Clube dos calimeros

Ruben1893

"Prometo dar a vida pelo Futebol Clube do Porto"
24 Julho 2019
89,872
193,125
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Porque é que não se diz que têm 20 Ligas e 4 campeonatos de Portugal?
 

ManuSantiFCP

A Vencer Desde 1893 🔵⚪
8 Fevereiro 2023
5,353
8,287
Porque é que não se diz que têm 20 Ligas e 4 campeonatos de Portugal?
Porque apesar dos nomes serem diferentes ambas as provas têm o mesmo significado (o Campeão das mesmas é o Campeão de Portugal ou Campeão Nacional, como se queira chamar).

Já as 4 edições da Liga Experimental é que devem ser contabilizadas à parte pois essa prova além de ter sido a 2° mais importante da época nunca consagrou o Campeão Nacional.

Neste momento devia ser assim contabilizado (3 grandes apenas):

Benfica: 38x Campeão Nacional e 3 Ligas Experimentais

FC Porto: 33x Campeão Nacional e 1 Liga Experimental

Sporting: 24x Campeão Nacional
 
  • Love
Reações: Dragão do Algarve

Um Portista

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2018
12,475
14,104
Conquistas
7
  • Dale Dover
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Reinaldo Teles
  • Haha
Reações: Edgar Siska

Marmita

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
27,122
8,152
Conquistas
5
46
Angra Heroismo
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Lucho González
  • André Villas-Boas

Nürburgring

Bancada central
4 Novembro 2022
1,249
2,482
Não dei a entender nada, apenas exemplifiquei.

Portanto, tu achas que o Porto nunca foi campeão do mundo e achas que a FIFA está mal. É isso certo?

https://inside.fifa.com/about-fifa/...ational-elements-of-the-fifa-world-cu-2917722

Excerto:
“Recognition of all European and South American teams that won the Intercontinental Cup – played between 1960 and 2004 – as club world champions.”
Para mim é campeão do mundo, é o único que me importa. Terás razão nesta questão da oficialização dos títulos da TI retroativamente (2017), facto que nem conhecia, mas que é interessante. Não deixa de ser via narrativa, porque a tentativa de validação de tanto a TI como o CMC e todas as suas edições com essa distinção, anos como 1999/2000 caem no ridículo. Tens um campeão do mundo em Novembro, e outro campeão do mundo 2 meses depois, em Janeiro, em que um dos finalistas 2 meses antes não participou.
Independentemente disto, continuo com a visão de serem competições completamente diferentes, consubstanciando isso com o facto de terem corrido paralelamente. Se uma engoliu a outra, não significa isso que deva ser considerada a mesma competição. O FC Porto tem uma TI, não um CMC, e foi campeão do mundo via TI. Não acho razoável que uma dê equivalência à outra porque não aconteceu um reformular da competição, mas sim a extinção de uma em favor de outra. Daí o palmarés da TI acabar onde acaba, e o do CMC começar onde começa. É a minha visão do assunto.
 

Nürburgring

Bancada central
4 Novembro 2022
1,249
2,482
Basta sair o Sueco....o Sporting com o paulinho nunca na vida ganhava o campeonato

É um gajo que ganha campeonaos praticamente sozinho....Provavelmente dps do Hulk é o avançado que mais diferenças fez no campeonato (com as devidas diferenças)
Não acho que existam grandes bases concretas para intuir que isto seja uma realidade. Não há nenhum indicador objetivo aponte nesse sentido, pelo menos.

Percentualmente, influência direta na produção ofensiva da equipa nos minutos em que esteve em campo (excluíndo grandes penalidades não ganhas pelo próprio jogador), no campeonato, desde 2020. À direita, influência direta na produção ofensiva da equipa em todo o campeonato:

Darwin 21/22
27 contribuições (50% ; 36%) 2000min

Pote 20/21
26 contribuições (46% ; 40%) 2700min

Taremi 20/21
29 contribuições (54% ; 40%) 2200min

Taremi 21/22
31 contribuições (44% ; 37%) 2400min

Gyokeres 23/24 (até ao momento)
33 contribuições (38% ; 37%) 2700min

Sobram as intangibilidades do peso indireto relativo dos atletas na concretização de oportunidades por parte das equipas, nos espaços que criam, bolas que recuperam, soluções de apoio de qualidade que oferecem, etc, que resultam indiretamente em golos. No caso de Gyokeres, a forma como capitaliza na gravidade que muitas vezes exerce nas marcações nunca foi especialmente notável no decorrer da temporada. Há o golo do Pote frente ao Estoril e pouco mais, que me recorde, que possa atribuir como uma influência indireta clara nos golos do sporting no campeonato esta temporada pela manipulação das defensivas contrárias através de movimentos de atração. As que resultaram em golo foram mesmo as que acabaram por ter influência direta do próprio Gyokeres, o que seria de esperar, primeiro pela quantidade de bolas que tinha ele como alvo único e pela capacidade do próprio em criar vantagem na força e velocidade.

Parece que ando aqui constantemente a desvalorizar o homem, mas tenho-o em grande conta, atenção. É um decisor claro, e dentro de campo, de longe o maior fator para a vitória no campeonato. Só que sem a separação de outras grandes temporadas de avançados no nosso campeonato nos últimos (apenas) 4 anos. E a meu ver, o contexto fez tanto dele como ele do contexto, mas essa teima certamente será tirada num futuro próximo.
 

Ultra1992

Tribuna Presidencial
23 Maio 2016
10,488
8,573
Porto
Só agora vi o discurso do amoriola. Patético a tentar sacudir agua do capote com a história do bicampeonato depois de a viagem ter dado merda. Este gajo deve achar que o mijo e o leite dura sempre que os adversários vão ter más épocas consecutivamente. Perdes o gyokeres e o hulmand e vais andar a lutar pelo 3.lugar.
 
  • Like
Reações: Azul Escuro

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
19,745
12,308
Para mim é campeão do mundo, é o único que me importa. Terás razão nesta questão da oficialização dos títulos da TI retroativamente (2017), facto que nem conhecia, mas que é interessante. Não deixa de ser via narrativa, porque a tentativa de validação de tanto a TI como o CMC e todas as suas edições com essa distinção, anos como 1999/2000 caem no ridículo. Tens um campeão do mundo em Novembro, e outro campeão do mundo 2 meses depois, em Janeiro, em que um dos finalistas 2 meses antes não participou.
Independentemente disto, continuo com a visão de serem competições completamente diferentes, consubstanciando isso com o facto de terem corrido paralelamente. Se uma engoliu a outra, não significa isso que deva ser considerada a mesma competição. O FC Porto tem uma TI, não um CMC, e foi campeão do mundo via TI. Não acho razoável que uma dê equivalência à outra porque não aconteceu um reformular da competição, mas sim a extinção de uma em favor de outra. Daí o palmarés da TI acabar onde acaba, e o do CMC começar onde começa. É a minha visão do assunto.
O Porto não tem nenhum CMC e tem 2 TI e é 2x campeão do mundo.

O Porto tem 1 LC e 1 TCE e é 2x campeão europeu.

O Porto tem 29 campeonatos da primeira liga / primeira divisão e 4 campeonatos de portugal e é 33x campeão nacional / de Portugal

Easy.

E atenção que o proprio formato do CP não é o mesmo da taça de Portugal. Portanto é outro argumento q faz pouco sentido.

Quando só havia CP, os vencedores eram o q? Vencedores da Taça?
Tentam vender essa mas o unico sentido que tem é porque "um" não quer e manda nisto tudo.