António Folha - Treinador

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
21,521
4
http://www.fcporto.pt/pt/Pages/fc-porto.aspx

FOLHA É O NOVO TREINADOR DO FC PORTO B

José Ferreirinha Tavares passa a coordenador técnico da Formação e João Brandão assume a equipa de Sub-19

António Folha é o novo treinador do FC Porto B, sucedendo assim a José Ferreirinha Tavares, que passa a ser o coordenador técnico da Formação. João Brandão, até aqui treinador adjunto da equipa B, é o substituto de António Folha no comando técnico dos Sub-19 portistas.

As mudanças têm efeito imediato e inserem-se num plano que se perspetivava para a próxima época, mas que, desta forma, começa desde já a funcionar para depois, em 2017/18, seguir em velocidade de cruzeiro.

O momento da paragem natalícia foi entendido como o mais propício para estes ajustes, face ao que foram as saídas recentes da estrutura do Futebol e o conceito que se pretende implementar no FC Porto B e na Formação.

 
Última edição por um moderador:
  • Like
Reações: MartinsDragão

Dunham

Tribuna
12 Julho 2016
3,092
3,065
Conquistas
9
28
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Reinaldo Teles
  • Sérgio Conceição
  • André Villas-Boas
Uma boa aposta, conhece muito bem os jogadores, fez um grande trabalho nos juniores, se nao me engano, dois anos que la estava , foi bi campeao.
E muita curiosidade para ver o João Brandão nos juniores, fala-se muito bem dele, a ver se se confirma.
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,801
5,903
45
Lisboa
Não sou fã, mas acho que o nível competitivo da equipa B é muito mais adequado às competências do Folha do que os sub19.
 

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
18,715
18,098
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Não sei o q vai valer na B mas aplaudo a decisão de tirar o Homem q la estava, revelou uma incapacidade inacreditavel. Nunca pensei q o trabalho dele se revelasse tao mau...por uma razão...ele conhece o trabalho ha anos...alguma coisa deveria conseguir, mas a verdade é q não. Revelou o quao longe esta de ser treinador.

Que Folha tenha sorte, apesar de achar q lhe faltam ovos...os poucos q teem alguma qualidade ou estão lesionados ou veem de lesão...Chicao, Ismael, Palmer...sem reforços o futuro vai ser difícil...
 

Ablon

Tribuna Presidencial
26 Março 2016
6,867
3,064
Faço a mesma pergunta que fiz para os juniores.

Alguém sabe qual é a sua equipa técnica?
 

Tribuna
2 Março 2016
2,668
0
112
Segundo o jornal A Bola, Diogo Dalot, um dos jogadores com maior potencial do FC Porto dos sub-17 foi promovido à equipa B dos dragões.


O futebolista tem sido recentemente aliciado por vários clubes italianos, no entanto, o emblema azul e branco renovou-lhe o contrato até 2019.

No seu currículo, Diogo Dalot conta com um europeu pelos sub-17 de Portugal e uma participação no Europeu sub-19.

Esta época, o lateral-direito disputou 19 jogos pelos juniores, nos quais bateu o guarda-redes por duas ocasiões.
------

Finalmente...e só tem é que ser sempre titular. Este tipo de jogadores pode e deve queimar várias etapas.
 

Portus Cale

Arquibancada
9 Março 2012
480
723
Miguel Alexandre disse:
Que Folha tenha sorte, apesar de achar q lhe faltam ovos...os poucos q teem alguma qualidade ou estão lesionados ou veem de lesão...Chicao, Ismael, Palmer...sem reforços o futuro vai ser difícil...
Na minha opinião, essa falta de ovos é o exacto motivo pelo qual esta subida do Folha nos pode fazer mais bem do que mal.

Confesso que me faz confusão ver o talento do F.C.Porto nas mãos de um resultadista. De um treinador que tem baseado o seu trabalho na formação do F.C.Porto na procura do seu próprio conforto, relegando para 2º plano a preocupação em formar talento. Em proporcionar, independentemente dos resultados, as condições e o espaço necessários para que as suas equipas joguem de acordo com os padrões que lhe serão exigidos quando, idealmente, atingirem a equipa A.

O Folha tem privilegiado, desde que iniciou funções nos sub-19, a segurança que o jogador do "hoje" lhe dá ao invés de arriscar e investir no jogador que "amanhã" terá nível para representar um clube grande como o nosso.

Tem tirado semanas atrás de semanas de crescimento a muito bom talento.

Tem demonstrado uma incoerência e indecisão atrozes na escolha dos jogadores a quem dar oportunidades.

Não tem sabido compreender a melhor forma de maximizar o rendimento daqueles que precisam de quem os faça perceber que tipo de jogador são e podem vir a ser. De quem mais necessita da sua ajuda. De quem precisa de um FORMADOR.

O Folha demonstra ser demasiado medroso e, até, egocêntrico (mesmo que não propositadamente, mas porque está preocupado com o seu poleiro) para ser um responsável de peso pela formação do talento F.C.Porto.

O pressuposto fundamental de um formador tem que ser o de catalisar e evolução dos atletas com o fim de atingirem o potencial com mais celeridade do que atingiriam sem o seu apoio. E só tendo este pressuposto garantido, começar a pensar nas vitórias. E até, porque não, em si próprio. Na exposição do seu trabalho. Enquanto FORMADOR.

Custa-me imaginar um 11 da Youth League 2017/2018 com o Leandro Campos no banco, o Afonso Sousa a ponta-de-lança, o Romário Baró numa ala, o Ayoub ou o Moreto na outra, o meio-campo com dois 6 e um 8, e um 8 a defesa-central.

Não é no meio de tanta invenção com o objectivo de colocar em campo os médios todos do plantel no mesmo 11 que eu quero o talento do F.C.Porto. Não é no meio de tanta insegurança transmitida pelo treinador que quero o talento do F.C.Porto. Não é resultadismo a todo o custo, o habitat mais saudável para os nossos miúdos.

E tudo isto para explicar o 1º parágrafo.

Acho que a subida do Folha para um patamar onde a formação está num estado mais avançado, onde há mais jogadores vindos de fora, onde será mais difícil inventar sem dar bronca e onde os "Belinhas" e "Candés" terão mais dificuldade em esconder as fragilidades, alivia um pouco o seu peso formativo nos nossos jovens, e o expõe, finalmente perante uma opinião pública mais vasta, no seu nível de incompetência enquanto treinador no F.C.Porto.

O Folha é, no máximo, um adjunto de um treinador competente. De um treinador que não dependa dos conhecimentos do seu adjunto. De um treinador que apenas necessite do seu inatacável portismo e presença no balneário.

No F.C.Porto que idealizo, onde o talento natural para cada função e o conhecimento imperam, o Folha não pode ser mais do que isto.

Entretanto, fico a torcer para que o Brandão demonstre a qualidade que cada vez mais escasseia nas equipas técnicas (e não só) do nosso Clube.
 

MISTICAPORTISTA

Tribuna
15 Agosto 2016
2,567
0
Alinho um pouco no que o colega @Portus Cale  referiu.

Folha não é um bom formador e não é por ter ganho 2 titulos de nacional de juniores que passou a ser bom.

O Luis Castro nunca enganou ninguem sempre foi um treinador de competição tanto que agora no Rio Ave as coisas tem assentado que nem uma luva (6 jogos 5 vit e 1 derrota).

Folha tem os numeros mas em termos de trabalho tem sido zero(onde estão os jogadores das gerações que treinou?Alguem no primeiro escalão?pois...)

Cheguei a ter esperança que se trouxesse o Capucho um treinador claramente de formação( e que teve grandes problemas no rio ave por colocar as equipas a jogar como equipas de formação) e um dos melhores neste aspecto.

Em relação aos nossos quadros para mim o Bino é o melhor ainda que não dê para aquilatar muito os trabalhos dos treinadores de sub 15 e sub 16.

Mas já houve gente a epoca passada a querer a cabeça do tecnico dos sub 15 por ter falhado o apuramento a poule final mas este ano tem provado que esses miudos não vem mal formados porque no Padroense sendo sub 16  conseguiram o apuramento para a fase seguinte nos sub 17.

É preciso ver um pouco mais alem quando se diz " perdeu n presta, ganhou é bom" em formação...
 

Portus Cale

Arquibancada
9 Março 2012
480
723
MISTICAPORTISTA disse:
Cheguei a ter esperança que se trouxesse o Capucho um treinador claramente de formação( e que teve grandes problemas no rio ave por colocar as equipas a jogar como equipas de formação) e um dos melhores neste aspecto.
Neste ponto não posso concordar contigo, caro @MISTICAPORTISTA .

O Capucho fez uma péssimo trabalho no Porto. Muito fraco mesmo.

A aposta em Belinhas foi exemplo disso mesmo. Jogadores de luta e sem arte para sequer sonhar com a equipa principal.

Foi um treinador resultadista que nem assim obteve resultados.

É neste nível de incompetência que o tenho enquanto formador e até enquanto treinador.
 

MISTICAPORTISTA

Tribuna
15 Agosto 2016
2,567
0
Portus Cale disse:
Neste ponto não posso concordar contigo, caro @MISTICAPORTISTA .

O Capucho fez uma péssimo trabalho no Porto. Muito fraco mesmo.

A aposta em Belinhas foi exemplo disso mesmo. Jogadores de luta e sem arte para sequer sonhar com a equipa principal.

Foi um treinador resultadista que nem assim obteve resultados.

É neste nível de incompetência que o tenho enquanto formador e até enquanto treinador.
O certo é que ele conseguiu um 3º e 4º lugares nos sub 19 e neste momento colocou 5 ou 6 jogadores das equipas que treinou no primeiro escalão como opções regulares.

A tua opinião é que é mau mas para mim é muito melhor que o Folha.

O Capucho fez aquilo que o Folha ainda não conseguiu preparar  jogadores para chegarem ao primeiro escalão de futebol profissional e ficarem lá
 

miguel semprefcp

Arquibancada
19 Março 2012
442
40
A minha forma de ver as equipas de formação/equipa B é a seguinte: estou-me a borrifar para os títulos desde que haja um bom trabalho na formação dos atletas e boa preparação para a nossa realidade competitiva. Naturalmente que é melhor ganhar do que perder mas nunca devemos olhar para o trabalho feito por treinadores da formação com base unicamente se foram campeões ou não e muito pessoal cai nesse erro. Desportivamente a única coisa que devemos exigir a qualquer equipa B é que não desça de divisão pois se isso acontecer no próximo (ou próximos) ano(s) a evolução de quem vem das camadas jovens poderá sair prejudicada pois o grau competitivo na segunda B não é o mesmo da segunda divisão. Dado à proximidade na classificação dos lugares de descida acho que esta equipa precisava de uma mexida destas.
 

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
21,521
4
http://www.fcporto.pt/pt/Pages/fc-porto.aspx

FOLHA: “VOU AGARRAR ESTA OPORTUNIDADE DE TODAS AS FORMAS”

Treinador orientou esta sexta-feira o primeiro treino do FC Porto B após a pausa para as férias de Natal

O plantel do FC Porto B regressou esta sexta-feira ao trabalho depois das férias de Natal já com António Folha a liderar a equipa técnica da qual também fazem parte Fábio Moura, Paulinho Santos e Rui Sá Lemos (treinadores assistentes) e Rui Teixeira (treinador de guarda-redes). Nas primeiras declarações como sucessor de José Ferreirinha Tavares, o antigo treinador dos Sub-19 admite que o novo cargo representa “mais responsabilidade”, mas não esconde estar “muito contente” pela oportunidade que lhe foi concedida e que vai agarrar “de todas as formas”. O objetivo nesta nova aventura é claro: colocar os “bês” numa posição mais tranquila do que 15.º lugar em que se encontra atualmente na tabela da Ledman LigaPro.

Responsabilidade e ambição
“[Este cargo] representa mais responsabilidade, mas quem está dentro do clube sabe que estas coisas podem acontecer. Obviamente que estou muito contente e vou agarrar esta oportunidade de todas as formas a para mostrar a ambição que tenho para fazer coisas boas dentro do FC Porto.”

O objetivo
“Dada a classificação em que estamos, a mim não me interessa muito fazer projetos a longo prazo, mas sim o próximo jogo, esse é o mais importante e é assim que vamos trabalhar durante a segunda volta, pensando jogo a jogo, trabalhando conscientes de que estamos numa posição na tabela que não é agradável e da qual queremos sair rapidamente, com muito trabalho e dedicação.”

A competitividade da Segunda Liga
“É um campeonato muito, muito, competitivo, em que rapidamente se sobe e se desce muitos lugares na classificação. Não sendo este o lugar que desejávamos, temos que saber viver com isso, sabendo que cada jogo na Segunda Liga é uma luta constante pelos três pontos.”

O reencontro com os antigos Sub-19
“Espero que rapidamente todos eles, sem exceção, tragam para cima o valor e o caráter que têm. É isso que vou pedir ao grupo e aos mais novos pedir que rapidamente percebam o que é ser um jogador à Porto. É isso que espero deles todos para melhorarmos a nossa posição na tabela.”

O sucessor nos Juniores A
“O João Brandão é uma pessoa muito competente, que vai dar o seu melhor e que vai dar continuidade àquilo que se tem vindo a fazer. Obviamente que este ano sabemos que alcançar um tricampeonato não é fácil, mas sei que vão lutar por ele, disso não tenho dúvidas.”
 

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
17,315
21,339
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Boa sorte ao Folha.
Não sou grande fã mas alguma coisa tinha de se fazer, que estavamos numa espiral negativa de resultados
 
  • Like
Reações: MartinsDragão