CryptoMoedas

Neiva

Tribuna Presidencial
1 Dezembro 2013
10,661
22,729
Conquistas
1
Porto
  • Alfredo Quintana
Bons dias!

Recentemente resolvi entrar no mundo das CryptoMoedas puramente enquanto investidor. Bem sei que há muita gente que critica esta posição pois estão mais interessadas nas tecnologias a ser desenvolvidas do que propriamente no lado capitalista da coisa - ainda assim o crescimento deste mercado no último ano foi absolutamente inacreditável e sem sinais de abrandar em 2018 quando a cada dia que passa mais gente adere às varias exchanges para começar a comprar e vender Cryptocurrency.

Gostava de saber se mais alguém por aqui no fórum anda metido nestas lides, para ver se faz sentido manter um tópico sobre o assunto.
 
  • Like
Reações: Um Portista

WaywardPines

Tribuna Presidencial
11 Julho 2016
7,047
5,543
Conquistas
1
  • Reinaldo Teles
Neiva disse:
Bons dias!

Recentemente resolvi entrar no mundo das CryptoMoedas puramente enquanto investidor. Bem sei que há muita gente que critica esta posição pois estão mais interessadas nas tecnologias a ser desenvolvidas do que propriamente no lado capitalista da coisa - ainda assim o crescimento deste mercado no último ano foi absolutamente inacreditável e sem sinais de abrandar em 2018 quando a cada dia que passa mais gente adere às varias exchanges para começar a comprar e vender Cryptocurrency.

Gostava de saber se mais alguém por aqui no fórum anda metido nestas lides, para ver se faz sentido manter um tópico sobre o assunto.
Desculpa a minha ignorância; mas isso é o que mesmo??

Dinheiro virtual
 

Neiva

Tribuna Presidencial
1 Dezembro 2013
10,661
22,729
Conquistas
1
Porto
  • Alfredo Quintana
WaywardPines disse:
Desculpa a minha ignorância; mas isso é o que mesmo??

Dinheiro virtual
De uma forma simplista sim, é mesmo isso. Dinheiro virtual.

O grande objetivo por detrás da primeira Cryptomoeda, a Bitcoin, é a tentativa de rutura com o sistema financeiro centralizado em que vivemos, onde toda a informação e o controlo do dinheiro passa pelos bancos, em favor de um sistema descentralizado onde o processamento das transações não tem que passar por essas entidades. Isto é possível através da tecnologia Blockchain que funciona como uma espécie de conjunto de elos de ligação onde toda a informação é registada.

Se tiveres interesse em pesquisar mais sobre o assunto há "n" de artigos que te poderão explicar isto muito melhor do que eu. Para a parte mais tecnológica sugiro começares pelos artigos do Vitalik Buterin, criador de uma outra Cryptomoeda (Ethereum), e que tem uma visão muito esclarecida sobre o assunto e das implicações que isto tem para o futuro.

Mas tal como referi no primeiro post o meu interesse é acima de tudo económico e não exatamente nos progressos tecnológicos. Já ganhei muito dinheiro com isto e a ideia do tópico era a partilha de experiências e dicas sobre o mercado.
 

WaywardPines

Tribuna Presidencial
11 Julho 2016
7,047
5,543
Conquistas
1
  • Reinaldo Teles
Neiva disse:
De uma forma simplista sim, é mesmo isso. Dinheiro virtual.

O grande objetivo por detrás da primeira Cryptomoeda, a Bitcoin, é a tentativa de rutura com o sistema financeiro centralizado em que vivemos, onde toda a informação e o controlo do dinheiro passa pelos bancos, em favor de um sistema descentralizado onde o processamento das transações não tem que passar por essas entidades. Isto é possível através da tecnologia Blockchain que funciona como uma espécie de conjunto de elos de ligação onde toda a informação é registada.

Se tiveres interesse em pesquisar mais sobre o assunto há "n" de artigos que te poderão explicar isto muito melhor do que eu. Para a parte mais tecnológica sugiro começares pelos artigos do Vitalik Buterin, criador de uma outra Cryptomoeda (Ethereum), e que tem uma visão muito esclarecida sobre o assunto e das implicações que isto tem para o futuro.

Mas tal como referi no primeiro post o meu interesse é acima de tudo económico e não exatamente nos progressos tecnológicos. Já ganhei muito dinheiro com isto e a ideia do tópico era a partilha de experiências e dicas sobre o mercado.
Vou me debruçar sobre isso. Sobretudo depois de dizeres que já ganhaste muito dinheiro 😉😉

Se bem entendi tenho de abrir uma conta On-line com dinheiro vivo e trocar pela moeda virtual certo?

É quem controla isso quem fiscaliza em caso de fecharem o "banco"

Outra questão e desculpa maçar. Mas se trocas moeda por moeda como estás a ganhar dinheiro?
 

TLG

Arquibancada
3 Junho 2014
310
4
Neiva disse:
Bons dias!

Recentemente resolvi entrar no mundo das CryptoMoedas puramente enquanto investidor. Bem sei que há muita gente que critica esta posição pois estão mais interessadas nas tecnologias a ser desenvolvidas do que propriamente no lado capitalista da coisa - ainda assim o crescimento deste mercado no último ano foi absolutamente inacreditável e sem sinais de abrandar em 2018 quando a cada dia que passa mais gente adere às varias exchanges para começar a comprar e vender Cryptocurrency.

Gostava de saber se mais alguém por aqui no fórum anda metido nestas lides, para ver se faz sentido manter um tópico sobre o assunto.
Estás a usar o coinbase?
 

Neiva

Tribuna Presidencial
1 Dezembro 2013
10,661
22,729
Conquistas
1
Porto
  • Alfredo Quintana
WaywardPines disse:
Vou me debruçar sobre isso. Sobretudo depois de dizeres que já ganhaste muito dinheiro 😉😉

Se bem entendi tenho de abrir uma conta On-line com dinheiro vivo e trocar pela moeda virtual certo?

É quem controla isso quem fiscaliza em caso de fecharem o "banco"

Outra questão e desculpa maçar. Mas se trocas moeda por moeda como estás a ganhar dinheiro?
Há várias exchanges nas quais te podes registar para entrares no mercado. Apenas algumas aceitam fiat (euros, dolares, libras, etc.). A maior parte das exchanges, principalmente as que transacionam altcoins (a designação para todas as moedas que vieram depois da bitcoin) não aceitam fiat pelo que tens que primeiro depositar dinheiro nas exchanges que o fazem, comprar cryptomoedas que essas exchanges disponibilizam a troco de EUR/USD (as principais são Bitcoin, Ethereum e Litecoin) e depois enviar essas cryptomoedas para as exchanges de altcoins para começares a transacioná-las. É mais fácil do que parece.

Não existe fiscalização. As empresas trabalham à base de comissões, tu é que assumes o risco dos negócios, por isso não vão simplesmente "fechar" porque eles só têm ganhos. Mas claro, há precedentes. As exchanges apostam muito na segurança informática, mas os hackers tem ganho muito interesse pelo mundo das cryptomoedas. E por exemplo uma das maiores exchanges foi à bancarrota há uns três anos atrás porque o CEO e outros membros de topo da direção roubaram as bitcoins dos clientes. Essa empresa era a Mt Gox, se quiseres pesquisar. Agora claro, esses riscos de pirataria informática são mitigados quase na totalidade se tomares as devidas precauções.

O dinheiro que ganhas é na subida e descida da cotação das moedas, quase como se fossem acções na bolsa.

Por exemplo podes ver a cotação das moedas ao longo do tempo neste site: https://coinmarketcap.com/

Uma das altcoins em que eu estava investido era a TRX que há menos de uma semana atrás estava a ser transacionada a 5 cêntimos por unidade e neste momento já vai em 25 cêntimos. Eu fiz cash-out aos 18 cents e já estou com uma puta de uma azia que não imaginas. :D

Basicamente é assim que eu e todos os que estão investidos nisto fazem dinheiro. A informação sobre onde deves investir ou não logicamente que tem muito trabalho de pesquisa por trás, mas já ficas com uma ideia.
 

TLG

Arquibancada
3 Junho 2014
310
4
Neiva disse:
Para depositar e levantar euros, sim. Para as transações de altcoins uso o Binance.
Uma das coisas que me deixou de pé atrás quando comecei foi a quantidade de informações pessoais que se tem de dar para fazer o registo.Mas pronto faz parte. Os que eu vi que não precisas de dar informação cobram percentagens por transação muito altas.
 

Neiva

Tribuna Presidencial
1 Dezembro 2013
10,661
22,729
Conquistas
1
Porto
  • Alfredo Quintana
TLG disse:
Uma das coisas que me deixou de pé atrás quando comecei foi a quantidade de informações pessoais que se tem de dar para fazer o registo.Mas pronto faz parte. Os que eu vi que não precisas de dar informação cobram percentagens por transação muito altas.
As comissões da Coinbase também não são propriamente simpáticas, mas o site é fiável.

No registo tive que dar foto do CC. Se quiseres usar o GDAX (exchange da Coinbase) tens que acrescentar também a carta de condução ou passaporte. Não me sinto minimamente inseguro porque mesmo no pior dos cenários de fuga de informação não há grande coisa que se possa fazer com uma fotocópia do CC.
 

WaywardPines

Tribuna Presidencial
11 Julho 2016
7,047
5,543
Conquistas
1
  • Reinaldo Teles
Neiva disse:
Há várias exchanges nas quais te podes registar para entrares no mercado. Apenas algumas aceitam fiat (euros, dolares, libras, etc.). A maior parte das exchanges, principalmente as que transacionam altcoins (a designação para todas as moedas que vieram depois da bitcoin) não aceitam fiat pelo que tens que primeiro depositar dinheiro nas exchanges que o fazem, comprar cryptomoedas que essas exchanges disponibilizam a troco de EUR/USD (a principais são Bitcoin, Ethereum e Litecoin) e depois enviar essas cryptomoedas para as exchanges de altcoins para começares a transacioná-las. É mais fácil do que parece.

Não existe fiscalização. As empresas trabalham à base de comissões, por isso e tu é que assumes o risco dos negócios, por isso não vai simplesmente "fechar" porque eles só têm ganhos. Mas claro, há precedentes. As exchanges apostam muito na segurança informática, mas os hackers tem ganho muito interesse pelo mundo das cryptomoedas. E por exemplo uma das maiores exchanges foi à bancarrota há uns três anos atrás porque o CEO e outros membros de topo da direção roubaram as bitcoins dos clientes. Essa empresa era a Mt Gox, se quiseres pesquisar. Agora claro, esses riscos de pirataria informática são mitigados quase na totalidade se tomares as devidas precauções.

O dinheiro que ganhas é na subida e descida da cotação das moedas, quase como se fossem acções na bolsa.

Por exemplo podes ver a cotação das moedas ao longo do tempo neste site: https://coinmarketcap.com/

Uma das altcoins em que eu estava investido era a TRX que há menos de uma semana atrás estava a ser transacionada a 5 cêntimos por unidade e neste momento já vai em 25 cêntimos. Eu fiz cash-out aos 18 cents e já estou com uma puta de uma azia que não imaginas. :D

Basicamente é assim que eu e todos os que estão investidos nisto fazem dinheiro. A informação sobre onde deves investir ou não logicamente que tem muito trabalho de pesquisa por trás, mas já ficas com uma ideia.
Agradeço a tua atenção.

Vou me debruçar deveras sobre isso.

O meu receio é o que coloquei a negrito aconteça.

Não ter um rosto que eu conheça (se for roubado) Para dar um estouro na cara do fdp

Obrigado mais uma vez
 

Neiva

Tribuna Presidencial
1 Dezembro 2013
10,661
22,729
Conquistas
1
Porto
  • Alfredo Quintana
WaywardPines disse:
Agradeço a tua atenção.

Vou me debruçar deveras sobre isso.

O meu receio é o que coloquei a negrito aconteça.

Não ter um rosto que eu conheça (se for roubado) Para dar um estouro na cara do fdp

Obrigado mais uma vez
Se passares as tuas moedas para uma carteira (virtual ou física) não há risco de as perderes nas exchanges, mas entendo a perspetiva claro.
 

salman

Tribuna
18 Outubro 2012
3,478
1,391
Obrigado pela informação, que é interessante. Uma dúvida: ao fazer cashout tendo lucro, claro, como podes receber os euros correspondentes na tua conta do banco? Só para tentar perceber a ligação.

Enviado do meu SM-N9005 através do Tapatalk

 

Neiva

Tribuna Presidencial
1 Dezembro 2013
10,661
22,729
Conquistas
1
Porto
  • Alfredo Quintana
salman disse:
Obrigado pela informação, que é interessante. Uma dúvida: ao fazer cashout tendo lucro, claro, como podes receber os euros correspondentes na tua conta do banco? Só para tentar perceber a ligação.

Enviado do meu SM-N9005 através do Tapatalk
Neste momento aquilo que faço é converter as altcoins na Binance de volta para Ethereum ou Litecoin, enviá-las para a Coinbase/GDAX e vendê-las por Euros, que depois posso transferir de volta para a minha conta bancária com uma comissão baixinha. As duas exchanges mais usadas para converter cryptocurrency em euros são a Coinbase e a Kraken, nos EUA eles também usam muito a Gemini, mas essa não suporta clientes na Europa (excepto Reino Unido).

Só levantei dinheiro uma vez, que foi para recuperar tudo aquilo que gastei no meu investimento inicial. A transferência da parte deles demorou uma semana a chegar ao meu banco e claro isso causa sempre um nervoso miudinho, mas tirando essa demora não houve qualquer problema. O resto tem sido sempre reinvestido e neste momento só estou a trabalhar com dinheiro que ganhei nas exchanges. Os meus retornos têm sido tão grandes que sei lá, até estou a ponderar fazer isto a tempo inteiro, embora eu tenha consciência que entrei numa altura de boom muito forte.

Só para teres uma ideia, o Ethereum que comprei quando entrei nisto estava cotado sensivelmente a 750 dolares. Ontem bateu pela primeira vez a barreira dos 1000 dolares. As Bitcoins estão a ~17,500 dolares quando ainda a dias eram transacionadas abaixo dos $15.000, e mesmo assim ainda estão abaixo dos máximos históricos de $19k. É completamente absurdo...
 

ratilau

Superior
17 Junho 2012
63
0
Tenho vindo a acompanhar ha algum tempo e até tenho conta na  coinbase criada, mas acho que as cryptocurrencies na plataforma servem mais para converter euros do que para investimento. Como funciona a binance? Nao encontro app. Ha ligacao entre as duas plataformas?
 

Neiva

Tribuna Presidencial
1 Dezembro 2013
10,661
22,729
Conquistas
1
Porto
  • Alfredo Quintana
ratilau disse:
Tenho vindo a acompanhar ha algum tempo e até tenho conta na  coinbase criada, mas acho que as cryptocurrencies na plataforma servem mais para converter euros do que para investimento. Como funciona a binance? Nao encontro app. Ha ligacao entre as duas plataformas?
A Coinbase não é para investir, é antes a exchange recorrente para converter euros em crypto. As altcoins são compradas noutras exchanges (Binance, Bittrex, KuCoin, Cryptopia...).

As plataformas são completamente independentes. Aquilo que fazes é transferir crypto (BTC, BCC, ETH, LTC) da Coinbase para a Binance através dos endereços que eles te fornecem. Posteriormente o sistema confirma a tua transação na Blockchain e depois recebes os fundos.

Se já tens conta na Coinbase tens meio caminho andado, aquilo que te sugiro é que cries uma conta na Binance. Se não me engano eles fecharam os novos registos temporariamente desde ontem porque no espaço de uma semana quase duplicaram o número de utilizadores de 1,5 para 3 milhões mas fica atento para quando voltar a abrir.
 

VisceraEater

Bancada central
28 Maio 2016
1,612
632
36
Eu ainda não invisto e não sei se o vou fazer mais tarde. Estaria interessado em Chia, que vai surgir em meados de 2018. Estou isso sim a estudar a tecnologia e pretendo tornar-me um expert no tópico. Gostaria de me debruçar na criação de smart contracts e Dapps. De resto, curioso para ver o Proof of stake no Ethereum apartir de Maio.
 

Neiva

Tribuna Presidencial
1 Dezembro 2013
10,661
22,729
Conquistas
1
Porto
  • Alfredo Quintana
DUARTM disse:
Até a bolha explodir...
Já se ouvia essa história quando a Bitcoin atingiu $1. E depois outra vez quando atingiu $10. E insistiam quando bateu os $100. E mais uma vez aos $1000. E continuava quando chegou aos $10.000. Daqui a nada já vamos em $20.000. Raio da bolha que em 6 anos ainda não estourou...

Não leves a mal, mas os profetas da desgraça andam há anos a bater na história da bolha enquanto os outros recolhem os lucros, essa é que é a verdade.

Além disso, atenta nesta parte:

Neiva disse:
Só levantei dinheiro uma vez, que foi para recuperar tudo aquilo que gastei no meu investimento inicial. A transferência da parte deles demorou uma semana a chegar ao meu banco e claro isso causa sempre um nervoso miudinho, mas tirando essa demora não houve qualquer problema. O resto tem sido sempre reinvestido e neste momento só estou a trabalhar com dinheiro que ganhei nas exchanges.
Na pior das hipóteses e no mais negro dos cenários, eu continuo com o mesmo dinheiro que tinha quando entrei. E tudo isto no espaço de um mês (comecei em Dezembro).

Sugiro que pesquises sobre o assunto se tiveres interesse em sair dessa caixa. E olha, se a Bitcoin chegar aos $50.000 até ao final de 2018, tal como apontam a maioria da projeções, até te pago um café.
 

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,639
18,290
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Antes de mais, bom tópico @Neiva Acho que é um assunto de interesse.

Não percebo nada disto mas é um assunto que tenho estado para começar a estudar, tentar aproveitar os ganhos enquanto os há.

Não sei se será pedir demais mas o interessante, que possas fazer com o teu tempo disponível, seria poderes disponibilizar um resumo pequeno dos primeiros passos a dar para quem quer investir. Nada de muito trabalhoso porque tempo é dinheiro mas como começar a investir. O resto cada um que se desenrasque em escolher o melhor investimento e a maneira de o fazer.

Estava a pensar em colocar um quantia muito modesta para experimentar, estava a pensar em começar com 100€ para ver o que acontece. Em qual aconselhas a faze-lo, de momento?
 

ratilau

Superior
17 Junho 2012
63
0
Neiva disse:
A Coinbase não é para investir, é antes a exchange recorrente para converter euros em crypto. As altcoins são compradas noutras exchanges (Binance, Bittrex, KuCoin, Cryptopia...).

As plataformas são completamente independentes. Aquilo que fazes é transferir crypto (BTC, BCC, ETH, LTC) da Coinbase para a Binance através dos endereços que eles te fornecem. Posteriormente o sistema confirma a tua transação na Blockchain e depois recebes os fundos.

Se já tens conta na Coinbase tens meio caminho andado, aquilo que te sugiro é que cries uma conta na Binance. Se não me engano eles fecharam os novos registos temporariamente desde ontem porque no espaço de uma semana quase duplicaram o número de utilizadores de 1,5 para 3 milhões mas fica atento para quando voltar a abrir.
Registe-me na KuCoin. É fácil transferir as bitcoins do coinbase para la? É imediato?

Pelo que vejo, existem milhentas cryptocurrencies, como e que analisas aa diferenças? Como defines as que poderão ter mais sucesso no futuro? Existe algum sitio que recomendes para estudar?