Penso que sim.
Como deves saber não sou PSD mas gosto, por prazer de gostar da chamada coisa pública, de analisar política e ouço com toda a atenção todos os intervenientes sejam mediáticos ou não.
Poiares Maduro, um homem inteligente, sugeriu ontem na tv que antes de haver um Congresso, que terá diretas e só depois a aclamação do líder, deveria haver uma digamos convenção em que discutissem ideias para o futuro antes da eleição do líder.
Eu acho a melhor ideia, 4 anos é muito tempo e em vez de se trabalhar em "cima do joelho" em alturas de eleições há tempo para discutir uma estratégia que coloque o PSD em posição de discutir o poder em princípio em 2026.
Há necessidade disso, diria urgente, quer na Direita quer na Esquerda sob pena de assistirmos à mexicanização da política portuguesa (e estou à vontade para falar disso porque votei PS mas não sou militante nem nunca serei, o meu voto está explicado aqui neste tópico páginas atrás).

Don Corleone

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2019
8,699
13,696
Conquistas
17
  • Hulk
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Madjer
Todos erramos, mas certas pessoas e em certos cargos não o devem fazer, sem esperar ficar manchados para sempre.
É isto que esperamos de um possível futuro 1º ministro?
Não me faz confusão nenhuma que o Rangel apanhe pielas. Também já as apanhei e não é por isso que deixo de ser mais ou menos sério.

• Like
Reações: MiguelDeco e Vlk

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
8,029
9,541
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
É um senhor interessante, que sempre que se fala em aumentos salariais reage pedindo contenção e contestando. Talvez essa atitude nos possibilite compreender algumas das causas que levam a que os salários subam por decreto. É que, caso contrário, em muitas empresas (e faça-se justiça a quem tem na valorização salarial dos trabalhadores uma prioridade), não subiriam de todo ou aumentariam abaixo do possível. Essa oposição empresário - trabalhador merece também alguma reflexão, se não será possível desenvolver um outro tipo de mentalidade e relação laboral e económica.

Última edição:

N.

Tribuna
20 Junho 2019
3,447
4,742
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
Essas declarações não têm rigorosamente nada de mal. Rigorosamente nada. E longe de mim, mas mesmo longe, defender o PS ou António Costa.

Já estas do Jerónimo ficaram para a história e envelheceram ainda melhor... :rolleyes:

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
É populismo na mesma.
Eu posso ser contra ou a favor, simples, mas eles usam o futebol para ser populares, no caso do Rio contra o Porto, dava lhe popularidade.

Fanatismo? O Jorge Sampaio. Esse era fanático por futebol, ponto, mas nunca usou o futebol para se promover.
Rui Rio pode ter muitos defeitos, mas está muito longe de ser um populista. Este caso não traduz nenhum populismo, mas sim uma atitude mais autoritária de Rui Rio sobre o NGC.
Eu gostava de perceber o que tu entendes por populismo.

Se não fosse a carreira política de António Costa e as suas ambições, andava por aí a espalhar a cartilha do Toupeirense nas TVs. Olha um exemplo Telmo Correia, agora se este último fosse ministro de Sócrates, presidente de Câmara de Lisboa e depois PM, não andava certamente pelas TVs a fazer propaganda pelo Toupeirense.

Última edição:

DECO-10

Tribuna Presidencial
24 Julho 2013
6,164
1,892
Sou um militante do PSD.
Penso que sim.
Entre muitas outras coisas, o PSD tem que se assumir como um partido que está do lado do tecido empresarial português e que acredita na recompensação dos trabalhadores dedicados e talentosos e na distinção destes comparativamente aos demais (que não querem trabalhar nem aprender).
Na prática, isto faz sempre parte da visão Social Democrata mas o Rui Rio nunca teve "talento verbal" para o fazer entender.

Porto

Tribuna
13 Março 2012
4,678
3,202
Conquistas
3
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • Alfredo Quintana
Hoje é dia 01 de Fevereiro de 1975 ? ou de 2022 ? Para quando o fim da dicotomia Esquerda/Direita? Há malta que vai á janela e no seu imaginário está a ver passar Tanques e pessoas com Cravos.... Á noite reconfortam-se na sua travesseira imaginando-se a viver nesses tempos, pensando-se também eles do bem, e aqueles revolucionários. No entanto passaram 50 anos, o Mundo andou, o Mundo mudou. Talvez se perdessem mais tempo a pensar porque somos os últimos da UE e estarmos ciclicamente a entrar em Bancarrotas, talvez, mas só talvez, vivêssemos melhor. Mas continuem na velha Guerra ideológica, como se tivéssemos ficado presos a esse momento.

1975? Estou a falar de/ em 2022—2026.

Por ideologia queres dizer valores, presumo. E sim, nesse caso valores continuam a ser muito importantes para as decisões humanas. Há quem pense no seu próprio umbigo, há quem consiga ir um pouco mais longe.

Há gente com muito dinheiro em Portugal não há? E também há muita gente a trabalhar não há? Mas tu achas que a culpa é dos trabalhadores e não dos que asfixiam a qualidade de vida da maioria da população , nem dos que corrompem, e fogem ao fisco; com certeza que estarás pronto para mandar as culpas para as mães solteiras/divorciadas/viúvas que recebem 80€ de RSI por mês.