Julen Lopetegui

Master

Bancada central
11 Março 2012
1,350
472
Que gozo... O homem vai buscar um frangueiro ao campeonato Espanhol, o pior jogador da Holanda no Mundial 2014 e ainda se lembrou de pagar uma pipa de massa pelo já na altura reformado: Adrián Lopez. Senhor 0 golos até chegar... Conceição.

José Angel? Não se percebe porque veio? Dizes isso porque não deu, não ficava nada a dever aos outros em estatuto. Contratação do nível de um Bétis. Tello mais um cepo que só veio por ser da formação do Barça.

Realmente escolher o Casemiro, a maior promessa do Atlético por empréstimo, o Aboubakar e o Brahimi é difícil. Fácil deve ser escolher entre o Fernando Andrade e nada.
És tão desonesto que até te esqueceste de referir que a 1ª opção que o Lopetegui queria era o Keylor Navas, que depois acabou por ir para o Real Madrid, mas o Andres Fernandez também não era um guarda-redes mediano, o Marchesín também já tem comprometido algumas vezes este ano e não é por isso que tem de ser considerado um mau guarda-redes, até o Neuer já tem dado os seus frangos ao longo da carreira e foi considerado o melhor guarda-redes do mundo durante muitos anos. Todos os outros jogadores que vieram eram considerados bons jogadores em Espanha e já tinham tido boas épocas. O Casemiro e o Óliver fizeram as suas melhores épocas da carreira deles nesse ano, mas isso já não te interessa realçar. Mas, já que achas que o Lopetegui errou mais do que acertou, fala-nos das escolhas de jogadores só do tempo de Sérgio, nem precisas de andar mais para trás, quero perceber se a quantidade de craques que vieram cá parar superou a de mancos, coxos e afins.

Master

Bancada central
11 Março 2012
1,350
472
Escolher entre Pedro e Zé Luís, realmente é difícil...

Adivinha lá quem é que o Sérgio escolheu?

Enquadramento histórico precisa-se:

O Indi à data era uma das promessas defensivas holandesas. Titular no mundial. Correu mal. Não deu prejuízo.
Angel era um lateral esquerdo competente, com passado nas camadas jovens espanholas, e veio sem custos com o passe partilhado com a Roma.
Tello... Não vou responder a isto desculpa. Chamar cepo ao Tello, quando temos um dos maiores cepos que já pisaram o Dragão como titular indiscutível, é de bradar aos céus... O Tello só era cepo no cérebro.
Casemiro. Gozado e corrido de Madrid. Foi um trabalho de autor do basco.

Teve bolinhas para ir com um meio campo com Ruben Neves, Casemiro, Herrera e o Oliver para um jogo da pré contra o Lille, e não o Krasnodar, e não arranjou desculpas da inexperiência. Limpou o rabo aos franceses.
Não adianta nada explicares-lhe tudo ao mais ínfimo detalhe, ele está pré-programado para debitar sempre as mesmas barbaridades, jamais ousará contrariar o que a administração da SAD lhe impôs.

Master

Bancada central
11 Março 2012
1,350
472
Não encaixava, de todo. E duvido que encaixe nalgum lado. Um jogador "mede-se" pelo output, o que produz, onde está a bola depois de sair dos pés dele. A técnica e velocidade que tinha resultam em pontapés de baliza ou bolas perdidas na maior parte das vezes. A velocidade é irrelevante quando tens o André Almeida que corre com metade da velocidade mas é muito mais inteligente a abordar cada lance. Esse jogo perdemos 2-0 no Dragão, 2 golos de Lima.
O Marega é que é craque, mete o Tello no bolso, não é? 😄

• Like
Reações: Moreira

Mágico Deco

Bancada lateral
31 Agosto 2012
921
671
Sim votei lista A e depois? Em quem votaste?

Está aí o saldo, é só ver...

Maior lucro de sempre numa só janela de mercado!
Se votas na Lista A e passas aqui a vida a reclamar és hipócrita e isso é um problema!

Em relação ao famoso lucro recorde, foi feito principalmente com o Jackson, Danilo e Alex Sandro. Acho que não há ninguém aqui alucinado ao ponto de dizer que o Lopetegui teve alguma responsabilidade com a sua valorização.

O que eu quero saber é o tamanho do buraco que as contratações de 14/15 e 15/16 deixaram. É só isso.

Atsitrop

Bancada central
1 Dezembro 2016
1,006
1,007
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Se não estava perdida, também já não havia confiança no projecto. Não me recordo com exactidão como estava a classificação. De toda a maneira, não tínhamos nada a perder em trocar de treinador naquela altura. Claro que a ideia não seria trazer um pior...

De resto, concordo em parte. Acho que uma mudança pode ser positiva, principalmente quando o treinador já não está a ajudar, mas é preciso ser pensada.
Era como se estivesse perdido. Eu acho que estávamos a 5 pontos do Sporting, mas o problema nem estava na classificação. Facilmente se percebia que aquela época não ia dar em nada, a menos que viesse um treinador com capacidade (também não foi o caso).

Master

Bancada central
11 Março 2012
1,350
472
Tens razão, 0 golos era no campeonato. Já sei que tu achavas que eram todos craques e depois não deram nada, mas houve quem se apercebesse que o Indi não era nada de especial, que o Adrian Lopez já não jogava bem há 3/4 anos ou que o Tello não tinha mais do que velocidade. Fez uma vez um hat trick contra o sporting, marcou em Braga e marcou com o Nacional na Madeira. Foi esse o percurso dele cá, em todos os outros momentos era um dos patinhos feios da equipa e até a essas jornadas finais tinha tropeçado 2 ou 3 vezes até à baliza adversária em goleadas do Porto.

Amigo, vou ser curto e grosso. Não percebes nada de futebol. Zero. Bola. Tudo ficará bem quando tiveres humildade para o reconhecer.
No último parágrafo já estavas de frente para o espelho e esse desabafo, nota-se, saiu-te espontaneamente. :cool:

• Like

Master

Bancada central
11 Março 2012
1,350
472
'' A velocidade é irrelevante quando tens o André Almeida que corre com metade da velocidade mas é muito mais inteligente a abordar cada lance.'' By Jorge Pacino. Ainda não consegui parar de rir depois de ler isto, de facto, o André Almeida é mesmo aquele defesa inteligente, que só consegue parar os adversários à ''tesourada'' ou com entradas a ''varrer''. Depois de ter dito aquilo ainda tem a suprema lata de achar que os outros é que não percebem nada de futebol, ridículo!

Última edição:
  • Like
Reações: Atsitrop

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
72,777
46,579
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Se não estava perdida, também já não havia confiança no projecto. Não me recordo com exactidão como estava a classificação. De toda a maneira, não tínhamos nada a perder em trocar de treinador naquela altura. Claro que a ideia não seria trazer um pior...

De resto, concordo em parte. Acho que uma mudança pode ser positiva, principalmente quando o treinador já não está a ajudar, mas é preciso ser pensada.
Não havia confiança no projecto porque não existia projecto, quando há não despedes um treinador a meio da temporada. A questão é que no futebol é facil quem dirige não assumir responsabilidades despedindo um treinador..

• Like

Ripas

Fodei-vos
6 Março 2019
21,377
38,148
Tenho vista para o Dragão.
Não encaixava, de todo. E duvido que encaixe nalgum lado. Um jogador "mede-se" pelo output, o que produz, onde está a bola depois de sair dos pés dele. A técnica e velocidade que tinha resultam em pontapés de baliza ou bolas perdidas na maior parte das vezes. A velocidade é irrelevante quando tens o André Almeida que corre com metade da velocidade mas é muito mais inteligente a abordar cada lance. Esse jogo perdemos 2-0 no Dragão, 2 golos de Lima.
Até estavas a ir bem...

tocoolant

Bancada lateral
7 Abril 2016
648
428
Decidi fazer uma tabela com a informação dos jogadores que vieram com o Lopetegui, o que foi gasto e por quanto é que foram vendidos posteriormente os jogadores. Darei a minha interpretação destes valores em post posterior. Deixo-vos por agora apenas com os valores.

Jogadores Clube anterior:Valores pagos:Valor recebidos posteriormente:
ACTIVOVincent AboubakarFC Lorient€12.30mLoan fee: €2.50
Adrián LópezAtlético Madrid€11.00mLoan fee: €1.00m
Bruno Martins IndiFeyenoord€7.70m€7.70m
Yacine BrahimiGranada CF€6.50m-
Cristian TelloFC BarcelonaLoan fee: €3.00m-
HernâniVit. Guimarães€2.90m€1.00m
ACTIVOIván MarcanoRubin Kazan€2.65m- *Dispensado e recomprado posteriormente
OtávioInternacional€2.50m-
EvandroEstoril Praia €2.35m €2.50m
Andrés FernándezCA Osasuna €1.60m €2.00m + Loan fee:0,40m
Casemiro Real Madrid Loan fee: €1.20m- *Sem valor pago pelo RM para o recuperar
SamiMarítimoFree transfer?
Daniel OpareStandard Liège Free transfer
Ricardo NunesAcadémica Free transfer
José ÁngelAS Roma Free transfer
José CampañaSampdoria Loan
Óliver TorresAtlético MadridLoan
Rúben Neves FC Porto U17 - €17.90m
Ricardo Pereira FC Porto B - €22.00m
Giannelli ImbulaMarseille €20.00m €24.25m
ACTIVOJesús Corona Twente FC €10.50m -
ACTIVODanilo PereiraMarítimo€4.50m-
ACTIVOMoussa MaregaMarítimo€3.80m-
Hyun-jun SukVitória Setúbal€1.50m€2.00m + Loan fee:0,75m
André AndréVit. Guimarães€1.50m?
ACTIVOSérgio OliveiraPaços Ferreira €1.00m -
Miguel LayúnWatfordLoan fee:€500Th.- *Comprado e vendido posteriormente
Iker CasillasReal Madrid Free transfer
Maxi PereiraBenfica Free transfer
Alberto BuenoRayo VallecanoFree transfer
Daniel Osvaldo SouthamptonFree transfer
Aly CissokhoAston Villa Loan
Tiago RodriguesFC Porto B -
EMPChidozie AwaziemFC Porto B --
TOTAL €95.30m€84.00m *s/ valores de Casemiro, Sami e Suk

Fonte: https://www.transfermarkt.com/fc-porto/alletransfers/verein/720

Nota: Estes valores não são perfeitos dado que não tomam em conta vendas parceladas a fundos e outras entidades nem especificam a percentagens de passes que os valores representam entre outros factores. Se nalguns casos podemos estar a omitir receitas, noutros poderemos estar a omitir despesas. No entanto dá para ter uma noção.

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
24,187
19,660
Vila Nova de Gaia, 1975
Se votas na Lista A e passas aqui a vida a reclamar és hipócrita e isso é um problema!

Em relação ao famoso lucro recorde, foi feito principalmente com o Jackson, Danilo e Alex Sandro. Acho que não há ninguém aqui alucinado ao ponto de dizer que o Lopetegui teve alguma responsabilidade com a sua valorização.

O que eu quero saber é o tamanho do buraco que as contratações de 14/15 e 15/16 deixaram. É só isso.
Se dizes que o Lopetegui não teve qualquer responsabilidade na valorização de Jackson, Danilo e Alex Sandro então o alucinado és tu!

• Like
Reações: Drago93 e Moreira

tocoolant

Bancada lateral
7 Abril 2016
648
428
Não gosto de estar aqui a desenterrar mortos. Não quero que ele volte e na altura em que foi despedido considerava que era preciso mudar de ares (não fosse o sucessor dele o Peseiro).

Mas devido às muitas conversas que tive com portistas, dos ataques ao Lopetegui que ouvi na comunicação social de inimigos e portistas, mas principalmente da forma como a direcção, Presidente e SAD fizeram dele o bode expiatório de todos os males sem qualquer pudor sempre me senti inclinado a tentar equilibrar a balança no momento de analisar o seu trajecto infeliz no FCP.

A ideia de que o Lopetegui arruinou o clube é das mentiras mais repetidas que já ouvi. Sim, ele teve uma má influência na politica de contratação do FCP. Mas nos anos em que ele esteve cá foram vendidos mais de 200 milhões (!) em passes de jogadores.

E dos jogadores que foram contratados por ele temos 6 jogadores na equipa principal (dos quais 3/4 com algum valor) e os outros que não deram ou vieram a custo zero ou foi recuperado o investimento na quase totalidade dos casos. Fala-se dos Campañas, José Angels, etc... meus senhores, vieram a custo zero...

O único negocio que falhou em toda a linha foi o do Adrian... mas po##a, houve muitos negocios tipo Prediguer, Valeri, Reyes ao longo dos anos. Não me venham dizer que são os 11 milhões de Adrian que fizeram 400 milhões de passivo.

O saldo das contratações dele é ainda ao dia de hoje levemente negativo dado que ainda não trocámos por notas todas as suas contratações. Mas se por acaso quiséssemos vender os 6 jogadores da "Era" dele para "limpar" o mais leve vestígio da sua influência o saldo final ficaria altamente positivo senão dos mais positivos dentro dos vários treinadores que tivemos.

Isto tudo no plano financeiro. No plano desportivo roubaram-nos um campeonato e tivemos performances na Champions em linha com o que é habitual.. Levamos goleada sem 3 ou 4 titulares dum Bayern com jogadores que já fez coisas parecidas com o Barça, Arsenal e com o Brasil..

Podia ter feito melhor.. sem dúvida. Saiu e ao meu ver saiu bem. Mas uma coisa vos digo, em muitos jogos o Porto jogava algo que se podia dizer que era Futebol digno desse nome. Do SC posso dizer que vi poucas vezes isso a acontecer, do NES raríssimas vezes e do Peseiro nenhuma.

J

Jorge Pacino

Guest
Esse jogo foi uma falácia.

Lembro-me dele do início ao fim, dominamos totalmente o jogo, era para ganhar 2.0 sossegados, mas aquele era o 1 em 10 que os lampiões tinham que ganhar.

Ah, e a diferença entre ter Fabiano na baliza, que tem culpa pelo menos num dos golos, e ter um excelente guarda redes como era o caso do benfica com o Júlio César.

Na luz, não sei se te lembras mas o Porto andava a jogar de 3 em 3 dias com o Bayern, acabados de levar um arreio, ele preferiu proteger a equipa, e mesmo assim dominou totalmente, era só biqueirada para a frente sem nexo dos lamps, e o Hernâni no fim tem uma boa oportunidade...

O comportamento foi o mesmo do Porto em 2018, o benfica deu muito mais trabalho ao Iker aí e o Sérgio não arriscou puto, só que existiu um biqueiro do Herrera no fim que resolveu tudo!
Esse jogo do dragão já foi mais o que discutido e por acaso é um jogo de análise muito interessante. O que se disse na altura foi que eles foram à baliza duas vezes e marcaram 2 golos, tentando desvalorizar a derrota.

O que se passou na realidade foi que o Jesus deu um banho de bola, isso sim. Dominar um jogo não é ter mais ataques, não é ter mais posse de bola.

Eles estiveram muito bem defensivamente e atacaram com muito critério. A vitória foi justa.

Como é que podes falar em arriscar quando o Lopetegui vai a jogo com mais um médio, penso que o Evandro... Ou seja, muda o sistema para ir à luz(ficou com medo depois do 0-2 em casa), vai com 4 médios (ou 5 se contar com o Brahimi) e deixa o Jackson na frente.

Já o Conceição manteve o onze de sempre, aos 70 está a jogar com Oliver e Herrera no meio-campo(só), nem um médio defensivo e ainda tira o Otávio pelo Corona e o Soares pelo Aboubakar. Substituições só para o ataque. E vens dizer que o Conceição é que não "arriscou puto"?

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
23,282
73,609
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20

O teu sentido democrático está aprovado 🤘

Danilo era contestado por todo o lado até chegar o Lopetegui e fazer dele um dos melhores laterais do mundo. Quem não se lembra do famoso " o Danilo é bom é a médio " que tanto se usava aqui. Os users davam em tolinhos por causa do valor que se pagou por ele, e jamais se iria recuperar. Não sei é se andavas por cá de 2012 até 2014.

O Alex teve um ano fantástico com o VP e o outro foi com o Lopetegui. Aliás a nível estatístico até foi com o basco.

O Jackson era craque com qualquer treinador. Até com o palminhas foi. Mas aqueles golos ao Bayern, mais uma equipa europeia sovada no Dragão ( ai que saudades de não levar goleadas caseiras 🥰 ) tens que admitir que contribuiram para as equipas fazerem fila para pagar a cláusula.

O Casemiro foi trabalho de autor. Só dele. Entrou como um jogador banal, saiu para titular do maior clube do mundo.

Ninguém fala que ele tirou rendimento do Rúben Neves, como ninguém até ao NES nos wolves tinha tirado. Teve tomates e paciência. Apostou num miúdo de 17 anos. O Campanha foi um pedido seu, e nunca lhe tirou o lugar, isso é de treinador, não existem vacas sagradas!

Maicon teve um ano fantástico e era um dos esteios até o Lope se ir embora. Indi parecia menos mau, do que era realmente. Danilo jogou o melhor futebol da carreira. André x2 nunca mais jogou daquela forma. Até o Herrera começou a falhar menos passes e marcar muitos golos. 9 se não estou em erro. Aboubakar, até à sua saída, estava a fazer uma excelente época...

São muitos pontos a favor.

Foi um nojo o que os patetas xenófobos que andam pelo Dragão lhe fizeram!

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
23,282
73,609
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
Esse jogo do dragão já foi mais o que discutido e por acaso é um jogo de análise muito interessante. O que se disse na altura foi que eles foram à baliza duas vezes e marcaram 2 golos, tentando desvalorizar a derrota.

O que se passou na realidade foi que o Jesus deu um banho de bola, isso sim. Dominar um jogo não é ter mais ataques, não é ter mais posse de bola.

Eles estiveram muito bem defensivamente e atacaram com muito critério. A vitória foi justa.

Como é que podes falar em arriscar quando o Lopetegui vai a jogo com mais um médio, penso que o Evandro... Ou seja, muda o sistema para ir à luz(ficou com medo depois do 0-2 em casa), vai com 4 médios (ou 5 se contar com o Brahimi) e deixa o Jackson na frente.

Já o Conceição manteve o onze de sempre, aos 70 está a jogar com Oliver e Herrera no meio-campo(só), nem um médio defensivo e ainda tira o Otávio pelo Corona e o Soares pelo Aboubakar. Substituições só para o ataque. E vens dizer que o Conceição é que não "arriscou puto"?
Também deu um banho tático no jogo do Kelvin foi?

É que o Porto jogou bem pior nesse jogo, e acabou por ganhar!

O que tu chamas banho, eu chamo de bacalhau para a frente, e fé nas segundas bolas, estilo muito apreciado pelo J e pelo Sérgio.

Banho de bola é tu tirares a bola ao adversário, e fazeres a equipa dele andar a correr atrás dela 75 minutos e criares jogo e situações de finalização.

A menos que o futebol tenha mudado completamente e agora quem não tem a bola é que joga bem.

• Like
Reações: Drago93 e Moreira

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
27,404
20,791
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
O Lopetegui foi alvo de uma campanha vil por parte da cs, benfiquistao e de gente dentro da SAD do Porto. Os portistas foram na conversa e também atacaram bastante o Espanhol.

O Sérgio já fez muito mais para ser atacado que o lopetegui em 2 anos.
Numa altura onde não havia ninguém, o Espanhol foi o único a denunciar o benfiquistao.

O Sérgio já mandou calar quem denunciava o benfiquistao. Mas quando tem o cu apertado lá vem falar de arbitragens.

J

Jorge Pacino

Guest

O que tu chamas banho, eu chamo de bacalhau para a frente, e fé nas segundas bolas, estilo muito apreciado pelo J e pelo Sérgio.

Banho de bola é tu tirares a bola ao adversário, e fazeres a equipa dele andar a correr atrás dela 75 minutos e criares jogo e situações de finalização.

A menos que o futebol tenha mudado completamente e agora quem não tem a bola é que joga bem.
O Porto não jogou pior no jogo do Kelvin, isso é profundamente falso.

Se desconsideras o jogo sem bola de uma equipa não sei que te responda. Tantos banhos não deram o Mourinho, o Simeone, etc com menos bola. Até o Fernando Santos se riu.

Marulanda

Tribuna
28 Agosto 2019
2,565
2,022
Conquistas
1
  • Deco

Entao mas o FCP de Lopetegui nao tinha ido à luz dar um banho de bola e o slbosta de jesus eram so bacalhaus para a frente?

Como é que explicas que nesse jogo o slbosta tenha tido mais posse de bola?

A menos que o futebol tenha mudado completamente e agora quem nao tem a bola é que joga bem.