Temos um dos piores planteis dos ultimos vinte anos, dito isto, o trabalho dele é fenomenal.
Diz-me que a grande maioria dos adversários que derrotámos tem um plantel equivalente ou superior ao nosso, e concordarei contigo.
As melhores vitórias da época foram contra o slb do Lage, uma equipazeca incapaz de fazer mossa na Europa e que desmoronou ao mínimo desaire, assim que a confiança se foi.
Vamos ser honestos, racionais e parar de fazer de parvos uns aos outros, ou nem por isso?
E não estou a tirar mérito nenhum ao Conceição.
Apenas me limito a não inventar e hiperbolizar méritos. Dizer que o trabalho do SC esta época é fenomenal, é deixar a emoção sobrepôr-se à razão. É absurdo. É tão absurdo quão banais são o Krasnodar, o Rangers e o Feyenoord. É como dizer que o Bayer Leverkusen que nos vulgarizou é uma potência do futebol europeu, ao nível de um Bayern. Absurdo para não chamar outras coisas.
É difícil ser racional no meio da felicidade da vitória? É difícil conceber que a crítica no momento da conquista é tão válida quanto o elogio?
Respeito quem coerentemente e com lucidez elogia o treinador desde o início, e respeito quem coerentemente e com lucidez não muda de opinião por causa de um resultado que, quer se queira quer não, dependeu tanto da acção (ou falta dela) do adversário quanto no ano anterior o resultado final favorável ao adversário dependeu da nossa (ou falta dela).
A quem destas palavras interpreta que estou a tirar mérito ao Conceição, sugiro que respire fundo e não tire conclusões precipitadas.
O que quero dizer é que se o adversário não quebrasse na 2a metade da época como o Porto do SC quebrou (menos, apesar de tudo) o ano passado, nem a perfeição (que não existiu, nem lá perto) nos safava.
Isto é tão factual quanto o mérito do SC em manter um grupo
à sua imagem e ao seu gosto tão unido do seu lado e tão competitivo, apesar do futebol unidimensional e incompleto que tanto sofreu na Europa.