Rui Filipe

daniel Alexandre

Tribuna Presidencial
23 Janeiro 2007
22,473
6,536
Conquistas
3
Grande Porto
  • Alfredo Quintana
  • Lucho González
  • Hulk
Depois de duas épocas emprestado, primeiro ao Sporting de Espinho e depois ao Gil Vicente, regressou à «casa-mãe» para a definitiva afirmação, que teve como um dos pontos altos a exibição no reduto do Benfica. Uma grande exibição do jovem médio, que sofreu a grande penalidade na origem do primeiro golo da partida. O jornal «A Bola», no dia seguinte, escrevia que Rui Filipe tinha sido «o grande pilar da estratégia portista, fortíssimo a defender, com bons pés a segurar a posse de bola e com olhinhos, técnica e velocidade para o contra-ataque».

Quiz aqui lembrar este grande talento que saiu das escolas do Porto,porque foi com muita pena minha que o vi partir.
Ia ser seguramente o grand epatrão do meio campo do FCP e da seleção.
 

fcporto56

Tribuna Presidencial
26 Julho 2006
7,173
0
Sacramento
Foi pena.Futebolisticamente falando tinha passado por alguns altos e baixos,estava novamente em crescendo quando a morte o travou.
 
X

xFiz_a_tropa_com_o_Baía

Guest
> Gaspar Santos Comentou:

Este golo foi muito polémico, não pela sua legalidade, mas porque a Bolha entendeu atribuir o golo a um outro jogador do FCP de modo a que o Rui Águas, jogador dos encornados, pudesse ao menos uma vez na vida ser o melhor marcador do campeonato.

---------------------

Desculpa caro Gaspar Santos mas esse golo que o Domingos marcou em Aveiro ocorreu na época 1990/91, não na época em que o Rui Filipe morreu. E a Bola (instituição que atribui a Bola de Prata) decidiu atribuir o tal golo a um jogador do Beira Mar, considerou auto-golo portanto.
Para mim o Domingos foi, é, e será sempre o melhor marcador do campeonato português na época 1990/91, não ganhou foi a merda de prémio que a Bola atribui a seu bel-prazer.

Mais uma coisa: acaba por não fazer sentido que a Bola forçasse a candidatura do Rui Águas à Bola de Prata se ainda estavamos na primeira jornada. Eles iam lá adivinhar!

PS: A RTP, após a tal jornada do Porto em Aveiro na época 90/91 atribuíu o golo ao Domingos, mas depois voltaram atrás, quais filhos da mãe. E depois não querem que um gajo se zangue.
 
X

xFiz_a_tropa_com_o_Baía

Guest
Ah, falta dizer que o Rui Águas só jogou no Porto nas épocas de 88/89 e 89/90. Em 1990/91 já tinha voltado ao Bifica.
 

COTADRAGÃO

Tribuna Presidencial
25 Novembro 2006
10,744
2,431
Porto
Grande menino. Grande jogador. Gente BOA,que eu conheci , muito bem.

E aquele GOLO, na LUZ, para a Supertaça, ao famoso guarda/redes Belga ???!!!!!! Uma simualação e o belga, pelo chão ...UM ESPANTO DE EXECUÇÃO!!!!
 

COTADRAGÃO

Tribuna Presidencial
25 Novembro 2006
10,744
2,431
Porto
> mente Comentou:

> Grande golo ao Werder Bremen numa jornada histórica na LC, 5-0. Tenho ideia que foi ele quem abriu a \"contagem\". É difícil saber até onde podia ter chegado, mas seria sempre um grande portista, e talvez hoje fizesse parte da galeria dos gigantes como João Pinto, Jorge Costa ou Vítor Baía.
-----------

Grande golo, esse !!!! Tinha talento, Gente Boa, Gente Boa !!!
 
X

xFiz_a_tropa_com_o_Baía

Guest
Bem verdade Gaspar. O Domingos e o Rui Águas acabaram a época com o mesmo número de golos marcados, mas como o Rui Águas jogou menos jogos ganharia ele a Bola de Prata. E é como dizes, retiraram o golo ao Domingos (golo de cabeça) para que o Águas pudesse ganhar.

No Domingo Desportivo atribuíram o golo ao Domingos, mas na semana seguinte já o tinham retirado. Toda a Comunicação Social foi atrás da Bola com a desculpa de que o critério para a Bola de Prata (prémio atribuído pela Bíblia da Bola) era estabelecido pelo jornal A Bola, logo limitavam-se a enumerar o líder dessa competição. Fiquei com muito orgulho do JN não arredou pé e manteve o golo atribuído ao Mingos.

É como disse acima, o Domingos foi o melhor marcador do campeonato nacional 1990/91, não ganhou foi aquele prémio ranhoso da Bolha.
 

COTADRAGÃO

Tribuna Presidencial
25 Novembro 2006
10,744
2,431
Porto
> Ferjo Comentou:

> > COTADRAGÃO Comentou:

> Grande menino. Grande jogador. Gente BOA,que eu conheci , muito bem.

E aquele GOLO, na LUZ, para a Supertaça, ao famoso guarda/redes Belga ???!!!!!! Uma simualação e o belga, pelo chão ...UM ESPANTO DE EXECUÇÃO!!!!>

De que golo esta\'s a falar? Nao me lembro do Rui Filipe ter marcado na Luz.
------------

Do golo fenomenal queo RFilipe,marcou na LUZ, salvo erro,para a Supertaça, em que com uma simulação, deixou o BELGA(Grande guarda/redes) pelo chão e fez o golo. GRANDE EXECUÇÃO!!!!
 
T

Trivialidades

Guest
Na altura fiquei muito chocado com esta morte. Era novo e o Rui Filipe naquele inicio de época tinha sido o melhor jogador da equipa. Não tinha só marcado o golo do FC Porto na Luz, como na 1ª jornada do campeonato desse ano ele inaugurou o marcador nas Antas na vitória 2-0 sobre o Sp, Braga. E em ambos os jogos foi o melhor em campo. Chocante a equipa ter jogado nesse dia em Aveiro. Já agora nesse dia o Porto ganhou por 2-0 golos do Rui Barros e do Emerson.

Um aparte, o golo que o Domingos marcou contra o Beira-Mar na época 1990/1991 e que a Bola contabilizou como tendo sido auto-golo foi nas Antas, não em Aveiro.

Saudações
 
N

nuno andrade

Guest
Apesar de ser jovem,lembro me perfeitamente desses 2 magnificos golos k esse excelente profissional de nome RUI FILIPE apontou ao serviço do nosso FCP. Pra homenagear dei o nome ao meu afilhado k nasceu uns anos mais tarde,grande futuro tinha esse jogador. Saudaçoes
 

Ferjo

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
5,061
39
Perth Australia
> COTADRAGÃO Comentou:

> Grande menino. Grande jogador. Gente BOA,que eu conheci , muito bem.

E aquele GOLO, na LUZ, para a Supertaça, ao famoso guarda/redes Belga ???!!!!!! Uma simualação e o belga, pelo chão ...UM ESPANTO DE EXECUÇÃO!!!!

Ahnnn, ja\' sei, este foi o tal jogo que fiz por tentar esquecer pois foi tao mazinho, tao mauzinho, que o apaguei completamente da minha memoria, alguem tem o Video do golo?

Quem tiver que mande para o meu email! ;-)
 

admin

Tribuna Presidencial
14 Julho 2006
38,239
13
Cascais, 1966
Ferjo,
em breve sou capaz de ter uma novidade bombástica relativamente ao género de pedido que estás a fazer. Aguardem mais um bocado ;-)
 

guardabel

Bancada central
Estive naquele SLB-FCP, do 3-2 a nosso favor, em que Rui Filipe sofreu a falta para penalti (penso que falta do Rui Bento). Foi a primeira vez que fui à Luz e lembro-me de que o nosso louro do meio-campo encheu o campo. Para mim, e já o disse mais do que uma vez, ele seria o futuro patrão do meio-campo do nosso clube e rivalizaria com o Rui Costa na selecção.

Já agora, nesse jogo, as claques do FCP ficaram no \"terceiro anel\".
 
A

Azul 77

Guest
O Filipe deixou um legado no Dragão. Sempre que vejo o Meireles em campo, faz-me lembrar o Filipe.
 

surpresa07

Tribuna
25 Julho 2007
2,730
48
Recordo-me desse trágico Domingo. Acordaram-me com essa \"desgraçada\" notícia. Chorei como um desalmado...
E lá fui a Aveiro.
A história do Coroado está registada no livro do Pinto da Costa. Aqui se vê o triste e infeliz que esse ressaviado anti-PC é...