Mas claro que temos de ter algum suporte para rebater os argumentos que utilizamos, senão acontece o que te está a acontecer a ti. Por gostares mais de um treinador do que outro, tens a ideia errada que um é muito diferente do outro, assim como as suas equipas e não é assim.
Dizes que com VP os adversários nem cheiravam a bola e que SC não se preocupa minimamente com a construção. Se formos analisar aposto que a média de posse de bola de SC e VP deve rondar os 60%, logo não corresponde à realidade o que dizes. Os estilos de jogo eram diferentes, claro que sim. Mas o Porto de VP não era esse mar de rosas que pintas. Era um porto competente como o de hoje em dia, com estratégias diferentes.
Claro que ajudou nas conquistas de AVB, mas isso não tem nada haver com o que estamos aqui a falar. Não tem qualquer comparação o papel de adjunto com o de principal, basta veres a diferença que a equipa apresentou de um ano para outro. Aí sim, o nível de jogo não se compara, de AVB, para VP e SC.
A diferença de apoio a que me refiro é que em 2 épocas VP teve 58 milhões em reforços e gerou mais valias de 120.64 milhões. SC nas duas primeiras teve 34 M de reforços e 142 M de mais valias. VP recebeu uma equipa vencedora, das melhores do Porto, inclusivamente que ele já conhecia, embora não seja fácil passar de adjunto a principal.
Sc recebeu uma equipa perdedora, uma estrutura desgastada e nem sequer pôde contratar, teve que resgatar emprestados. Mas claro teve o presidente ali ao lado a dizer que estava com ele, e pelos vistos isso é que conta. Esta última época de SC já foi diferente, teve direito a 63 M de reforços, mas ainda assim levou com o atual amadorismo de uma Sad outrora super competente, ao receber os reforços a conta gotas, em cima de jogos oficiais importantes.
Quanto ao apoio institucional tiveram os dois, o VP teve mais porque precisou mais. Uma vez que na primeira época e especialmente depois da derrota por 3-0 para a taça, frente à Académica. Mas desse tipo de apoio nenhum se pode queixar. Quanto a indicar jogadores e alterar coisas na estrutura estaríamos a especular porque não sabemos que tipo de poder teve/tem cada um.
Claro que o APOEL tem mais história do que o Krasnodar. Um tem 93 anos, outro 12.
Eu respondi-te a isso dizendo que, por vezes, as estatísticas escondem e dissimulam muito do que se passa na realidade. Para ti, se vires que uma equipa fez 30 remates à baliza num jogo e a outra fez 20, tu concluis que a que rematou 30 vezes jogou mais ao ataque, e isso pode não corresponder à verdade.
E é verdade, as equipas de Vitor Pereira fazem da posse e da circulação de bola a ''chave'' do seu jogo, já as de Sérgio Conceição baseiam-se no futebol em profundidade. Não sei qual é a dificuldade em perceber isto.
Uma das críticas que se fazia ao Vitor Pereira era que os jogos se tornavam aborrecidos porque a equipa mantinha muito tempo a bola em seu poder e que os jogos não eram tão frenéticos. Daí eu ter dito que os adversários nem ''cheiravam'' a bola.
A média de posse de bola até pode ser mais ou menos a mesma, mas,a forma como a equipa de Vitor Pereira a geria era, completamente, diferente, ao teres mais tempo a bola em teu poder impedias que os adversários pudessem criar perigo para a tua baliza, que é o que não acontece com a forma de jogar de Sérgio Conceição, hoje em dia, todas as equipas que vêm ao Dragão, facilmente, nos criam dificuldades. No tempo de Vitor pereira estavas a ganhar por 1-0 e sentias que o resultado estava controlado, nos dias de hoje, quantas vezes nós já não estivemos a ganhar por 2-0 e sentimos que a, qualquer momento, nos podem marcar um golo?
Eu só referi a importância dele como adjunto de AVB porque tu disseste que o Vitor Pereira não tinha ido a nenhuma final de taça, e eu disse-te que ele contribuiu, e muito, para que o Porto numa mesma época tivesse ganho 4 competições, já que até era ele o responsável pela metodologia de treinos e esquematização dos processos de jogo da equipa técnica de AVB. O ter começado a jogar pior na época em que ele passou a ser o treinador principal, na altura, foi público que isso aconteceu muito por haver alguns jogadores que tinham ficado decepcionados com a saída repentina do clube de AVB e também eles mesmos queriam ser transferidos para outros clubes.
E que culpa tem Vitor Pereira por, hoje em dia, o clube estar em falência técnica e não poder investir mais em reforços? mas, mesmo assim, eu também me recordo que ele pediu determinados jogadores e, no fim, deram-lhe outros.
Ah, mas por falar nisso, sabes qual foi o ano em que o Porto fez o maior investimento de sempre na equipa e quem era o treinador?
... pois, foi o ano passado, gastou-se, quase, 60 milhões de euros.. e sabes qual vai ser o retorno disso? quase nenhum.. ah, e o treinador era o actual.
Em termos de apoio institucional, até à data, o treinador que mais apoio teve a esse nível foi mesmo o Sérgio. Nunca antes tu tinhas visto Pinto da Costa a elogiar e a proteger tanto um treinador, mesmo depois dele ter posto em causa algumas pessoas da confiança do presidente, por exemplo.