Eu sei que está muito na “moda” esta questão de se juntar as duas grandes guerras mas na minha opinião é precisamente o oposto. São duas guerras completamente diferentes, travadas por motivos completamente diferentes e acima de tudo por motivos muito diferentes.
E as razões tu próprio as apontas e bem. É que o mundo mudou completamente nesse interregno! A primeira grande guerra é a ultima das guerras “típicas” europeias e a segunda grande guerra a primeira das “modernas”…
A primeira é o último resquício da nobreza, a segunda é uma luta ideológica das democracias que surgiram após o fim dessa nobreza. A primeira é uma luta de imperios, a segunda de países.
Sim, claro que há um fio condutor e há pontos de contacto entre os dois acontecimentos mas da mesma forma como existem com toda a história. Ou não fosse a história uma relação constante de ação-reação…
A república de Weimar na realidade estava a ser bem mais sucedida do que aquilo que hoje se tenta passar… em muitos aspectos, essa Alemanha era mesmo um farol de modernidade.
O acontecimento chave é tão somente a Grande Depressão, curiosamente alavancado nos EUA. Ora, a Alemanha estava demasiado exposta à banca americana e por conseguinte foi o país europeu que mais sofreu. É a grande depressão que transforma, em menos de um ano, o partido nazi de um partido residual ( e q já existia há 13 anos! ) para um dos maioritarios no Reichtag. Aliás, quando, nos anos 20, o partido nazi apoia o Luddendorff para presidente, uma das maiores figuras da WW1, este nem consegue mais de, imagine-se, 1% dos votos.