É sempre complicado dizer com rigor que um jogador não evoluiu por culpa do treinador ou se por culpa própria. Em muitos dos casos de "desaparecimento" de jogadores da equipa habitual deve-se a situações com empresários, como já estamos fartos de saber.Evoluíram?!
O Marega não evoluiu nada, é o mesmo trapalhão que sempre foi, simplesmente tem há mais de 3 anos um sistema construído para um jogador como ele mas, a cada jogo que passa, parece-me ainda pior do que no anterior.
O Corona era um extremo que marcava e assistia, tinha potencial para ser muito mais do que isto. Agora foi transformado numa espécie de lateral ofensivo que faz (muitas) faltas. A displicência é cada vez maior. Fez um grande campeonato no ano passado, é verdade, mas não creio que tenha evoluído, simplesmente começou a jogar mais vezes, algo que não acontecia quando havia Brahimi.
O Manafá, em Portimão, demonstrou que tinha imenso potencial... mas faltava-lhe algo mais. Mudou alguma coisa? Continua com alguns pormenores... e a faltar-lhe algo mais.
Otávio tornou-se mais lutador e é um gosto ter um jogador assim mas, com a bola nos pés, continua a falhar mais do que acerta. Ainda assim, acerta mais vezes do que os colegas, verdade seja dita.
Quanto ao Sérgio Oliveira e ao Mbemba, tal como o Corona, tiveram uma evolução natural, porque dantes não jogavam... e começaram a jogar.
O único aspecto em que alguns jogadores melhoraram, claramente, foi na agressividade. Parece-me é que, com isso, perderam outras coisas. Aliás, parece-me bem mais fácil elaborar uma lista de jogadores que, devido ao treinador, não evoluíram ainda (com o Fábio Vieira à cabeça) do que uma lista daqueles que, efectivamente, evoluíram alguma coisa.
Um jogador que pouco ou nada evoluiu desde que chegou é o Luis Diaz mas na minha opinião deve-se ao facto de ser um jogador limitado e pouco inteligente. Duvido que alguma vez passe disto. Corona chegou ao limite que pode dar também e já não é pouco. Foi o melhor do campeonato na última época. Falta-lhe golo mas vai ser agora aos 27 anos ou quê que vai ganhar instinto matador?
Otávio sempre foi lutador mas faltava-lhe objectividade. Agora é um jogador muito mais influente com bola e sem bola. O nosso jogador mais valioso. Manafá já era uma mota mas agora é muito mais jogador. Houve evolução a todos os níveis mas até o físico está mais afinado, com mais equilíbrio e robustez, permitindo-lhe mudanças de direcção mais complicadas sem perder compostura.
O Brahimi também é outro caso interessante. Jogou bem aqui mas já ninguém fala dele. Faltava-lhe a tal objectividade, melhorou um pouco ao longo dos anos mas agora está nas Arábias. O Futebol moderno é isso mesmo, golos e eficácia. Olha o Pote, jogador aparentemente banal mas apanha uma bola ali à entrada da área e a probabilidade de fazer golo é bem maior do que se fosse o Corona, o Otávio, Luis Diaz, Brahimi, Marega, etc etc. O único ali com golo fora os ponta de lanças é o Sérgio Oliveira, sem ser um fora de série.
Com isto não quero dizer que o Sérgio é perfeito. Não é. Devia ter criado bem mais contra o Braga a jogar com 10. Evanílson devia ter entrado antes dos 65 quando os nossos avançados não acertavam uma. A gestão da equipa deixou a desejar também. Jogadores psicologicamente cansados, seja pelos jogos, seja pelas arbitragens, a responsabilidade é do treinador.
Enfim, é altura de novo ciclo concordo mas é um assunto muito sério. Não é o de nos contentarmos com o menos mau porque o Sérgio é um treinador, na sua globalidade, muito competente. Com ele somos sempre competitivos independentemente do orçamento. Há treinadores melhores claro mas a larga maioria são bem piores ou sem estaléca para um clube como o nosso, ainda para mais de mãos atadas pela uefa e pelos próprios dirigentes.
Espero estar errado mas tenho medo do que possa vir a seguir.