Nada contra isso.Já nas presidenciais do ano passado foi a mesma coisa, há 2 anos que estamos nesta pandemia e nem uma m**da de umas eleições sabem organizar? E agora querem mudar as coisas tudo em cima do joelho, quando tiveram mais que tempo para preparar o processo eleitoral. No ano passado nas presidenciais já não era possível, porque estávamos em estado de emergência, que não permitia quaisquer revisões constituicionais.
Nas eleições presidenciais da Alemanha havia comissões de eleições(bem equipadas) a ir a casa das pessoas(idosos, infectados, etc.), dando-lhes o boletim de voto e assim todos votavam sem constrangimentos. É assim tão difícil replicar o mesmo?
Só defendo que a digitalizacao de voto para mim constitui um risco e não a vejo como solução.
Sobre medidas alternativas, eu defendo que efectivamente se comece a mudar, mas tambem na minha opinião, esses ensaios deveriam ocorrer em eleiçoes de menor relevancia.
A meu ver, e posso tar a cometer um erro grave, mas a meu ver, as eleiçoes autarquicas e as legislativas são as mais importantes, pois tem impacto directo no dia a dia de cada um de nós.
As presidenciais tambem são importantes. As europeias, entao, acho que efectivamente das 4 estão é a menos sujeita a manipulaçoes.
Se fosse eu a escolher, escolheria as presidencias e as europeias como cobaias para novas formas de votação, ou metodologias de votação, mas infeliz ou felizmente, eleiçoes não acontecem regularmente. É dificil ensaiar as coisas. As vezes pensamos que estamos a facilitar, e podemos tar a dificultar as coisas, pois as prespectivas são diferentes. Uma má decisão, em vez de chamar pessoas, pode inclusive afastar ainda mais. É sempre um tema muito sensivel, e acredito que todos nós, governantes, etc gostavam de evoluir, mas efectivamente é um tema sempre sensivel, pois queremos evoluir sem que haja perda de confiança.