Qual o melhor plantel dos 3 Grandes?

KomodoDragonFCP

Tribuna
3 Agosto 2013
2,828
0
Tomei a liberdade e a iniciativa de abrir este tópico no forum, pois considero que após a cessão do mercado e com os planteis já praticamente fechados e definidos. Penso que se torna oportuno fazermos uma comparação genérica qualitativa e quantitativa do plantel dos 3 grandes, até porque como é um tema que tem sido discutido aqui no forum e não existe um tópico especifico para este tema. Decidi tomar a iniciativa de o fazê-lo.

Na minha opinião. O plantel mais equilibrado, com mais opções e de qualidade é sem duvida nenhuma a do Sporting, até porque tem um treinador talhado para este tipo de planteis.
Em seguida considero o plantel do FCP e do Benfica num conto geral mais ou menos com a mesma valia, pois considero planteis, um tanto um pouco desequilibrados, fortes em alguns sectores mas com algumas lacunas em outros.

Um aparte nesta comparação entre planteis considero o Brahimi um jogador em tudo superior ao Rafa. Portanto vejamos a coisa por esse lado. A nível de Pontas de lança acho que fica a faltar um PL no nosso plantel, que poderia seguramente ter sido o Gonçalo Paciência ou então manter o Bueno no plantel, um jogador que tive muita pena que não tivesse tido mais oportunidades para jogar.
 

BlueHell

Tribuna
29 Abril 2012
2,605
49
KomodoDragonFCP disse:
Tomei a liberdade e a iniciativa de abrir este tópico no forum, pois considero que após a cessão do mercado e com os planteis já praticamente fechados e definidos. Penso que se torna oportuno fazermos uma comparação genérica qualitativa e quantitativa do plantel dos 3 grandes, até porque como é um tema que tem sido discutido aqui no forum e não existe um tópico especifico para este tema. Decidi tomar a iniciativa de o fazê-lo.

Na minha opinião. O plantel mais equilibrado, com mais opções e de qualidade é sem duvida nenhuma a do Sporting, até porque tem um treinador talhado para este tipo de planteis.
Em seguida considero o plantel do FCP e do Benfica num conto geral mais ou menos com a mesma valia, pois considero planteis, um tanto um pouco desequilibrados, fortes em alguns sectores mas com algumas lacunas em outros.

Um aparte nesta comparação entre planteis considero o Brahimi um jogador em tudo superior ao Rafa. Portanto vejamos a coisa por esse lado. A nível de Pontas de lança acho que fica a faltar um PL no nosso plantel, que poderia seguramente ter sido o Gonçalo Paciência ou então manter o Bueno no plantel, um jogador que tive muita pena que não tivesse tido mais oportunidades para jogar.
Para alguém que quer defender mais do que atacar na maior parte dos jogos talvez o nosso plantel seja superior ao do regime...

Para atacar na maior parte dos jogos, sem dúvida que o do regime é bem superior...

Dos 3 grandes só temos os melhores laterais...
 

KomodoDragonFCP

Tribuna
3 Agosto 2013
2,828
0
BlueHell disse:
Para alguém que quer defender mais do que atacar na maior parte dos jogos talvez o nosso plantel seja superior ao do regime...

Para atacar na maior parte dos jogos, sem dúvida que o do regime é bem superior...

Dos 3 grandes só temos os melhores laterais...
Percebo o que quereres dizer mas não concordo.
Temos melhor jogo interior e de meio campo que o regime e neste momento uma melhor dupla de centrais e ai também se ganham muitos jogos.
Em relação ao ataque, acho mesmo que o Jonas é o abono de família, o Mitrogolo é irregular e o Jimenez também.
Até porque temos uma coisa que o regime tenta ter mas não tem com tanta qualidade, 3,4 jogadores de alto nivel que jogam bem nas alas como no jogo interior: Brahimi, Oliver e Corona.
 

Mr.Ribeiro 46

Tribuna Presidencial
26 Julho 2016
6,903
4,162
No que toca a guarda-redes, considero que estarão todos ao mesmo nível.
Não há grande diferença entre Casillas, Júlio César e Rui Patrício em termos de rendimento.
Em termos de centrais, vantagem para o benfica.
O sporting está mais ou menos a par do FC Porto, sendo que muito dependerá de quanto tempo aguentará o Marcano sem ter uma paragem cerebral, como entrará o Boly na equipa e de como o Felipe se adaptar.
Nas laterais, o Porto é melhor com uma vantagem assombrosa. Na minha opinião, seria ainda maior a vantagem com Layún na direita e Alex Telles na esquerda.
No que toca a meio campo, o sporting leva vantagem.
Na frente de ataque, o benfica leva clara vantagem. Têm o melhor marcador da época passada, o 3º melhor marcador e uma data de soluções para extremos. O sporting tem uma data de incógnitas. E o Porto tem uns quantos jovens promissores, mas que não sei até que ponto poderão dar muita luta em termos de rendimento à força de ataque do benfica.

Em suma, considero que o benfica tem o melhor plantel para o campeonato português.
Porto e sporting partem mais ou menos em termos de igualdade mas não muito atrás dos mouros.
 

KomodoDragonFCP

Tribuna
3 Agosto 2013
2,828
0
Mr.Ribeiro 46 disse:
No que toca a guarda-redes, considero que estarão todos ao mesmo nível.
Não há grande diferença entre Casillas, Júlio César e Rui Patrício em termos de rendimento.
Em termos de centrais, vantagem para o benfica.
O sporting está mais ou menos a par do FC Porto, sendo que muito dependerá de quanto tempo aguentará o Marcano sem ter uma paragem cerebral, como entrará o Boly na equipa e de como o Felipe se adaptar.
Nas laterais, o Porto é melhor com uma vantagem assombrosa. Na minha opinião, seria ainda maior a vantagem com Layún na direita e Alex Telles na esquerda.
No que toca a meio campo, o sporting leva vantagem.
Na frente de ataque, o benfica leva clara vantagem. Têm o melhor marcador da época passada, o 3º melhor marcador e uma data de soluções para extremos. O sporting tem uma data de incógnitas. E o Porto tem uns quantos jovens promissores, mas que não sei até que ponto poderão dar muita luta em termos de rendimento à força de ataque do benfica.

Em suma, considero que o benfica tem o melhor plantel para o campeonato português.
Porto e sporting partem mais ou menos em termos de igualdade mas não muito atrás dos mouros.
O Benfica melhores centrais? !! tenho outra opinião.
Os avançados do Sporting na mão do JJ poderão fazer muita moça o Sporting para mim tem o melhor plantel.
O Benfica sem meio campo, com centrais duvidosos, e laterais frageis poderá ter algumas dificuldades, mas ai aparece o colinho para resolver.
 
M

mercgold3

Guest
Já tinha dado a minha opinião em relação a este tema no tópico do plantel. Fica ai minha analise.

Passado meio dia e com uma pessoa mais calma, olhando para os planteis dos rivais não acho que estejamos assim tão inferiores, acho que está tudo muito equilibrado. O que vai desequilibrar ai sim é o controlo leonino / Regime nas arbitragens e ai à primeira oportunidade já falhamos este ano, pareciamos uns putos de 14 anos a fazer queixas nos facebooks.

Tendo em noção que os rivais jogam preferencialmente em 4-4-2 fica difícil fazer uma comparação directa vamos tentar:

Nos GR, não perdermos para nenhum dos rivais.

Nos laterais nós somos os que temos os melhores. E podíamos estar melhor por incrível que pareça.

Nos centrais penso que também está equilibrado entre os 3, se tivesse escolher apesar de tudo acho que o Sporting tem o melhor, digo isto porque gosto muito do Semedo que por exemplo secou o André Silva no ultimo jogo.

Médios defensivos:  Não digo que tenhamos vantagem sobre o Sporting mas penso que tenhamos vantagem sobre o Benfica, digo isto porque o William está longe de ser tão mau como pintam e ainda por cima acho que o nosso melhor médio defensivo está no banco (Rúben)

Médio centro: Lá está, não temos vantagem sobre o Sporting (Adrien), mas penso que tenhamos vantagem sobre o Benfica, especialmente com Oliver. *A partir daqui já se nota as diferenças tácticas nas comparações.

Extremos: Benfica "ganha", Rafa, Salvio, Cervi, Zivkovic, Pizzi, Guedes, Carillo por muito que possamos ter uma vantagem ligeira em um outro jogador, eles têm melhor, o Sporting também está muito bem apetrechado aqui, Bryan, Gelson, Markovic e Campell, não perdemos aqui com Otávio, Jota, Brahimi* e Corona.

Avançados: É normal eles terem mais opções, creio que o Benfica tem vantagem aqui também, isto porque têm três avançados de enormíssima qualidade com Jonas À cabeça, em relação ao Sporting existe muitas duvidas, muitas duvidas mesmo em relação ao real valor destes jogadores que compraram para a frente. Nós temos André Silva em quem eu acredito muito e o resto são alternativas... Lá está, mais uma vez com as diferenças tácticas fazer comparações fica difícil.
 

Bitaites

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
11,704
8,207
Italia
Falando apenas do onze

GR: zbording

Defesa: Porto

Meio Campo: zbording

Ataque: orcs

Juntando o banco ao 11 acho que o zbording é melhor.
Treinador: zbording
Extra futebol: orcs

 

Mr.Ribeiro 46

Tribuna Presidencial
26 Julho 2016
6,903
4,162
KomodoDragonFCP disse:
O Benfica melhores centrais? !! tenho outra opinião.
Os avançados do Sporting na mão do JJ poderão fazer muita moça o Sporting para mim tem o melhor plantel.
O Benfica sem meio campo, com centrais duvidosos, e laterais frageis poderá ter algumas dificuldades, mas ai aparece o colinho para resolver.
Não considero que o benfica tenha centrais duvidosos. O Jardel vem tendo desempenhos razoáveis de há umas épocas para cá, o Lindelof anda a um bom nível e tem tudo para ser um muito bom central e o Lisandro é algo inconstante mas para 3ª opção serve bem. Ainda para mais, têm o Luisão que para jogar uma vez por outra serve bem. As laterais deles dependerão muito do Semedo e de como se mostrar. E o meio campo deles em termos de construção de jogo é muito medíocre. Mas para isso terão os extremos e a frente de ataque comandada pelo Jonas para resolverem muita da falta da criatividade do meio campo.

No que toca ao campeonato, não considero que o plantel vá ser o mais importante na luta pelo título.

Essa luta dependerá bem mais da conjugação treinador/estrutura.
De notar que o controlo das arbitragens está incluído na parte da estrutura.
 

Sjunde Inseglet

Arquibancada
26 Maio 2014
352
0
32
Aveiro
KomodoDragonFCP disse:
Um aparte nesta comparação entre planteis considero o Brahimi um jogador em tudo superior ao Rafa. Portanto vejamos a coisa por esse lado.
Concordo que o brahimi é superior ao Rafa, excepto num parâmetro: objectividade.
Aliás esse foi sempre e reconhecidamente o problema do brahimi, é excelente tecnicamente, em termos de drible dos melhores do futebol mundial, mas depois é pouco objectivo e define muito mal as jogadas. Vamos ver se consegue melhorar nesse aspecto. A verdade é que o futebol do Lopetegui com tanto passe e lentidão de processos acabava por permitir que os adversários fechassem muito os espaços dificultando a acção dos nossos abre-latas. Do peseiro nem vou falar, porque aquilo não era nada. Com o NES, vamos ver.
 

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
9,709
6
34
Porto
A melhor equipa é aquela que demonstrar em campo. Houve várias épocas que o benfica tinha super estrelas no plantel. Era miccoli's e Reyes e o crl e não ganhavam nada. O que importa é um bom colectivo e boa preparação mental por parte das equipas e um papel fundamental que o treinador tem.

Obviamente que na teoria , olho para o plantel dos rivais e acho que são ligeiramente superiores ao nosso. Mais equilibrados pelo menos.  No papel. No campo veremos.
 

KomodoDragonFCP

Tribuna
3 Agosto 2013
2,828
0
Mr.Ribeiro 46 disse:
Não considero que o benfica tenha centrais duvidosos. O Jardel vem tendo desempenhos razoáveis de há umas épocas para cá, o Lindelof anda a um bom nível e tem tudo para ser um muito bom central e o Lisandro é algo inconstante mas para 3ª opção serve bem. Ainda para mais, têm o Luisão que para jogar uma vez por outra serve bem.
Não troco os centrais deles por o Felipe e mesmo o Marcano que esta época parece outro. A motivação conta muito Felipe e Marcano parece que já jogam á anos.
 

luchoElCapitanGonzalez

Bancada lateral
23 Maio 2016
564
0
O melhor plantel é o do Benfica. A maior lacuna será na posição de 8 onde acho que o pizzi vai acabar por tirar o lugar ao Horta e na lateral direita onde o Semedo é o rei da burrice.

O Sporting tem laterais fracos e uns centrais engraçados mas nada de especial. O meio campo é bom com William e Adrien e com a adição do Elias vai ganhar consistência. Na frente o Ruiz, Markovic e Bruno César dão garantias enquanto que os reforços são incógnitas com nome. No essencial têm um excelente treinador que é do melhor do que há em Portugal e no mundo. Só são favoritos porque o Vitória é fraco (e porque o jesus é TOP, claro).

Nós, temos um bom onze base e não temos suplentes de nível semelhante ao nível dos titulares. Tenho muitas dúvidas que o Depoitre possa ser alternativa viável ao André na forma como o Nuno quer jogar. Tenho dúvidas que haja substituto para o Oliver no plantel. E não vejo um central que seja capaz de substituir o marcano ou o felipe numa eventualidade.
 

KomodoDragonFCP

Tribuna
3 Agosto 2013
2,828
0
luchoElCapitanGonzalez disse:
O melhor plantel é o do Benfica. A maior lacuna será na posição de 8 onde acho que o pizzi vai acabar por tirar o lugar ao Horta e na lateral direita onde o Semedo é o rei da burrice.

O Sporting tem laterais fracos e uns centrais engraçados mas nada de especial. O meio campo é bom com William e Adrien e com a adição do Elias vai ganhar consistência. Na frente o Ruiz, Markovic e Bruno César dão garantias enquanto que os reforços são incógnitas com nome. No essencial têm um excelente treinador que é do melhor do que há em Portugal e no mundo. Só são favoritos porque o Vitória é fraco (e porque o jesus é TOP, claro).

Nós, temos um bom onze base e não temos suplentes de nível semelhante ao nível dos titulares. Tenho muitas dúvidas que o Depoitre possa ser alternativa viável ao André na forma como o Nuno quer jogar. Tenho dúvidas que haja substituto para o Oliver no plantel. E não vejo um central que seja capaz de substituir o marcano ou o felipe numa eventualidade.
acho o lateral espanhol do benfica o Grimaldo, não vou dizer  que é um flop, mas a defender Jesus até mete impressão. É só correr para a frente e atacar.
Aquele golo que sofreram com o Setubal diz bem o que poderá ser a defesa do benfica. Falta ali muita qualidade,o colinho vai ter de trabalhar bem.
 

Sjunde Inseglet

Arquibancada
26 Maio 2014
352
0
32
Aveiro
Roma disse:
A melhor equipa é aquela que demonstrar em campo. Houve várias épocas que o benfica tinha super estrelas no plantel. Era miccoli's e Reyes e o crl e não ganhavam nada. O que importa é um bom colectivo e boa preparação mental por parte das equipas e um papel fundamental que o treinador tem.

Obviamente que na teoria , olho para o plantel dos rivais e acho que são ligeiramente superiores ao nosso. Mais equilibrados pelo menos.  No papel. No campo veremos.
Vamos estar dependentes do que jogadores como otávio, André silva ou oliver consigam fazer. São jogadores jovens, com qualidade e potencial, mas ainda há uma incerteza quanto ao estatuto e patamar desportivo que possam vir a atingir. O nosso clube sempre viveu de jogadores destes, que chegam cá sem ser ninguém e saiem do Porto como jogadores de topo. Olhando para os planteis, adversários parece-me óbvio que à partida estamos pior, mas daqui a um ano a avaliação pode ser diferente. Há sempre jogadores que não confirmam o seu potencial, outros que entram em subrendimento, lesoes etc.
Há muitos exemplos disso, o ano passado ninguem esperava uma explosão do renato sanches ou lindelof. Há 2 anos ninguem dava nada pelo jonas. No sporting o slimani teve uma evolução brutal etc etc. Por isso meus amigos, eu vou continuar apoiar o meu Porto. São estes os jogadores que temos e é com eles que vamos à luta. Ainda muita água vai correr debaixo da ponte e eu acredito plenamente que temos uma série de jogadores com muito potencial e que no final da época podemos estar a festejar o título. Temos de acreditar nos nossos.
 

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,366
4,964
Conquistas
1
  • Junho/18
Tenho dificuldade em hierarquizar os plantéis porque não conheço ainda bem todos os jogadores, mas à primeira vista não considero que hajam grandes diferenças entre os mesmos, fora o facto do nosso ter menos propensão ofensiva que os dos outros, o que a nível das competições internas tende a ser negativo, por outro lado sermos melhores do meio campo para trás, em teoria favorece-nos na Champions.

O problema é que o regime somam ao mesmo, o controlo das arbitragens e CS, e os calimeros somam ao seu, a estrutura diretiva mais comprometida com o seu sucesso e (até ver) o melhor treinador.

E depois são projetos consolidados, não estão a começar do zero como nós.

 

AntonioTeixeira

Tribuna Presidencial
31 Julho 2013
6,399
0
KomodoDragonFCP disse:
Tomei a liberdade e a iniciativa de abrir este tópico no forum, pois considero que após a cessão do mercado e com os planteis já praticamente fechados e definidos. Penso que se torna oportuno fazermos uma comparação genérica qualitativa e quantitativa do plantel dos 3 grandes, até porque como é um tema que tem sido discutido aqui no forum e não existe um tópico especifico para este tema. Decidi tomar a iniciativa de o fazê-lo.

Na minha opinião. O plantel mais equilibrado, com mais opções e de qualidade é sem duvida nenhuma a do Sporting, até porque tem um treinador talhado para este tipo de planteis.
Em seguida considero o plantel do FCP e do Benfica num conto geral mais ou menos com a mesma valia, pois considero planteis, um tanto um pouco desequilibrados, fortes em alguns sectores mas com algumas lacunas em outros.

Um aparte nesta comparação entre planteis considero o Brahimi um jogador em tudo superior ao Rafa. Portanto vejamos a coisa por esse lado. A nível de Pontas de lança acho que fica a faltar um PL no nosso plantel, que poderia seguramente ter sido o Gonçalo Paciência ou então manter o Bueno no plantel, um jogador que tive muita pena que não tivesse tido mais oportunidades para jogar.
fds Komodo isto é o foros do Dragão, não é o abstract da tua dissertação de doutoramento lol

bom tópico claro :D
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,590
25,424
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
somos os melhores em tudo.. o varela é o melhor defesa e extremo ao mesmo tempo, o Herrera é de longe o melhor médio a jogar em Portugal e somos o clube com mais soluções.. temos os melhores dirigentes e olheiros.. tudo está bem no reino do dragão..
 

KomodoDragonFCP

Tribuna
3 Agosto 2013
2,828
0
MiguelDeco disse:
somos os melhores em tudo.. o varela é o melhor defesa e extremo ao mesmo tempo, o Herrera é de longe o melhor médio a jogar em Portugal e somos o clube com mais soluções.. temos os melhores dirigentes e olheiros.. tudo está bem no reino do dragão..
Os outros também têm Varelas e Herreras no plantel deles.
Depois temos também o Telles, o Felipe, o Octávio, o João Teixeira, o Ruben Neves, o Layun, o André Silva, o Brahimi, o Jota, Corona, e por ai fora.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,590
25,424
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
KomodoDragonFCP disse:
Os outros também têm Varelas e Herreras no plantel deles.
Depois temos também o Telles, o Felipe, o Octávio, o João Teixeira, o Ruben Neves, o Layun, o André Silva, o Brahimi, o Jota, Corona, e por ai fora.
mas com os herreras e varelas dos outros posso eu bem.. não tenho é mais paciência para os meus "craques".. e para mim esta gestão de plantel deste ano é criminosa, e mais não digo porque queria poder continuar a escrever por aqui.. O que estão a fazer ao meu clube é um crime..
 

KomodoDragonFCP

Tribuna
3 Agosto 2013
2,828
0
MiguelDeco disse:
mas com os herreras e varelas dos outros posso eu bem.. não tenho é mais paciência para os meus "craques".. e para mim esta gestão de plantel deste ano é criminosa, e mais não digo porque queria poder continuar a escrever por aqui.. O que estão a fazer ao meu clube é um crime..
O Herrera admito que é um jogador extremamente bipolar. por vezes nem sei o que pensar acerca do Herrera. Mas também não me parece de todo inferior ao Pizzi ou ao André Horta.
Em relação á gestão de plantel deste ano, talvez acabe por ser melhor que a gestão de plantel dos grandes craques onde apostamos tudo na 1ª época do Lopetegui.