Mas que azia hoje. Farto de ver matrecos no nosso ataque. Doi mais quando os gajos fazem 2 remates e marcam 2. Jogamos mal mas também foi muito azar junto.
A nível táctico a equipa esteve por cima em grande parte do jogo. Não fomos avassaladores mas viemos de uma situação anormal e jogamos fora, sem adeptos e sem ritmo (eles também, eu sei). Mas fizemos muitos mais ataques que o adversário e eles apenas o remate do 2º golo que nasce de uma desconcentração no flanco direito logo após marcarmos o golo. O primeiro não pode acontecer a este nível. Nem tão pouco a falta de qualidade no último terço.
O Diogo Costa já devia ter tido oportunidade quando o Marche começou a cometer erros atrás de erros. Danilo, Marega, Soares, jogadores que não andam ali a fazer nada praticamente. Como impact subs tudo bem, quando o adversário está cansado. Agora 90 minutos?
Por outro lado, o Porto está falido e já o estava antes do SC. Não temos capacidade de ir buscar jogadores que aliam a qualidade técnica, física e mental para implementar um estilo de jogo de posse. O nosso sistema tático de 442 e variantes, tem semelhanças com o de Sachi por exemplo. Compacto, pressão alta com a excepção de não termos nem de perto a qualidade individual para o executar.
A maioria dos adeptos faz por se esquecer que antes do SC eramos capazes de ir jogos inteiros sem oportunidades de golo, outras vezes com 1 ou 2 e com planteis bem superiores. Alias, o benfas rematava muito mais quando jogava com 2 avançados e aqui toda a gente queria jogar também em 442. Hoje em dia contra equipas defensivas não basta jogar apoiado e em passe curto, porque se o fizeres, só estás a comprimir ainda mais a equipa e a fazer exactamente o que o adversário quer, que é negar o espaço.
Não sou fanboy do SC. Alias os meus treinadores preferidos são: Mourinho, Cruyff, Sir Bobby Robson, Sir Alex Ferguson, Klopp, etc. Por isso longe de mim de incluir o Sérgio neste lote. Mas infelizmente, se ele sair e com o estado financeiro e estrutural do nosso clube, temo uma travessia no deserto.
Agora claro, Sérgio Conceição tem culpas no cartório. Nomeadamente a escolha dos intervenientes. Errar 1 ou 2 vezes, acontece, agora 3, 4, 5 vezes? Já é o suficiente para um jovem crescer, embora tenha algumas dúvidas se os nossos "miúdos" estão prontos. Alias, assim nunca vão estar, mas fisicamente e mentalmente parecem-me verdes. Com excepção do Diogo Costa. Mas enfim, estou triste e preocupado com o clube.